quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Veja como foi a 20ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação

"Topologia geométrica para inquietos" foi o tema da palestra ministrada pelo professor Ton Marar no evento

A comemoração dos 20 anos do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM)  foi marcada por 13 palestras, dois minicursos, um Seminário de Coisas Legais e uma oficina de jogos de tabuleiro e de origami. As atividades aconteceram de 21 a 25 de agosto e mobilizaram os estudantes dos cursos  da área de matemática oferecidos pelo ICMC.

No final do evento, os estudantes que realizaram as melhores apresentações orais ganharam a medalha Garfields, uma alusão à medalha Fields, concedida a jovens matemáticos expoentes. Os que se destacaram nas apresentações de pôsteres também foram premiados. Além disso, houve o reconhecimento aos alunos que obtiveram o melhor desempenho acadêmico nos cursos de Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática e Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica. Confira, abaixo, quem foram os estudantes que receberam esses prêmios.

Veja o álbum de fotos no Flickr e no Facebook!


Melhores apresentações orais no SiM 2017 - Medalha Garfields
Medalha Garfields ouro: Luciano Renato Rocha
Medalha Garfields prata: Luís Doin
Medalha Garfields bronze: Isaac Souza Silva

Melhores apresentação de pôsteres no SiM 2017
Primeiro lugar: Diany Akiki Nakamura
Segundo lugar: Victor Passarelli Destefane
Menção honrosa: Diego Bortolotti Secco

Lista dos alunos com melhor desempenho acadêmico

Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica
Natalie Alholinna Meusling Menato
Felipe Elias Osti
Gustavo Alexandre Sousa Miziara
Allan Vinicius da Silva

Bacharelado em Matemática 
Felipe Espreafico Guelerman Ramos
Edmundo Bernardo de Castro Martins
Lucas Mioranci
José Carlos Fontanesi Kling
Pedro Henrique Carvalho Silva
Menção honrosa: Eduardo Rocha Walchek; Vinícius Novelli da Silva; Maira Duran Baldissera; Ana Lucilia Chaves de Toledo; Leandro Goulart Pereira; Felipe Cesar Freitas Monteiro; Luciano Renato Neves Rocha.

Licenciatura em Matemática
2016 Manoel Lamin Neto
2015 Sofia Coelho Rodrigues
2014 Fernanda Martins da Silva
Menção honrosa: Ana Lucilia Chaves de Toledo; Angelina Carrijo de Oliveira.

Núcleo Geral - Matemática (2017)
Fernanda Martins Simão
Isadora Vieira Coelho da Silva
Aires Eduardo M. Barbieri 
Lucas Henrique Destro de Toledo

quarta-feira, 30 de agosto de 2017

Confira como foi a 20ª Semana de Computação do ICMC


A semana de 11 a 18 de agosto foi agitada para os estudantes dos cursos de computação oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, que participaram da 20ª Semana de Computação (Semcomp).

Promovida anualmente por alunos do ICMC em parceria com os grupos PET Computação e Fellowship of the Game (FoG), a Semcomp contou com uma programação bastante diversificada: 12 palestras, 22 minicursos, oito atividades culturais, uma Game Jam, uma Gamenight, uma feira de recrutamento e diversos desafios. 

O encerramento do evento foi marcado pelo reconhecimento aos estudantes que conquistaram o melhor desempenho acadêmico nos cursos de Ciências de Computação, Sistemas de Informação e Engenharia de Computação, obtendo as maiores médias. Confira, a seguir, quem foram os alunos premiados.

Veja o álbum da Semcomp no Flickr e no Facebook!


Lista dos alunos com melhor desempenho acadêmico

Bacharelado em Ciências de Computação:
1. Cezar Guimaraes Filho,
2. Elisa Trujillo
3. Matheus Saldanha

Bacharelado em Sistemas de Informação:
1. Rafael dos Santos Pereira
2. Thomás Michelena Santos
3. Gustavo de Moura Souza

Engenharia de Computação:
1. Giuliano Barbosa Prado
2. Moisés Botarro Ferraz Silva
3. Henrique da Silveira

Evento internacional de celebração do software livre acontece em São Carlos

Interessados podem se inscrever para participar de minicursos e também ministrar palestras


Um dia internacional dedicado para a cultura do software livre. Este ano, o Software Freedom Day (Dia da liberdade de software) será realizado na USP, em São Carlos, dia 16 de setembro, sábado. A iniciativa existe desde 2004 e conta com diversas atividades ao redor do planeta. Em 2016, por exemplo, foram realizados 128 eventos diferentes. 

O objetivo do Software Freedom Day é reunir a comunidade para educar o público sobre software livre, divulgando e incentivando seu uso. A edição de São Carlos contará com dois minicursos, um de Linux e outro de Arduino, quatro palestras e um festival de instalação do sistema operacional livre Linux. A organização dá oportunidade para interessados falarem no evento, bastando se inscrever pelo link icmc.usp.br/e/c3ba1 até o dia 2 de setembro. Serão aceitas palestras sobre os temas liberdade de software, hardware e cultura livre, em especial com enfoque no impacto da liberdade no dia a dia do uso de computadores e tecnologia. Já as inscrições para os minicursos ficarão abertas até o dia 16 ou enquanto houver vagas. São 25 vagas disponíveis para o minicurso de Linux e 30 para o de Arduino.

Em São Carlos, o Software Freedom Day é realizado pelos grupos SancaLUG e grupy-sanca, com o apoio do Centro de Competência em Software Livre, sediado no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC), do Instituto de Física de São Carlos (IFSC) e do Grupo TOPUS da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). As atividades acontecerão das 8h30 às 19 horas. Os minicursos serão realizados nos Laboratórios de Ensino de Física (LEF) e as palestras no Anfiteatro Azul, todos localizados no IFSC.

