quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

As infinitas cenas que definem uma unidade de ensino e pesquisa da USP

Em apenas três minutos, vídeo mostra como é o cotidiano do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação



O planeta azul invade a tela. Quando a Terra começa a girar, o mapa do Brasil se destaca. Então, o espectador é levado a se aproximar da grande esfera e, aos poucos, mergulha no mapa, onde surgem os contornos do Estado de São Paulo. A seguir, vê a imagem via satélite da cidade de São Carlos e, de repente, aterrissa no Instituto de Ciência Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. 

Essa sequência de apenas 15 segundos marca o início do novo vídeo de divulgação do ICMC. No total, são três minutos que prendem a atenção da plateia e mostram infinitas cenas das atividades de ensino, pesquisa e extensão realizadas no Instituto. O vídeo deu também as boas-vindas aos alunos recém-chegados, que puderam assisti-lo em primeira mão durante a Semana de Recepção aos Calouros, que acontece de 26 de fevereiro a 2 de março em toda a USP.

Fruto de um projeto desenvolvido pela equipe da Seção de Apoio Institucional do ICMC, o vídeo foi editado por Reinaldo Mizutani que, além de trabalhar no Instituto, é aluno do curso de Sistemas de Informação do ICMC. “Estimo que, no total, investimos cerca de 600 horas de trabalho na produção do novo vídeo”, diz Reinaldo. Autodidata, o funcionário só descobriu a paixão pela área audiovisual depois que começou a atuar na Seção, em 2013. “Desde o início do projeto, nosso objetivo era que o vídeo se tornasse um cartão de visita do Instituto. Queríamos fugir do padrão tradicional dos vídeos institucionais e buscar uma linguagem mais próxima da que é utilizada por universidades internacionais no Youtube”, completa.

Disponível no Youtube e no Facebook, em português e inglês, o novo vídeo também traz informações sobre: os cursos de graduação e os programas de pós-graduação oferecidos pelo ICMC; o processo de internacionalização; os grupos de pesquisa; os grupos de extensão; e as ações realizadas em prol da comunidade. No final dos três minutos, os olhos do espectador são levados de volta ao planeta azul. Se muitos desses olhos ficarem curiosos para ver mais, o novo vídeo terá alcançado sua meta.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Assista ao vídeo no Youtube (português): https://youtu.be/bwzYzp6RVAk
Assista ao vídeo no Youtube (inglês): https://youtu.be/_7aU2zcof34

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

Exposição destaca artigos científicos do ICMC mais citados

Indicadores da Web of Science foram utilizados como critério para destacar o impacto internacional da produção científica do Instituto


A exposição Highly cited papers e hot papers: a produção científica do ICMC no Web of Science está de volta ao Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Ela ficará exposta na Biblioteca Achille Bassi até 16 de março.

Em sua segunda edição, a exposição apresenta os artigos de autoria de pesquisadores do Instituto mais citados em suas áreas. A categoria highly cited papers contém artigos publicados nos últimos 10 anos e que estão entre os 1% mais citados de sua área e ano. Já a hot papers lista os artigos que foram publicados nos últimos 2 anos e estão entre os 0,1% mais citados de seu campo acadêmico.

Para fazer a seleção dos artigos, os organizadores utilizam o Essential Science Indicators, uma ferramenta que analisa indicadores científicos a partir da base de dados internacional Web of Science. De acordo com a organização, o objetivo é mostrar que o ICMC produz trabalhos que são referência nacional e internacional em suas respectivas áreas. A exposição tem o apoio da Comissão de Biblioteca do ICMC e foi inspirada em uma iniciativa semelhante do Instituto de Física de São Carlos.

Abaixo, é possível acessar a versão online dos artigos selecionados para a exposição:
Mais informações
Biblioteca Achilles Bassi: (16) 3373.9634
E-mail: biblio@icmc.usp.br

terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

Oportunidade de monitoria no ICMC: inscreva-se até 14 de março

Disciplinas sobre algoritmos avançados e linguagens de programação estão
entre as que oferecem vagas de monitoria neste semestre

Estão abertas, até o dia 14 de março, as inscrições para as bolsas de monitoria no Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Podem participar alunos de graduação e pós-graduação da USP que não possuam outras bolsas.

