terça-feira, 5 de abril de 2016

Oficina para o desenvolvimento de projetos culturais será oferecida no ICMC


Estão abertas, até o dia 10 de abril, as inscrições para a oficina Elaboração de Projetos Culturais, promovida pelo Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e pela Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), instituições ligadas à Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Carlos. A oficina ocorrerá nos dias 14 e 15 de abril, das 9 às 17 horas, na sala da Congregação do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio deste link: icmc.usp.br/e/f917f.

O objetivo da iniciativa é capacitar os participantes para a elaboração de projetos culturais, utilizando as regras e a formatação exigida nos editais de museus do Programa de Ação Cultural (ProAC). Destinada aos profissionais da área museológica, a atividade visa também preparar os alunos para que possam aplicar o conteúdo em benefício de suas instituições. 

No primeiro dia, será realizada uma breve apresentação sobre o ProAC, seguida pela análise dos editais de Difusão de Acervos Museológicos e de Preservação de Acervos Museológicos. Já no segundo, divididos em grupos, os alunos terão a tarefa de desenvolver uma proposta para uma das modalidades. Durante a etapa, acontecerá um debate entre os participantes estimulando a troca de experiências.

A ação será ministrada por Bárbara Rodarte, formada em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Ela tem especialização em Gestão de Projetos Culturais e Organização de Eventos pela Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP e em Bens Culturais pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Assessoria de Comunicação do ICMC com informações da Secretaria de Cultura

Oficina Elaboração de Projetos Culturais
Período: 14 e 15 de abril.
Local: Sala da Congregação (4-112) do ICMC (avenida Trabalhador São-carlense, nº 400, no centro da cidade).
Horário: das 9 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
Inscrições: icmc.usp.br/e/f917f
Adesão: gratuita
Mais informações: (11) 3339-8811