Mais informações
Site do evento: icmc.usp.br/e/6554b
Inscrições para palestras: icmc.usp.br/e/c3ba1
E-mail: rberaldo@cabaladada.org

Inscreva-se no processo seletivo da ICMC Júnior

Ao participar da iniciativa, estudantes podem ter contato com um ambiente empresarial durante a graduação e aprimorar habilidades relacionadas à liderança e ao trabalho em equipe

Inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira, 6 de setembro

Estão abertas, até o dia 6 de setembro, as inscrições para os alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) que desejarem fazer parte da ICMC Júnior, empresa que atua no mercado de tecnologia da informação e web há 25 anos. O candidato pode estar cursando qualquer ano da graduação e não é necessário que tenha conhecimento prévio. As inscrições são gratuitas, não há limite de vagas e devem ser realizadas neste link: icmc.usp.br/e/e41e6

“Os principais aprendizados que um aluno tem ao participar da ICMC Júnior é o contato com um ambiente empresarial mesmo durante a graduação. Esse contato difere-se muito do que é proporcionado em um estágio, por exemplo, pois a gestão de uma empresa júnior é realizada totalmente pelos graduandos”, revela a Mariana Menezes, diretora presidente da ICMC Júnior. Ela explica que, em empresas juniores, é possível aprender a negociar, trabalhar em equipe, liderar, lidar com clientes e adquirir noções de planejamento estratégico. “Além do mais, um forte envolvimento com uma empresa júnior é muito bem visto no mercado de trabalho, de forma que alguns processos seletivos são exclusivos para empresários juniores”, acrescenta Mariana.

O processo seletivo será constituído de três etapas. Na primeira fase, é solicitado o envio de um vídeo de até três minutos de duração em que o candidato deverá fazer sua apresentação pessoal, relatar suas motivações, contar a experiência que já possui, descrever os motivos pelos quais deve ser contratado e falar de suas expectativas em relação à ICMC Júnior.

Os aprovados nessa primeira etapa serão convidados para a segunda fase de seleção, que consistirá na resolução de um case ou projeto relacionado à área de interesse pela qual o candidato optou no momento da inscrição. Finalmente, os candidatos selecionados na segunda etapa serão convocados para a última fase, que será uma entrevista. Para obter informações detalhadas sobre o processo, basta acessar o manual do candidato: icmc.usp.br/e/a36a8.

Quem se tornar um novo membro da ICMC Júnior receberá orientações sobre a empresa e suas diretorias por meio de treinamentos, eventos e reuniões. “Ao entrar na ICMC Júnior, os estudantes também passam a fazer parte do Movimento Empresa Júnior, que tem o propósito que construir um Brasil Empreendedor”, finaliza Mariana.


Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Formulário de inscrições: icmc.usp.br/e/e41e6
Manual do candidato: icmc.usp.br/e/a36a8
Telefone: (16) 3373-9704
E-mail: wendel.kawahira@icmcjunior.com.br

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Inscrições abertas para a primeira Semana da Engenharia de Computação da USP São Carlos

Primeira edição do evento acontece de 18 a 22 de setembro

Estão abertas as inscrições para a primeira Semana da Engenharia de Computação (SEnC) da USP, em São Carlos. O evento, que tem como objetivo complementar a formação profissional e acadêmica dos participantes, será realizado de 18 a 22 de setembro, e contará com uma programação bastante diversificada: palestras, minicursos, viagem técnica, atividades culturais e feira de recrutamento e de exposição de projetos.

Qualquer pessoa interessada em saber mais sobre a área de engenharia de computação pode participar do evento. Para se inscrever, basta acessar, até 14 de setembro, este link: icmc.usp.br/e/26617. A entrada nas palestras, nas atividades culturais e na feira é gratuita. Já aqueles que desejarem participar das demais atrações devem pagar a taxa de inscrição, que varia de R$ 25 (kit congressista) a R$ 65, pacote que inclui vaga para a viagem técnica e acesso aos coffee breaks e a todos os minicursos. No total, haverá dez minicursos em que os participantes poderão se inscrever a partir de 11 de setembro. 

O pagamento da taxa pode ser realizado pessoalmente no corredor do bloco didático da área II do campus da USP, em São Carlos, das 9h50 às 10h10, das 12 às 14h20 e das 16 às 16h20. São aceitos pagamentos em dinheiro, cartão e transferência bancária. Quem desejar efetuar o pagamento via boleto eletrônico deve entrar em contato com a coordenação do evento via e-mail (contato.senc@gmail.com). Para conferir a programação completa, acesse este link: icmc.usp.br/e/d8808.

Identidade em construção – Oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) e pela Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) desde 2003, o curso de Engenharia de Computação conta hoje com 291 alunos e mescla em sua grade curricular disciplinas da área de computação e de engenharia elétrica.

Um desses alunos é Tiago Daneluzzi, coordenador da primeira SEnC. Ele conta que a ideia de criar o evento surgiu porque, todos os anos, os estudantes enfrentavam um problema: se optavam por participar da semana dos cursos de computação, sentiam falta de conteúdos da área de engenharia elétrica; por outro lado, ao participarem da semana da engenharia elétrica, sentiam falta de conteúdos da área de computação.

Desde setembro do ano passado, uma comissão formada por 18 alunos vêm trabalhando no planejamento e na organização do evento, buscando apoiadores e patrocinadores. Dois professores tornaram-se tutores da iniciativa: Eduardo Marques, do ICMC, e Carlos Maciel, da EESC. “Com o apoio de professores, dos coordenadores e de alunos do próprio curso, a SEnC foi criada com o objetivo principal de discutir a identidade do engenheiro de computação, buscando levar esse profissional a ser mais reconhecido pelo mercado de trabalho e pela própria sociedade”, revela Tiago. 
A iniciativa começará no dia 18 de setembro, segunda-feira, a partir das 7h30, quando ocorrerá o credenciamento e um café da manhã, seguido pela palestra “A identidade do engenheiro de computação”, que será ministrada pela professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, no auditório Jorge Caron, da EESC. Na terça e na quarta-feira, acontecerão mais palestras e nove minicursos (confira a lista a seguir). Na quinta-feira, será realizada a Feira da Engenharia de Computação, que contará com estandes de empresas e apresentações de grupos extracurriculares e de projetos de pesquisadores e alunos. Por fim, as viagens técnicas acontecerão na sexta-feira no período da manhã. Haverá também atividades culturais à noite.