As monitorias começarão em 1º de abril e terão duração de três meses, com bolsa de R$ 300,00 mensais. O aluno precisa ter cursado a disciplina que pretende dar monitoria ou uma disciplina equivalente, além de ter disponibilidade para acompanhar presencialmente as aulas. Os interessados devem preencher o formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/4aa3c

Confira, abaixo, as disciplinas que têm vagas para monitoria:
  • SCC0210 - Algoritmos Avançados 
  • SCC0217 - Linguagens de Programação e Compiladores 
  • SCC0219 - Introdução ao Desenvolvimento Web 
  • SCC0221 - Introdução à Ciência da Computação I 
  • SCC0222 - Laboratório de Introdução à Ciência da Computação I 
  • SCC0240 - Bases de Dados 
  • SCC0251 - Processamento de Imagens 
  • SCC0503 - Algoritmos e Estruturas de Dados II 
  • SCC0504 - Programação Orientada a Objetos 
  • SCC0602 - Algoritmos e Estruturas de Dados I 
Crédito da imagem: Nilton Junior/ArtyPhotos

Mais informações
Formulário de inscrição: icmc.usp.br/e/4aa3c
Departamento de Ciências de Computação (SCC): (16) 3373-9671

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

Elas se divertiram desenvolvendo aplicativos no ICMC: confira o álbum de fotos

Em apenas um dia, garotas de 10 a 18 anos conseguiram criar 15 projetos de novos aplicativos

Dia agitado: além de assistir a palestras no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, elas também trabalharam em equipe nas salas e laboratórios de informática do ICMC


No último sábado, 24 de fevereiro, 74 garotas, de 10 a 18 anos, descobriram como criar o projeto de um aplicativo para resolver um problema social. Elas participaram do Technovation HackDay, uma iniciativa gratuita que aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. 

No total, 15 projetos de novos aplicativos foram apresentados pelos grupos formados pelas garotas, que receberam a orientação de monitores voluntários e trabalharam animadamente, das 9h30 às 18h30. A professora Kalinka Castelo Branco, do ICMC, coordenou a iniciativa em conjunto com diversas alunas da área de computação. “A ideia do evento foi mostrar para as adolescentes e jovens que elas têm tanta capacidade quanto os meninos de atuarem na área de ciências exatas, ressaltando que a computação não é algo restrito ao mundo masculino”, diz a professora. Segundo ela, atividades como essa também mostram aos pais que as filhas têm condições de participarem do mundo das ciências de computação e que existem várias mulheres nessa área que podem, inclusive, ajudar as meninas a ingressarem no universo da tecnologia.

Outro objetivo do evento foi auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevessem em um desafio internacional, o Technovation Challengeuma competição global, voltada a estudantes do ensino fundamental e médio. Nessa competição, as equipes devem se inscrever, até dia 7 de março, e também precisam desenvolver um aplicativo de celular que solucione um problema social. As equipes que foram selecionadas como finalistas viajarão para os Estados Unidos e poderão apresentar seus aplicativos e planos de negócios no Vale do Silício para investidores. Elas concorrerão a um prêmio de 10 mil dólares e suporte para finalizar e lançar o aplicativo no mercado. Além disso, passarão a contar com uma rede de contatos e recursos para ajudá-las a prosseguir na trajetória empreendedora.

Na hora de tirar as ideias do papel, elas invadiram os laboratórios de informática do ICMC 

Confira o álbum de fotos no Flickr e no Facebook!

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Technovation Challenge: www.technovationbrasil.org

quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Matemática e estatística: assista aulas junto com estudantes da USP em São Carlos

Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC promove a iniciativa Aulas Abertas, que permite a qualquer interessado participar de aulas da graduação


Você tem curiosidade em descobrir como é uma aula dentro da USP? O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) tornou isso possível por meio do programa Aulas Abertas. A iniciativa do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME) permite que qualquer cidadão assista a algumas aulas ministradas por professores do ICMC aos estudantes de graduação, na USP em São Carlos. A participação é gratuita e não requer inscrição prévia.

O objetivo do programa é promover a aproximação do ICMC com a comunidade, possibilitando que os participantes sintam na pele como é a vida acadêmica na USP e como são as aulas de um curso regular, além de promover a interação com os alunos matriculados nesses cursos. Nessas aulas, os professores fazem uma descrição geral das disciplinas e das técnicas a serem aprendidas, ressaltando sua importância para o curso e para a vida profissional dos alunos.

Podem participar da iniciativa estudantes do ensino médio, vestibulandos, alunos de outras universidades, docentes, pesquisadores e toda a comunidade da região. Foram disponibilizadas 14 disciplinas neste início de semestre, com duração de 50 minutos cada. Para assistir às aulas, basta comparecer nos locais, dias e horários especificados, de acordo com as informações que estão neste link: icmc.usp.br/e/1a785.

