segunda-feira, 15 de abril de 2013

Presidente da Academia Brasileira de Ciências ministra aula magna no ICMC

Jacob Palis Junior (foto: site ABC)
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) realizará no dia 24 de abril, quarta-feira, a Aula Magna 2013, intitulada A view of some fundamental developments in dynamics, a ser ministrada por Jacob Palis Júnior, pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento é aberto a toda a comunidade e acontecerá às 14h no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no campus USP de São Carlos. Na oportunidade, será realizada também a cerimônia de homenagem aos melhores alunos formados no ICMC em 2013.

Jacob Palis Júnior é um matemático de prestígio nacional e internacional, e deu grande contribuição ao desenvolvimento do ensino e à consolidação da pesquisa em matemática no Brasil. Sua produção científica, concentrada na área de Sistemas Dinâmicos, está registrada em importantes periódicos de circulação mundial.

Formou-se engenheiro em 1962 pela Escola Nacional de Engenharia da Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui mestrado e doutorado em Matemática pela Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), onde foi orientado por Stephen Smale, medalhista Fields de 1966. Fez também pós-doutorado na instituição americana. Retornou ao Brasil em 1968, quando ingressou como pesquisador do IMPA, onde permanece até hoje. É pesquisador titular desde 1975, e ocupou vários cargos na instituição, inclusive o de diretor.

Jacob Palis Junior exerceu o cargo de presidente da Sociedade Brasileira de Matemática, além de atuar em diversos conselhos científicos nacionais e internacionais. Na Academia Brasileira de Ciências, da qual é o atual presidente, ingressou como membro titular em 1970. É também membro das academias de ciências da Alemanha, Chile, Estados Unidos, Europa, Índia, Itália, França, México, Noruega, Portugal e Rússia. Recebeu o título de Doutor Honoris Causa de universidades do Brasil, Chile, Cuba, Peru e Reino Unido.

Dentre as diversas premiações recebidas ao longo de sua carreira, destacam-se o Prêmio Moinho Santista (1976), Prêmio TWAS em Matemática (1988), Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), InterAmerican Prize for Science (1995), Medalha do Mérito Científico Carlos Chagas Filho (2000), Medalha de Honra ao Mérito da CAPES (2001), Prize Mexico for Science and Technology (2001), Trieste Science Prize (2006), International Prize Accademia Nazionale dei Lincei for Mathematics (2008) e o destacado Balzan Prize (2010), sendo o sétimo matemático premiado, desde 1962, e o primeiro não europeu/americano. Em 1994, foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico na categoria Grã-Cruz, e em 2005, com a Chevalier de la Legion d Honneur.

A tradicional Aula Magna é uma ação conjunta da Diretoria e da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.

Serviço
  • Aula Magna 2013 - ICMC-USP
  • Palestrante: Jacob Palis Junior (CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/2273093016939875)
  • Quando: quarta-feira, 24 de abril, às 14h
  • Onde: auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano (USP São Carlos)

Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146