Comissão formada por alunos está trabalhando no planejamento
do evento desde setembro do ano passado
Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Página da SEnC no Facebook: www.facebook.com/semanaengenhariacomputacao
E-mail: contato.senc@gmail.com

Confira os 10 minicursos da Semana da Engenharia de Computação
  • Aplicações modernas web: básico até a produção (12 horas)
  • Técnicas de ataques contra medidas de segurança da informação (8 horas)
  • Introdução ao projeto de PCV (8 horas)
  • Sistemas embarcados (8 horas)
  • Staturp do 0 ao infinito (4 horas)
  • Gerenciamento ágil de software e prototipagem rápida em papel (4 horas)
  • Hands on de internet das coisas em Azure IoT com Python (4 horas)
  • Descobrindo o Arduino - uma introdução ao Atmega (4 horas)
  • Produtividade (4 horas)
  • Excel (4 horas)

Inscrições abertas para curso de introdução ao desenvolvimento Android no ICMC

Aulas acontecerão de 12 setembro a 24 de outubro, às terças-feiras, das 16 às 18h35; há 30 vagas disponíveis



Interessados em aprender sobre desenvolvimento de aplicativos na plataforma Android podem se inscrever gratuitamente no curso que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Há 30 vagas disponíveis e as inscrições devem ser feitas até 8 de setembro ou enquanto houver vagas.

Voltado a alunos de graduação e pós-graduação, o curso é aberto a todos os interessados e tem como objetivo apresentar a teoria e a prática do desenvolvimento para a plataforma Android, visando complementar a formação de estudantes de computação. Para se inscrever, basta acessar o sistema Apolo, por meio deste link: icmc.usp.br/e/3d2f9.

As aulas  acontecerão de 12 setembro a 24 de outubro, às terças-feiras, das 16 às 18h35, e serão ministradas pelo pós-doutorando Caio César Viel e pelo doutorando Olibário José Machado, sob coordenação da professora Maria da Graça Pimentel, todos do ICMC. Clique e confira a programação completa do curso: icmc.usp.br/e/ee9ae.

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Curso de introdução ao desenvolvimento Android
Inscrições: icmc.usp.br/e/3d2f9
Quando: de 12 de setembro a 24 de outubro, às terças-feiras, das 16 às 18h35
Local: Laboratório 6-303 do ICMC, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos.
Mais informações: (16) 3373.9146 ou ccex@icmc.usp.br

quinta-feira, 24 de agosto de 2017

Cursos da USP: Estatística é considerada a profissão do futuro

Graduação é oferecida em São Paulo e São Carlos. Área possui diversas aplicações, mas carece de profissionais

O estatístico Julio Trecenti, doutorando do Instituto de Matemática e Estatística da USP
(crédito: Marcos Santos/USP Imagens)

A melhor carreira de 2017 nos Estados Unidos, segundo o site CareerCast, é também a segunda mais rentável no Brasil, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Apesar de pouco conhecida, a estatística — ciência que coleta, analisa e sumariza dados — é reconhecida como a profissão do futuro na era do Big Data.

“A demanda pela carreira é causada pela enorme quantidade de dados produzidos diariamente, contrastando com a falta de profissionais formados para lidar com eles”, explica Adilson Simonis, professor do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo, a primeira unidade a oferecer a graduação em Estatística na Universidade.

Acompanhando a tendência do mercado, foi criada, em 2009, a segunda graduação em Estatística da USP, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), em São Carlos.

 “Vivemos num mundo de dados”, reflete Jorge Luiz Bazán Guzmán, professor do ICMC. “Previsões e análises podem ser aplicadas às mais diversas áreas, como o direito, o esporte ou a medicina. Por isso, nossos alunos não encontram dificuldades em se encaixar no mercado, ajudando a consolidar novos campos e aplicações da estatística.”

Julio Trecenti é um desses estudantes que se adaptaram ao mercado desde muito cedo. Em 2012, enquanto produzia seu trabalho de conclusão de curso no IME, o estatístico participou da constituição da Associação Brasileira de Jurimetria (ABJ). Iniciou os trabalhos na organização já como diretor técnico, posição que ocupa até hoje. Atualmente, também é doutorando no IME e vice-presidente do Conselho Regional de Estatística.

O curso - A base da graduação em Estatística está fundamentada na matemática e na computação. Por isso, o estudante deve ter afinidade com a área de exatas. “Além disso, deve ser uma pessoa curiosa, que saiba fazer essa conversa entre a matemática e a aplicação”, acrescenta Guzmán.

“Outra característica fundamental é gostar de áreas que envolvam ações públicas e sociais. Um estatístico trabalha com dados que tenham um significado humano e os transforma em informação compreensível para todos”, destaca o professor do ICMC.

Para ajudar os estudantes de Estatística a desenvolver essa habilidade, a grade curricular do IME inclui uma disciplina de Língua Portuguesa, oferecida pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP, localizada ao lado do instituto.


Nesse ponto, as grades curriculares têm suas particularidades. Em São Carlos, a grade oferece maior contato com a computação, por exemplo, porque no campus só há institutos de exatas.

Além dessa diferença, o curso do IME, em São Paulo, é diurno — tem aulas distribuídas de manhã e à tarde, mas não chega a ser em período integral — e dura quatro anos. Já a graduação do ICMC, em São Carlos, é noturna e dura quatro anos e meio.

O ICMC também conta com uma parceria com o curso de Estatística da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), próximo ao campus. Ambas as instituições coordenam um programa de pós-graduação integrado e os alunos da graduação podem ter acesso aos professores das duas universidades.