Texto: Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC: (16) 3373.8121
E-mail: sme@icmc.usp.br

Professores podem se inscrever em cursos gratuitos sobre robótica e computação na USP em São Carlos

Atividades serão realizadas aos sábados, de 3 de março a 5 de maio, e as vagas são limitadas
Em um dos cursos oferecidos, professores aprenderão conceitos de
montagem e programação de robôs por meio de atividades práticas


Estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos que serão oferecidos pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Um deles será sobre computação e o outro sobre robótica. O público-alvo são os professores de ensino fundamental e médio, mas a participação é aberta a todos os interessados. 

A professora Roseli Romero, que coordena os dois cursos, destaca a importância dos professores participarem da iniciativa do ICMC, tendo em vista que, a partir deste ano, o Ministério da Educação (MEC) iniciará a distribuição de kits robóticos para as escolas públicas. Segundo o MEC, serão investidos cerca de R$ 100 milhões até 2019 a fim de ampliar o ensino de robótica no Brasil. "Isso vai exigir que os professores estejam capacitados para atuarem na área", ressalta a professora. 

Os dois cursos acontecerão de 3 de março a 5 de maio, aos sábados. O curso Robótica I ocorrerá das 14 às 17 horas e vai explicar como é a estrutura básica de um robô, apresentando os vários componentes que o compõe, como sensores e atuadores. Os participantes também aprenderão conceitos de montagem e programação de robôs, com atividades práticas usando um kit robótico. As inscrições também devem ser feitas por meio do Sistema Apolo no seguinte link: icmc.usp.br/e/6b69c

Já o curso Computação I será oferecido das 9 às 12 horas e tem como objetivo apresentar ao aluno conceitos de programação, mostrando estruturas de construção de algoritmos e de linguagens de programação. Para se inscrever, basta acessar o Sistema Apolo da USP por meio do link: icmc.usp.br/e/e8f14. 

Os dois cursos serão oferecidos na sala 6-303, no bloco 6 do ICMC, na área I do campus da USP, em São Carlos. Em cada curso há 40 vagas disponíveis e as inscrições podem ser realizadas até 28 de fevereiro ou enquanto houver vagas. 

Vale lembrar que essas vagas são destinadas prioritariamente a professores, mas, caso não sejam todas preenchidas, poderão ser oferecidas a outros públicos. Outra ressalva: esses cursos não são apropriados para crianças e adolescentes, esse público poderá participar de outra iniciativa, preparatória para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que será realizado no ICMC em maio e cujas informações serão divulgadas em breve. 

Confira, a seguir, como realizar sua inscrição passo a passo: 

1. Faça o cadastro no sistema Apolo da USP, por meio de um desses links: 
2. Envie um documento comprovando vínculo com a instituição de ensino em que atua (holerite, declaração da escola, cadastral funcional) para o e-mail ccex@icmc.usp.br 

3. Aguarde o recebimento de um e-mail com a confirmação da matrícula no curso. 



Texto: Denise Casatti e Alexandre Wolf – Assessoria de Comunicação ICMC/USP 

Mais informações
Confira a percepção dos professores sobre o curso oferecido em 2017: icmc.usp.br/e/5520f
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146 
E-mail: ccex@icmc.usp.br

terça-feira, 20 de fevereiro de 2018

Confira como foi o ICMC Summer Meeting

Evento é promovido anualmente pelo Instituto desde 1996



Um dos mais importantes eventos do mundo na área de equações diferenciais aconteceu e 5 a 7 de fevereiro no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos: o ICMC Summer Meeting on Differential Equations 2018 Chapter. Este ano o evento fez uma homenagem a um dos principais pesquisadores da área, Shui-Nee Chow, que é professor do Georgia Institute of Technology, dos Estados Unidos, e completou 75 anos.

Promovido anualmente pelo Instituto desde 1996 por iniciativa do grupo de Sistemas Dinâmicos Não Lineares do ICMC, o encontro faz parte do Programa de Verão em Matemática do Instituto. 

Veja o álbum de fotos do evento no Flickr e no Facebook!

segunda-feira, 19 de fevereiro de 2018

USP e UFSCar oferecem oportunidade de pós-doutorado em estatística

Programa oferecido em parceria pelas duas universidades recebe inscrições até 25 de fevereiro


Se você tem título de doutor em estatística ou áreas afins pode se candidatar a uma oportunidade de pós-doutorado no Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs). Oferecido em parceria pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o Programa estará com inscrições abertas, até 25 de fevereiro, para os candidatos interessados em receber uma bolsa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

O valor mensal da bolsa é de R$ 4,1 mil e o recebimento da primeira mensalidade está previsto para acontecer em abril. As inscrições deverão ser efetuadas pessoalmente ou por terceiros, mediante a apresentação de procuração simples, junto à secretaria do PIPGEs na UFSCar, localizada na área norte do campus São Carlos da Universidade. Serão aceitas também inscrições por meio do e-mail pipges@ufscar.br, desde que os candidatos enviem os documentos solicitados digitalizados.

A lista completa dos documentos requeridos pode ser conferida no edital disponível no site do Programa: icmc.usp.br/e/dc0cc. Nesse endereço também estão disponíveis os modelos do formulário de inscrição e do projeto de pesquisa, bem como do plano de trabalho a ser desenvolvido durante o estágio pós-doutoral.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC - com informações da Assessoria de Comunicação da UFSCar

Mais informações
Site do PIPGEs: www.pipges.ufscar.br
Telefone: (16) 3351-8292 ou (16) 3351-8241
E-mail: pipges@ufscar.br

Participe do Coral da USP São Carlos: basta comparecer aos ensaios abertos

Ensaios acontecem às quintas-feiras, às 12h30. Não é necessário ter vínculo com a USP para fazer parte do grupo


No final de 2017, o Coral da USP São Carlos fez uma apresentação especial na Catedral de São Carlos
(Foto: Alexandre Paiva Barreto)

Quem gosta de cantar e quer uma oportunidade de usar a voz em uma atividade divertida e relaxante pode participar gratuitamente do Coral da USP São Carlos. Para participar, basta ter mais de 15 anos, comparecer aos ensaios abertos, no período de 22 de fevereiro a 29 de março, e manifestar interesse em fazer parte do grupo. Os ensaios acontecem às quintas-feiras, às 12h30, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC.

Durante os ensaios abertos, o maestro Sergio Alberto de Oliveira, coordenador e regente do coral, fará a análise e classificação vocal dos interessados. Não é necessário ter qualquer experiência anterior em canto coral, apenas disponibilidade para participar dos ensaios e compromisso com o grupo.

A iniciativa é promovida pela Comissão de Ação e Integração Social do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e começou em outubro de 2015. Atualmente, o Coral conta com 60 integrantes da comunidade são-carlense, funcionários, professores e alunos do campus. A iniciativa tem, ainda, o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC e do Grupo Coordenador das Atividades de Cultura e Extensão Universitária do campus da USP em São Carlos.

Coral da USP São Carlos
Como participar: basta comparecer aos ensaios do coral, de 22 de fevereiro a 29 de março, às quintas-feiras, às 12h30.
Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no bloco 6 do ICMC.
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área 1 do campus da USP, no centro de São Carlos.
Página no Facebook: https://www.facebook.com/coralUSPSaoCarlos/
Mais informações: (16) 3373.8184
E-mail: cais@icmc.usp.br

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Curso gratuito de programação oferecido na USP está com inscrições abertas

Projeto Codifique é voltado para estudantes do ensino médio e cursinho que querem aprender a programar



Se você quer aprender programação e está no ensino médio ou fazendo cursinho pré-vestibular pode se inscrever, até dia 16 de março, no Projeto Codifique, realizado por alunos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. O curso é gratuito e oferece 30 vagas.

O Codifique é um projeto de programação básica e, por isso, não é preciso ter nenhum conhecimento prévio sobre o assunto para participar. Durante o curso, são apresentados assuntos referentes a lógica e resolução de problemas, conceitos que podem ser facilmente aplicados no dia a dia. A linguagem escolhida para o curso é JavaScript, uma das mais populares da programação, muito utilizada na web e em tablets e celulares.

No total, o projeto oferece nove aulas, que acontecerão às quartas-feiras, das 16 às 19 horas, iniciando no dia 4 de abril. Todas as aulas são no ICMC, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos. Para participar, basta preencher o formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/bfada.

Trajetória - Os primeiros passos do Codifique foram dados no segundo semestre de 2013, quando o curso foi oferecido pela primeira vez. Entre os professores que dão aula no projeto estão alunos do ICMC voluntários e também aqueles que participam do Programa de Educação Tutorial (PET-Computação) do Instituto. Para esses professores-alunos, participar da iniciativa é uma oportunidade para adquirir experiência em preparar e ministrar aulas. O projeto recebe o apoio da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do Instituto.