Adilson Simonis é professor de estatística do IME
(crédito: Cecília Bastos/USP Imagens)

Vida universitária e mercado de trabalho - Além dos aspectos acadêmicos, entidades estudantis também são um diferencial na experiência universitária. “Enquanto estava na graduação, participei do centro acadêmico, da empresa júnior e da atlética”, conta Julio Trecenti. “Essas entidades, em especial o centro acadêmico, foram muito importantes para a minha formação política e ajudaram a desenvolver a empatia necessária para um estatístico.”

Um dos principais projetos no qual Trecenti esteve envolvido na época da Universidade foi a descoberta de procedimentos burocráticos que adiam a chegada de crianças em orfanatos. A demora prejudica as chances de serem adotadas porque, ao término do processo, estão mais velhas do que a média de crianças mais procuradas para adoção.

O trabalho foi feito pela ABJ, que propôs algumas soluções para o problema. A jurimetria utiliza modelos estatísticos e probabilísticos para compreender processos jurídicos. Hoje, a proposta da ABJ está sendo discutida na Câmara dos Deputados.

“O estatístico está sendo valorizado pelas soluções que ele propõe”, pontua o professor Simonis. Ele acrescenta que a demanda por estatísticos aumentou após a criação da Lei de Acesso à Informação (LAI). “Agora, temos disponível um enorme volume de dados públicos que precisam ser organizados e interpretados para que se transformem em informação útil e compreensível para a população”, afirma.

Para Julio Trecenti, a estatística é um método científico e seguro para solucionar problemas da sociedade. “Você pode usá-la para a obtenção de qualquer conhecimento. Por isso, ela é tão importante para o futuro.”

Texto: Larissa Lopes  - Jornal da USP

Quer saber mais sobre o curso?
A USP oferece duas graduações em Estatística, uma no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, no campus Cidade Universitária, em São Paulo, e outra no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Confira: IME | ICMC

Formas de ingresso - Graduação em Estatística
Períodos: Diurno (IME) e Noturno (ICMC)
Vagas IME: 40 (34 pela Fuvest e seis pelo Sisu)
Vagas ICMC: 40 (32 pela Fuvest e oito pelo Sisu)
Vestibular organizado pela Fuvest: inscrição de 21 de agosto a 11 de setembro, neste site
Sisu: as inscrições para seleção de 2018 ainda não foram abertas, mas acompanhe pelo site do MEC

Oportunidade: USP oferece curso gratuito de informática básica para idosos

Aulas começam dia 12 de setembro e acontecem às terças-feiras, das 16 às 18 horas


Inscrições podem ser realizadas até 1º de setembro ou enquanto houver vagas

Quem tem mais de 60 anos e quer aprender a utilizar o computador pode se inscrever em um curso que será oferecido gratuitamente no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso, que vai mostrar as partes que compõem um computador e até ensinar a navegar na internet, começa no dia 12 de setembro e vai até 31 de outubro, com aulas às terças-feiras, das 16 às 18 horas.

A iniciativa tem como objetivo fornecer às pessoas da terceira idade conhecimentos básicos de informática, para que elas tenham independência no acesso à informação, entretenimento, cultura e lazer por meio do uso de computadores e da internet. Para isso, os alunos vão aprender a editar documentos, abrir e salvar arquivos, utilizar DVDs, CDs, pendrives, criar e-mails, navegar na internet, fazer compras online e evitar vírus e programas maliciosos.

Há 20 vagas disponíveis e, para se inscrever, é preciso comparecer no Serviço de Apoio Acadêmico, que fica na sala 3-001 do ICMC, na área I do campus da USP. As inscrições ficam abertas até 1º de setembro ou enquanto houver vagas. Como há uma grande demanda pelo curso, antes de ir fazer a inscrição pessoalmente, recomenda-se que os interessados se informem sobre a existência de vagas por meio do telefone (16) 3373.9146.

Coordenado pelos professores Marcelo Manzato e Ellen Barbosa, o curso é uma iniciativa conjunta do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do ICMC, do Núcleo de Apoio à Pesquisa em Software Livre (NAPSoL) e do Centro de Competência de Software Livre (CCSL). Essa é a sexta edição do projeto, que foi especialmente desenvolvido para propiciar aos idosos um atendimento personalizado. Alunos do ICMC vão ajudar a ministrar as aulas, atuando como monitores. A seguir, confira o conteúdo do curso.

Conteúdo do curso
1. Conhecendo o computador
  • Hardware e software.
  • CPU, mouse, teclado, vídeo.
  • Windows: como abrir e salvas documentos; como usar os periféricos (CD, DVD, pendrive, HD Externo).
2. Acessórios
  • Bloco de notas.
  • Calculadora.
3. Internet
  • E-mail: criação e uso.
  • Uso consciente da internet: navegação; comércio eletrônico; vírus e programas maliciosos.
Informática básica para a terceira idade
Inscrições: pessoalmente no Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC (sala 3-001)
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, área I do campus da USP, no centro de São Carlos
Quando: 1º de setembro ou enquanto houver vagas
Horário de atendimento: das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas
Telefone: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br

terça-feira, 22 de agosto de 2017

Computação, matemática e estatística: conheça os cursos do ICMC e se inscreva na Fuvest

Estudantes têm até dia 11 de setembro para fazer a inscrição; entre as novidades está o aumento de vagas no curso de Sistemas de Informação, oferecido pela USP em São Carlos

O ICMC oferece 354 vagas em seus oito cursos de graduação

Quem deseja estudar no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP já pode se inscrever em uma das portas de entrada para seus cursos de graduação: o vestibular 2018 da Fuvest. As inscrições ficam abertas até 11 de setembro e devem ser feitas exclusivamente pelo site da instituição, a taxa é de R$ 170.

O ICMC oferece, ao todo, 345 vagas, divididas em oito cursos de graduação: Ciências de Computação; Engenharia de Computação; Sistemas de Informação; Matemática Aplicada e Computação Científica; Estatística; Licenciatura em Ciências Exatas; e Matemática (Bacharelado e Licenciatura). Estudantes que ainda têm dúvidas sobre as diferenças entre esses cursos podem consultar o guia Faça parte do futuro.

Uma das novidades para 2018 é que o curso de Sistemas de Informação teve sua oferta aumentada de 40 para 50 vagas. Outra mudança é que todos os cursos do ICMC vão possibilitar o ingresso pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Até o ano passado, só era possível entrar em Engenharia de Computação pela Fuvest (saiba mais).

Das 11.147 vagas oferecidas pela USP para 2018, 2.745 são destinadas para o ingresso via SiSU. Do total, também existe a reserva de 37% para alunos provenientes de escolas públicas e autodeclarados pretos, pardos e indígenas. Essa é a primeira vez que a USP adota uma política institucional de cotas sociais e raciais, as quais irão aumentar gradualmente todos os anos até 2021, quando 50% de todas as vagas serão destinadas a essa parcela da população.

A Fuvest oferece, ainda, diversos tipos de bônus na nota do vestibular para candidatos que cursam ou já concluíram o ensino médio em escolas públicas (saiba mais). Vale lembrar que a USP é uma universidade gratuita e até quem não tem recursos financeiros para estudar pode ter acesso a diversas formas de auxílio para se manter durante a graduação. É possível, por exemplo, adquirir uma vaga na moradia estudantil ou auxílio moradia, apoio transporte, apoio alimentação ou apoio livros. Essas oportunidades estão detalhadas no vídeo Você sabe quanto custa estudar na USP?, criado pelo ICMC.

Feira de profissões da USP - Para os estudantes que ainda estão em dúvida sobre a carreira que desejam seguir, a USP organiza, a partir desta quinta-feira, 24 de agosto, a 11ª Feira USP e as Profissões. Realizada na cidade de São Paulo, no Parque Cientec (rua Miguel Stéfano, 4200, na Água Funda), a iniciativa é uma oportunidade para os futuros vestibulandos conhecerem todas os cursos oferecidos pela universidade, tirarem dúvidas sobre a carreira e o mercado de trabalho. Veja mais informações no site da feira, que acontecerá até 26 de agosto.

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site: www.fuvest.com.br (inscrições até 11/09)
Cursos do ICMC: icmc.usp.br/graduacao

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Oportunidade: USP oferece curso gratuito de Libras para ensino de matemática

Para participar, interessados devem ter conhecimento básico sobre a Língua Brasileira de Sinais

Curso acontecerá nas noites de segunda-feira, de 28 de agosto até 4 de dezembro

Se você deseja aprimorar seu conhecimento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para o ensino de matemática pode se inscrever em um curso gratuito que será oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Com início no dia 28 de agosto, o curso tem como público-alvo estudantes de matemática ou de áreas relacionadas que já tenham conhecimento básico em Libras.

O objetivo é fornecer noções sobre essa Língua no ambiente da sala de aula de matemática para que os alunos e professores possam oferecer aos surdos um ensino de qualidade, além de promover melhorias na comunicação, tornando-a mais receptiva. Além disso, o curso oferece oportunidades para a construção de estratégias adequadas para o ensino de matemática e acesso a um vocabulário específico para comunicar conceitos relacionados à área.

As aulas acontecerão de 28 de agosto a 4 de dezembro e serão realizadas às segundas-feiras, das 21 às 23 horas, na sala 3-009, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos. Para se inscrever, é preciso preencher o formulário online disponível neste link do Sistema Apolo: icmc.usp.br/e/cb191

Em seguida, o interessado deve enviar e-mail, até 23 de agosto, para a ministrante do curso, a professora Adriana Bellotti (dribellotti@gmail.com), do ICMC, anexando um dos seguintes documentos: comprovante de curso introdutório em libras ou comprovante da conclusão da disciplina de Libras para alunos da USP (apresentar histórico do Júpiter). Caso o interessado não tenha como comprovar formalmente o conhecimento em libras, é preciso agendar, por e-mail, uma entrevista com a ministrante para o dia 24 de agosto. Os aprovados serão informados por e-mail no dia 25.

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Formulário de inscrição no Apolo: icmc.usp.br/e/cb191
Programa do curso: icmc.usp.br/e/06800
Comissão de Cultura e Extensão: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br

sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Participe do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP

Podem se inscrever no evento alunos que desenvolveram projetos de iniciação científica ou tecnológica em qualquer instituição de ensino; primeira etapa do evento no ICMC acontecerá dia 20 de setembro

Etapa internacional do evento acontecerá dias 24 e 25 de outubro em São Paulo

Se você é estudante de graduação e desenvolveu um projeto de iniciação científica ou tecnológica pode apresentar seu trabalho no 25º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). O evento é aberto à participação de alunos de instituições de ensino brasileiras e internacionais.

Para inscrever seu projeto, basta acessar o site do evento até a próxima segunda-feira, 14 de agosto. Quem nunca participou do Simpósio pode acessar o manual do sistema de inscrições e ver, passo a passo, como cadastrar seu trabalho: icmc.usp.br/e/78ef0. Confira também as normas do SIICUSP: icmc.usp.br/e/cddcc.

A primeira etapa do Simpósio acontece em cada uma das unidades de ensino e pesquisa da USP, que estão espalhadas pelos diversos campi da Universidade. Quem estuda na USP deve apresentar seu trabalho na unidade em que seu orientador leciona, já os graduandos de outras instituições devem selecionar o campus e a unidade relacionadas a seus trabalhos.

No caso do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) essa primeira etapa será realizada no dia 20 de setembro. Nesse dia, ocorrerá uma mostra de projetos no hall da Biblioteca Achille Bassi do Instituto, na área I do campus da USP, em São Carlos. Além da mostra, haverá duas palestras e até quem não apresentar trabalhos pode comparecer ao evento, que é aberto a todos os interessados e não demanda inscrições prévias. Durante a mostra, uma comissão formada por professores da USP selecionará os melhores projetos, que serão apresentados nos dias 24 e 25 de outubro na etapa internacional do Simpósio, em São Paulo.

Promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, o SIICUSP é um evento anual que tem como objetivo divulgar os resultados dos projetos de iniciação à pesquisa científica e tecnológica realizados por alunos de graduação da USP, bem como de outras instituições nacionais e internacionais. Visa também contribuir para o desenvolvimento de competências necessárias à pesquisa acadêmica, promovendo a oportunidade de interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, bem como fomentando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na Universidade. 


Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP


Mais informações
Inscrições: https://uspdigital.usp.br/siicusp/
Manual do sistema de inscrições: http://icmc.usp.br/e/78ef0
Página do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/549754515413669/
Comissão de Pesquisa do ICMC: (16) 3373.8876 ou pesquisa@icmc.usp.br

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Confira os projetos do ICMC selecionados no programa que oferece bolsas para estudantes

Alunos de graduação da USP que se inscreveram no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil têm até 15 de agosto para acessar o sistema JupiterWeb e escolher, no máximo, dois projetos em que gostariam de atuar

No ICMC, são oferecidas 98 bolsas nos 60 projetos aprovados

A USP disponibiliza este ano cinco mil bolsas, com duração de 12 meses, para os alunos de graduação que se inscreveram no Programa de Apoio à Permanência e Formação Estudantil (PAPFE). Voltado a estudantes com necessidades socioeconômicas, o objetivo do programa é engajar os alunos em atividades de ensino, pesquisa ou extensão, de modo a contribuir para a formação acadêmica e profissional dos bolsistas. Os estudantes receberão, a partir do dia 1º de setembro, uma bolsa com valor mensal de R$ 400. 

Para concorrer a essa bolsa, os alunos devem acessar o sistema JupiterWeb até a próxima terça-feira, 15 de agosto, e escolher, no máximo, dois projetos em que gostariam de atuar. Em toda a USP, foram aprovados 2,4 mil projetos. Desse total, 60 são coordenados por professores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Dependendo do projeto, há oportunidade para mais de um bolsista. No caso do ICMC, são oferecidas 98 bolsas.

No campus da USP, em São Carlos, 530 estudantes de graduação se inscreveram no PAPFE, que conta com recursos da ordem de R$ 24 milhões. Esses alunos podem escolher atuar em projetos de qualquer uma das unidades de ensino e pesquisa da Universidade. Vale lembrar que todos esses projetos foram selecionados no último edital do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Estudantes de Graduação (PUB) pela Pró-Reitoria de Graduação da USP.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Lista de projetos do ICMC selecionados: www.icmc.usp.br/e/7620d
Informações sobre os programas: www.icmc.usp.br/e/5f6dd
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Maratona Brasileira de Programação: faça parte dos times do ICMC

Alunos de graduação e de pós-graduação da USP em São Carlos podem se inscrever na prova seletiva do ICMC


Disputa pelo troféu da Maratona Brasileira de Programação está começando

Se você quer representar o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na próxima Maratona Brasileira de Programação deve se inscrever até 18 de agosto no processo seletivo que ocorrerá no Instituto. A seleção será realizada dia 20 de agosto, domingo, a partir das 14 horas, quando os estudantes serão desafiados a resolver, individualmente, vários problemas de programação durante, no máximo, cinco horas.

Os 18 melhores colocados estarão classificados para formar equipes compostas por três alunos que irão representar o ICMC na etapa regional da Maratona, que acontece no dia 9 de setembro. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP, em São Carlos, independentemente do curso em que estejam matriculados. Também é preciso ter iniciado os estudos universitários em 2013 ou posteriormente, levando-se em conta a entrada no primeiro curso de graduação, ou ter nascido a partir de 1994 (confira os critérios neste link). Além disso, o estudante deve se cadastrar no portal Codeforces e se inscrever na seletiva por meio deste formulário eletrônico: icmc.usp.br/e/a57b8. A seleção do dia 20 será realizada no laboratório 6-303 do ICMC.

Além de todo o aprendizado que a participação em uma maratona de programação propicia aos estudantes, outra vantagem de se tornar um competidor é que a maioria das grandes empresas da área de tecnologia, como Google e Facebook, por exemplo, aplicam em seus processos de seleção questões muito similares às que aparecem nas maratonas. Dessa forma, participar das disputas passa a ser também uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.

O melhor resultado já obtido pelo ICMC na competição foi alcançado em 2013, quando uma equipe do Instituto venceu a Maratona Brasileira de Programação, além de alcançar a 69º colocação na disputa mundial. A conquista é fruto de um trabalho que vem sendo realizado no Instituto desde 1996. Um dos marcos nessa trajetória foi a criação do Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) em 2007, o qual realiza, durante todo o ano, treinamentos em laboratório e reuniões semanais. 

Campeões em 2013 (da esquerda para a direita): Luis, Bianca, Bruno e o técnico Filipe

Texto e fotos: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação ICMC/USP


Mais informações
Site da Maratona de Programação: http://maratona.ime.usp.br/
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/a57b8
Grupo de Estudos da Maratona de Programação (GEMA) no Facebook: https://www.facebook.com/groups/gemaicmc/

Feira de Recrutamento no ICMC reúne oportunidades na área de computação

Evento permite interação entre universitários e empresas de tecnologia

No ano passado, a Feira de Recrutamento contou com a participação de 16 empresas

Proporcionar uma forma de contato direto entre quem está na universidade e quem está no mercado de trabalho. Esse é o objetivo da Feira de Recrutamento que será realizada na próxima quarta-feira, 16 de agosto, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Gratuita e aberta ao público, a feira apresentará várias oportunidades profissionais aos estudantes e faz parte da Semana de Computação do Instituto (Semcomp 20), um dos principais eventos de computação do Brasil.