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Inscrições: até 16 de março no link icmc.usp.br/e/bfada
Aulas: às quartas-feiras, das 16 às 19 horas, começando dia 4 de abril.
Onde: no ICMC, área I do campus da USP em São Carlos, na av. Trabalhador são-carlense, 400, centro da cidade.
Quem pode participar: alunos do ensino médio e cursinhos pré-vestibular, públicos ou particulares, que não tenham experiência em programação e tenham interesse pela área de computação.
Contato: pet.codifique@gmail.com ou pelo Facebook do Codifique

quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Inscreva-se em curso da USP que ensina idosos a utilizar tablets e celulares

Inscrições começarão na próxima segunda-feira, dia 19 de fevereiro, e devem ser realizadas pessoalmente; curso faz parte do programa Universidade Aberta à Terceira Idade


No curso, os participantes aprendem a fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens e tirar fotos

Quem possui mais de 60 anos e quer ficar por dentro do universo dos smartphones pode se inscrever em um curso gratuito oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A atividade Práticas com Tablets e Celulares tem como objetivo familiarizar os idosos com seus próprios dispositivos, apresentando conceitos básicos dos aparelhos até aplicativos que podem ser úteis no dia a dia.

No curso, os participantes aprendem, por exemplo, a fazer chamadas telefônicas, enviar mensagens, gerenciar contatos, alarmes e diários. Também vão tirar fotos e fazer vídeos, enviar e-mails, brincar com jogos e navegar nas redes sociais. Para participar, é necessário ter pelo menos 60 anos e trazer seu próprio smartphone ou tablet, habilitado para navegar na internet e exclusivamente com sistema operacional Android.

O curso tem duração de três meses e é dividido em dois módulos: básico e avançado, com aulas sempre às quartas-feiras, iniciando no dia 7 de março e finalizando em 26 de junho. No módulo básico, haverá duas turmas: uma terá aulas das 15h10 às 16h30 e outra das 16h40 às 18 horas. Há 15 vagas em cada uma dessas turmas.

Já para participar do módulo avançado, em que há apenas uma turma com 20 vagas disponíveis, é preciso ter participado do curso básico. Nesse caso, as aulas acontecem das 14 às 15 horas, também às quartas-feiras.

Para se inscrever em qualquer um dos módulos, é preciso comparecer ao Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC, levando RG e CPF. As inscrições acontecem de 19 a 23 de fevereiro, ou enquanto houver vagas, das 8h30 às 11 horas ou das 14 às 16 horas. Como há uma grande procura pelos cursos, é recomendável que os interessados telefonem antes de ir pessoalmente ao local para checar se ainda há vagas: (16) 3373.9146.

Observações importantes para a matrícula:
  • Não haverá lista de espera.
  • Não haverá reserva de vagas.
  • Cada participante poderá realizar a matrícula somente para mais uma pessoa.
  • As matrículas para o módulo avançado não são automáticas para alunos que fizeram o módulo básico. É necessário realizar a inscrição normalmente.
  • Alunos do módulo avançado que já realizaram o curso por duas ou mais vezes terão a matrícula recusada, dando oportunidade para outros participantes.
Idosos contam com atendimento personalizado de monitores do curso

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Práticas com Tablets e Celulares
Quando se inscrever: de 19 a 23 de fevereiro ou enquanto houver vagas.
Como: basta comparecer, com RG e CPF, ao Serviço de Apoio Acadêmico do ICMC, na sala 3-001, das 8h30 às 11 horas ou das 14 às 16 horas.
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área I do campus da USP, no centro de São Carlos.
Módulo básico: duas turmas com 15 vagas cada. Aulas das 15h10 às 16h30 ou das 16h40 às 18 horas.
Módulo avançado: uma turma com 20 vagas, das 14 às 15 horas.
Período das aulas: sempre às quartas-feiras, de 7 de março a 26 de junho.

Mais informações
Comissão de Cultura e Extensão do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: ccex@icmc.usp.br

Recepção aos calouros no ICMC: dê as boas-vindas aos ingressantes

Semana será dedicada à integração dos calouros com o ambiente universitário

Calouros durante a recepção de 2016
(Crédito da imagem: Reinaldo Mizutani)

Diversas atividades de boas-vindas aos ingressantes estão programadas para acontecer entre os dias 26 de fevereiro e 2 de março no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É porque nesse período será realizada a 20ª Semana de Recepção aos Calouros, evento que marca o fim da jornada de vestibulando e o início da trajetória como estudante universitário.

"A intenção é familiarizar os calouros com o ambiente universitário, fazer com que eles se sintam confortáveis aqui. Queremos que eles aprendam com a diversidade de olhares que existe dentro do ICMC: veteranos, professores e pesquisadores", afirma o professor Thiago Pardo, do Instituto, responsável pela organização da Semana.

Para atingir esse objetivo, a semana de recepção terá inúmeras atividades. A abertura oficial acontecerá em conjunto com as outras unidades do campus da USP em São Carlos, na segunda-feira, às 8 horas, no salão de eventos do campus. Às 19 horas, começa a recepção para os alunos dos cursos noturnos do ICMC, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, quando serão apresentadas informações importantes sobre o Instituto. A atividade acontecerá novamente, desta vez para os alunos dos cursos diurnos do ICMC, na terça-feira, às 9 horas.

Durante a semana, haverá aulas especiais e debates sobre a vida acadêmica. Por exemplo, na quinta-feira, a partir das 9 horas, também no auditório Fernão, os veteranos darão dicas para que os calouros tenham um bom primeiro ano de curso. Em seguida, vários grupos de extensão do ICMC se apresentarão. Já os pais e responsáveis estão convidados para um bate-papo no Instituto logo após a abertura oficial, na segunda-feira. A programação completa está disponível no link: icmc.usp.br/e/7db00.

O mote da 20ª Semana de Recepção aos Calouros, que acontece no mesmo período em toda a USP, é "veterano, violência não se conjuga". Por isso, Thiago explica que é importante que os alunos mais experientes também participem das atividades da semana: "a integração dos calouros com os veteranos é fundamental. Eles poderão trocar experiências, dar dicas e apresentar o Instituto de uma maneira única".

Manual do Calouro - Quem é calouro sempre tem dúvidas e, para ajudar a esclarecê-las, a USP desenvolveu o Manual do Calouro, um portal que reúne as informações mais relevantes que o recém-chegado precisa saber para aproveitar as oportunidades que a Universidade oferece. No portal, é possível tirar dúvidas sobre os auxílios disponibilizados, tal como moradia, alimentação, transporte e livros, por exemplo. Também é possível baixar diversos aplicativos desenvolvidos pela USP para facilitar a vida universitária. O manual pode ser acessado neste link: http://usp.br/manualdocalouro.

Além disso, informações específicas sobre o campus da USP em São Carlos podem ser obtidas no hotsite www.saocarlos.usp.br/calouros, onde há informações sobre matrícula, infraestrutura de apoio ao aluno, programação da semana de recepção das cinco unidades que compõem o campus, além de mapas da cidade e telefones úteis.



Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação do ICMC

Mais informações
Programação completa: icmc.usp.br/e/7db00
Evento no Facebook: icmc.usp.br/e/53c90
Manual dos calouros da USP: http://usp.br/manualdocalouro/
Hotsite do campus da USP em São Carlos: www.saocarlos.usp.br/calouros
Serviço de Graduação do ICMC: (16) 3373.9639
E-mail: grad@icmc.usp.br
Disque-trote: 0800.012.1090 ou disquetrote@usp.br

sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

Apresente seu trabalho no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Estão abertas as submissões de artigos para os diversos workshops e atividades que compõem o evento



Os pesquisadores da área de computação que desejam apresentar trabalhos no Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) devem ficar atentos aos prazos de submissão. A maioria dos workshops e atividades que compõem o evento receberão submissões até o fim da primeira quinzena de março.

Coordenado pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, e pelo departamento de computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o 36º SBRC será realizado de 6 a 10 de maio no centro de convenções de Campos do Jordão, no interior de São Paulo. Reconhecido como o mais importante evento científico nacional em redes de computadores e sistemas distribuídos, o SBRC é promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e pelo Laboratório Nacional de Redes de Computadores (LARC).

Tradicionalmente, a iniciativa é composta por workshops, salão de ferramentas, palestras, minicursos, painéis e debates, sessões técnicas e tutoriais proferidos por convidados de renome internacional. Este ano, pela primeira vez, o SBRC contará com um desafio (hackaton) na área de redes de computadores e sistemas distribuídos e também com um concurso de teses e dissertações. “Este ano teremos sete workshops no total, incluindo um sobre blockchain, em que falaremos, por exemplo, sobre bitcoin, um tema muito discutido atualmente”, ressalta o professor Jó Ueyama, do ICMC, um dos coordenadores gerais do SBRC.