Este ano, a feira vai contar com 17 empresas, que vêm para o ICMC em busca de novos talentos e, inclusive, organizam processos seletivos para vagas de estágio. Para os alunos, é uma maneira eficiente de ter acesso a essas oportunidades e conhecer de perto o que vão fazer depois de formados. Já as empresas podem apresentar quais são os perfis ideais dos profissionais de computação que elas procuram, o que também permite que a universidade se mantenha atualizada em relação às mudanças do mercado.

A Feira de Recrutamento não demanda inscrições prévias e será realizada no ICMC das 9 às 20 horas, no hall da biblioteca Achille Bassi. Além desse evento, a Semcomp 20 possui outras atividades gratuitas e abertas ao público. Para se inscrever na Semana, acesse o site do evento.

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Feira de Recrutamento
Quando: 16 de agosto, das 9 às 20 horas.
Onde: os estandes das empresas estarão no hall da biblioteca Achille Bassi, do ICMC, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos (veja o mapa: icmc.usp.br/e/64715). Já as palestras das empresas acontecerão no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (sala 6-001), também no ICMC.
Contatos: (16) 3373-9703 ou semcomp@icmc.usp.br

Mais informações
Site da Semcomp 20: https://semcomp.icmc.usp.br/20/
Confira o texto sobre as atividades que acontecerão no evento: www.icmc.usp.br/e/b4951

terça-feira, 8 de agosto de 2017

ICMC forma mais 45 profissionais nas áreas de computação, matemática e estatística

Cerimônia de colação de grau foi realizada na manhã da última sexta-feira, 4 de agosto

Na última sexta-feira, 4 de agosto, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, realizou mais uma cerimônias de colação de grau. Familiares, amigos e convidados de 45 alunos de cinco cursos de graduação do Instituto lotaram o auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano pela manhã para presenciar o instante em que, simbolicamente, esses estudantes tornaram-se profissionais.

Confira as imagens do evento no Flickr e no Facebook!

Aprimore suas apresentações em inglês com workshops oferecidos na USP

Atividades acontecerão no ICMC de 21 a 25 de agosto e são destinadas a pesquisadores que desejam melhorar suas habilidades para fazer apresentações orais acadêmicas em inglês

Especializada no ensino de inglês para falantes não-nativos,
Dorly Piske vai ministrar os workshops no ICMC

Pós-graduandos e demais pesquisadores que desejam aprimorar suas apresentações científicas em inglês podem se inscrever em um dos workshops que serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os workshops Academic Oral Presentations in English serão realizados de 21 a 25 de agosto e têm como objetivo melhorar a qualidade das apresentações orais em inglês dos participantes.

No curso, serão trabalhadas questões de vocabulário científico, compreensão, pronúncia, além de simulações de apresentação oral. A ministrante será Dorly Piske, graduada em ciência e tecnologia de alimentos pela Universidade Federal de Santa Catarina, com mestrado em ciência dos alimentos pela Kansas State University, nos Estados Unidos, além de mestrado em letras (espanhol e alemão) e pós-graduação em ensino de inglês como língua estrangeira pela University of Wyoming. Dorly tem experiência com ensino de inglês acadêmico nos Estados Unidos e no Cazaquistão.

Serão duas turmas com 25 alunos cada, divididos em dois períodos: pela manhã, das 10 às 12 horas; à tarde, das 14 às 16 horas. As aulas acontecerão na sala 3-010. As inscrições devem ser realizadas até 17 de agosto ou enquanto houver vagas, via sistema Apolo, nos seguintes links: icmc.usp.br/e/00062 (turma da manhã) ou icmc.usp.br/e/8b21c (turma da tarde). Em seguida, o interessado deve pagar o boleto no valor de R$ 20, que será enviado por e-mail, e enviar o comprovante para ccex@icmc.usp.br. Veja a programação completa neste link: icmc.usp.br/e/1e940.


Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Workshop Academic Oral Presentations in English
Inscrições: até 17 de agosto ou enquanto houver vagas pelos links: icmc.usp.br/e/00062 (turma da manhã) ou icmc.usp.br/e/8b21c (turma da tarde).
Aulas: de 21 a 25 de agosto, pela manhã (das 10 às 12 horas) ou à tarde (das 14 às 16 horas).
Locais: sala 3-010 (exceto para a turma da manhã, no dia 23, quando a aula acontecerá no auditório Luiz Antonio Favaro e no dia 25, para a turma da tarde, quando a aula será na sala 3-011)
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, no campus I da USP em São Carlos.
Vagas: 25 por turma.
Taxa de inscrição: R$ 20,00.
Mais informações: (16) 3373-9146 ou ccex@icmc.usp.br

segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Jogos eletrônicos desenvolvidos por alunos da USP serão lançados durante semana de computação

Dois games gratuitos criados pelo grupo de desenvolvimento de jogos Fellowship of the Game serão apresentados ao público na Semcomp, evento que terá início na próxima sexta-feira, 11 de agosto, com a tradicional Game Jam, uma maratona de desenvolvimento de jogos



Dois jogos eletrônicos desenvolvidos por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, serão lançados durante a Semana de Computação (Semcomp 20), que acontece de 11 a 18 de agosto no Instituto. Gratuitos, os jogos foram criados pelo grupo de extensão Fellowship of the Game (FoG), que é focado no estudo e desenvolvimento de jogos eletrônicos.

A produção de conteúdo original é uma maneira de enriquecer a Semcomp, que já é vista como uma das maiores semanas de computação do Brasil, além de mostrar a força do ICMC na área de jogos, um campo que vem crescendo nos últimos anos. “Fazer jogos para a Semcomp gera um ambiente cultural muito gratificante, no qual nossos membros podem trabalhar em projetos inovadores e receber um feedback sólido de diferentes públicos”, conta Gabriel Simmel, presidente do FoG.