A programação completa do evento está disponível no site www.sbrc2018.ufscar.br/apresentacao. Confira, a seguir, algumas datas-limite para submissão de trabalhos:
  • Concurso de teses e dissertações: 2 de março;
  • Workshop de gerência e operação de redes e serviços: 13 de março;
  • Workshop de trabalhos de iniciação científica e de graduação: 15 de março;
  • Workshop em blockchain; Workshop de segurança cibernética em dispositivos conectados; Workshop de computação urbana; Workshop de testes e tolerância a falhas: 16 de março;
  • Workshop em clouds e aplicações: 17 de março.
Mais informações

Contato com a imprensa
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666

terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Meninas na computação: contribua para que mais garotas participem do mundo da tecnologia

Torne-se um voluntário e ajude garotas de 10 a 18 anos a desenvolverem aplicativos

Profissionais de diversas áreas, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação, bem como pais e líderes da comunidade podem se inscrever como mentores

Você não precisa ter experiência em tecnologia para se tornar um voluntário em uma iniciativa que pretende estimular meninas de 10 a 18 anos a desenvolverem aplicativos que solucionem problemas sociais. Basta ter força de vontade para impactar positivamente a vida das participantes e para aprender junto com elas, contribuindo na superação dos obstáculos do projeto. 

“Solicitamos apenas que a mentora ou o mentor tenha uma disponibilidade de cerca de duas horas por semana, presencialmente ou virtualmente, durante todo o período de orientação, que vai até 25 de abril”, esclarece a professora Kalinka Castelo Branco, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos.

Ela é a coordenadora de um evento gratuito, o Technovation HackDay, que acontecerá dia 24 de fevereiro, sábado, das 9 às 18 horas, no ICMC. Um dos objetivos do evento é auxiliar as participantes a aprimorarem suas ideias e estimular que se inscrevam em um desafio internacional, o Technovation Challenge. Nessa competição global, os mentores terão papel fundamental, orientando as garotas, durante 12 semanas, no aprimorando de suas propostas e na criação de uma estratégia de negócios para seus aplicativos.

Profissionais de áreas variadas como tecnologia, engenharia, negócios, comunicação e empreendedorismo, além de professores, pais, líderes da comunidade, estudantes de graduação e de pós-graduação podem se inscrever como voluntários e se tornarem mentores. Para isso, basta preencher, até 16 de fevereiro, o formulário online disponível neste link: icmc.usp.br/e/1c436

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Conheça as etapas do desafio: www.technovationbrasil.org/curriculo
Formulário para inscrição como voluntário: icmc.usp.br/e/1c436
Formulário para garotas de 10 a 18 anos participarem do Technovation HackDayicmc.usp.br/e/c6b23
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622

Contato com a imprensa
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2018

Exposição interativa no ICMC: venha descobrir por que a matemática está em tudo

Em exibição nos dias 20 e 21 de fevereiro, a mostra "Matemática interativa" busca aguçar a curiosidade de estudantes do ensino fundamental, médio e do público em geral, além de despertar o encanto pelas ciências exatas

Apenas as visitas de grupos que possuam mais de dez integrantes deverão ser
agendadas previamente pelo e-mail ccex@icmc.usp.br

Que tal interagir com a matemática de um jeito diferente e divertido, resolvendo problemas e desafios, observando como funciona um caleidoscópio e até mesmo criando suas próprias composições artísticas? Você poderá fazer isso nos dias 20 e 21 de fevereiro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. É quando acontecerá a mostra gratuita Matemática Interativa, que é aberta a todos os interessados, especialmente aos estudantes da educação básica, universitários, professores e pais. 

Durante a mostra, haverá duas salas temáticas interativas em que os visitantes serão desafiados a resolver problemas e testarão suas habilidades de percepção e raciocínio. Na “Sala dos 1001 problemas”, recursos visuais e materiais diversos auxiliarão os visitantes na resolução de divertidos desafios matemáticos. A sala é inspirada no livro O Homem que Calculava, do autor fictício Malba Tahan, um personagem emblemático criado pelo professor brasileiro Julio Cesar de Mello e Sousa. “É um livro que aborda problemas memoráveis e curiosos, os quais merecem ser conhecidos pelas novas gerações”, diz a professora Edna Zuffi, do ICMC, uma das organizadoras da exposição.

Já na segunda sala, a atração é "A matemática dos caleidoscópios”, em que os participantes vão se encantar observando reflexões sucessivas e a formação de imagens em espelhos planos. É aqui que os monitores explicarão os efeitos e as propriedades dos caleidoscópios e os visitantes verão como são montados esses objetos. Quem desejar poderá até mesmo criar suas próprias composições artísticas usando esse artefato.

A exposição é dividida em sessões de 30 minutos cada e acontecerá das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas nos dias 20 e 21 de fevereiro. Além de participar das atividades interativas nas duas salas, os participantes serão convidados a conhecer o Museu de Computação Odelar Leite Linhares, do ICMC.

As visitas de grupos que possuam mais de dez integrantes deverão ser agendadas previamente pelo e-mail ccex@icmc.usp.br. Já grupos menores e visitas individuais não demandam inscrições prévias. Vale ressaltar que não será disponibilizado transporte para os participantes.

A mostra Matemática Interativa é resultado de uma parceria entre o ICMC e o Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo. O projeto é coordenado pela professora Ana Paula Jahn, do IME, e conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As atividades das duas salas já foram apresentadas durante a Semana USP de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2017. Os materiais que serão expostos no ICMC fazem parte dos acervos do Centro de Aperfeiçoamento do Ensino em Matemática do IME e do Laboratório de Ensino em Matemática do ICMC.


Participantes interagindo com caleidoscópios durante a Semana de Ciência e Tecnologia da USP

Texto: Alexandre Wolf - Assessoria de Comunicação do ICMC
Crédito das fotos: IME/USP

Exposição Matemática Interativa

Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/357433194732780/
Quando: 20 e 21 de fevereiro, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas.

Onde: salas 3-011, 3-012 e Museu de Computação do ICMC.
Endereço: avenida Trabalhador São-carlense 400, na área I do campus da USP, em São Carlos.
Inscrições para visitas em grupos (mais de 10 pessoas): ccex@icmc.usp.br
Mais informações: (16) 3373.9146

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2018

Inscrições abertas para Prêmio Gutierrez 2018 de melhor tese em matemática


Estão abertas, até 31 de março, as inscrições para o Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon 2018. A iniciativa reconhece a melhor tese de doutorado na área de matemática defendida no Brasil no ano anterior. Organizada pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática, a premiação concede R$ 3 mil ao vencedor. A cerimônia de premiação será realizada no dia 27 de agosto, às 14 horas, no auditório Fernão Stella Rodrigues Germano do ICMC.

Para se inscrever, o autor ou orientador do trabalho deve enviar o arquivo em formato PDF da tese defendida e aprovada, bem como artigos provenientes, para o e-mail premiogutierrez@icmc.usp.br. Também é necessário enviar um texto, de até 25 linhas, que defenda e justifique, com base em padrões científicos de qualidade, por que a tese merece receber o prêmio. O edital completo está disponível no link: icmc.usp.br/e/cbf5d.

O vencedor do Prêmio Gutierrez 2017 foi Felipe Ferreira Gonçalves, por sua tese Extremal Problems, Reconstruction Formulas and Approximations of Gaussian Kernels. Nascido no Rio de Janeiro, Felipe formou-se Bacharel em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2010, concluiu o mestrado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) em 2012 e o doutorado em 2016, na mesma instituição, sob a orientação do professor Emanuel Carneiro. Atualmente, é professor assistente na University of Alberta, em Edmonton, Canadá.
O diretor do ICMC, Alexandre Nolasco de Carvalho, à esquerda, com Felipe Gonçalves, vencedor do Prêmio Gutierrez 2017
(crédito da imagem: Reinaldo Mizutani)

Sobre o Prêmio - o Prêmio Gutierrez foi criado para homenagear o pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). O objetivo é reconhecer a melhor tese defendida e aprovada na área de matemática no Brasil, no ano anterior ao ano da premiação, considerando os quesitos originalidade e qualidade. 

Gutierrez chegou ao Brasil em 1969 para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a University of California, em Berkeley, e o California Institute of Technology. Após deixar o IMPA, ele atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização do grupo de pesquisa em Sistemas Dinâmicos. Em sua carreira, publicou mais de 70 artigos, orientou sete alunos de doutorado e 20 de mestrado.

Mais informações

Link do edital: icmc.usp.br/e/cbf5d
Serviço de Pós-Graduação do ICMC: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br