Aliás, os jogos já estarão presentes no início da Semcomp, quando ocorrerá a tradicional Game Jam, um desafio em que a meta é criar um jogo em apenas 48 horas. A maratona é aberta a todos os interessados ― programadores, artistas, músicos, roteiristas, designers e outros entusiastas ― e começa na próxima sexta-feira, 11 de agosto, às 17 horas, no auditório Luiz Antonio Favaro do ICMC. Para participar, basta se inscrever gratuitamente no site da Semcomp 20. “A participação do FoG na Semcomp é essencial para fortalecer nossa organização. Além disso, serve de janela para que a comunidade conheça os conteúdos gerados no ICMC”, diz Marcos Vinicius Junqueira, presidente da comissão organizadora da Semcomp 20. 

A tradição de ter jogos temáticos e exclusivos para eventos do ICMC surgiu em 2015, quando o FoG desenvolveu o puzzle (quebra-cabeças) musical ChronoChromatic. Em 2016, foi a vez do grupo criar o jogo PiCross para o Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM). Neste ano, a parceria entre FoG e Semcomp foi intensificada com a produção dos dois jogos, que tem propostas e conceitos distintos e inovadores. 

Desafio tridimensional ― Um dos jogos desenvolvidos é o puzzle 3D Stack. Inspirado no clássico game Tetris, o objetivo é empilhar blocos montáveis e formar linhas de peças na mesma cor. “A ideia era criar um jogo que desafiasse a visão espacial e o raciocínio lógico do jogador ao invés de seus reflexos”, explica Rafael Gallo, game designer e programador do jogo. Por isso, Stack garante uma boa visão do tabuleiro: “assim, o jogador pode considerar muito bem suas opções e descobrir o melhor movimento a cada rodada”, afirma Rafael.

O jogo estará disponível para computadores a partir da abertura oficial da Semcomp, no dia 14, quando os participantes da semana irão competir pela melhor pontuação durante um dos concursos do evento. Entretanto, já é possível acessar a versão preliminar do jogo (beta) neste link: https://fellowship-of-the-game.itch.io/stack.

Visão espacial e raciocínio lógico é o que o jogador precisa para uma alta pontuação em Stack

Escalando para a vitória ― Com um estilo mais rápido, Crystal Rise é a outra produção original do FoG para a Semcomp 20. O objetivo é levar o jogador a acertar alguns dos múltiplos cubos que flutuam e se solidificam. Ao acertá-los, o jogador pode usar esses blocos sólidos como escada para subir o mais alto e rápido possível, antes que uma névoa cubra o personagem.

Segundo Arthur Souza, da equipe de programação, Crystal Rise foi pensado no estilo First Person Shooter (FPS), que é um jogo de tiro em primeira pessoa. “O gênero é conhecido por ter uma mecânica clássica, em que, normalmente, você deve mirar e atirar no seu oponente. Então, pensamos em fazer algo mais criativo e desafiador. Acredito que conseguimos realizar isso, mantendo a concorrência e diversão enquanto o jogador avança”, afirma Arthur. Crystal Rise será lançado na Gamenight da Semcomp, que começa às 23 horas do dia 17 de agosto, quinta-feira, e continua durante a madrugada. Depois do evento, o jogo também estará disponível gratuitamente para o público no site do FoG.

Protótipo do Crystal Rise, jogo de rapidez e precisão feito pelo FoG para a Semcomp

48 horas de produção ― Participar e realizar maratonas de desenvolvimento de jogos faz parte da rotina dos membros do FoG. Em julho, por exemplo, o grupo participou da Game Maker's Toolkit Jam. Durante o evento internacional, mais de 700 jogos foram produzidos em apenas 48 horas. Entre esses jogos está o Traveling Light, criado pelo FoG.

“É bem divertido fazer uma coisa tão diferente em pouco tempo. Você encontra muitos problemas e tem que ser rápido para resolver, trabalhando sempre com pessoas de outras áreas para seu jogo ser coerente”, explica Anayã Ferreira, membro do FoG e artista do game. Em Traveling Light, a ideia é mover uma esfera de luz pelo tabuleiro usando o conceito da dualidade. Para acessar esse jogo, que está disponível gratuitamente em versões para Windows, Android e navegadores de internet, clique neste link: https://anayagf.itch.io/traveling-light.

Em Traveling Light, o objetivo é evitar obstáculos com uma esfera de luz

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC
Com a contribuição de Gabriel Toschi, coordenador de relações públicas do FoG

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

quinta-feira, 3 de agosto de 2017

PROFMAT: Mestrado profissional em matemática recebe inscrições até 15 de setembro

Voltado para professores de educação básica da rede pública, o programa semipresencial é gratuito e ainda oferece bolsas


Professores de matemática do ensino básico que pretendem aprimorar sua formação acadêmica podem se inscrever, até 15 de setembro, no Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT). O programa de pós-graduação é semipresencial, gratuito, e oferecido especialmente para profissionais de escolas públicas. O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, é um dos polos do programa e oferece 20 vagas para a turma de 2018. No ICMC, as aulas acontecerão às sextas-feiras, nos períodos da manhã e da tarde.

O processo seletivo é feito pelo exame nacional de acesso, que será realizado em 21 de outubro. A prova será composta por 30 questões de múltipla escolha, que terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos.

Os aprovados no mestrado que estejam ministrando aulas em escolas públicas também podem concorrer a uma bolsa de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) durante dois anos. A bolsa está condicionada ao compromisso de permanência no ensino básico público de matemática por, pelo menos, cinco anos após a obtenção do título de mestre. Para mais informações sobre o processo seletivo e os documentos necessários para concorrer à bolsa, acesse o edital completo.

Sobre o PROFMAT - Coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática e reconhecido pela Capes com nota máxima (5), o PROFMAT é realizado por uma rede de instituições de ensino superior, oferecendo mais de 1,5 mil vagas em todo o país. Na USP, o programa é de responsabilidade do ICMC e conta com três polos: um em São Carlos, no próprio ICMC; um em São Paulo, na Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH); e o terceiro em Ribeirão Preto, na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (FFCLRP). 


Texto: Alexandre Wolf (Assessoria de Comunicação do ICMC)


Mais informações
Edital e inscrições: www.profmat-sbm.org.br
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638