sexta-feira, 26 de abril de 2013

Laboratório do INCT-SEC pesquisa agricultura de precisão e monitoramento ambiental


Automação industrial e inteligência computacional são temas pesquisados pelo Laboratório de Automação e Computação Evolutiva (LACE), integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) e localizado no Campus de São José do Rio Preto da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Sob coordenação do Prof. Alex Roschildt Pinto, o LACE atualmente desenvolve projetos nas áreas de agricultura de precisão e monitoramento ambiental. Em parceria com o Prof. Dr. Jó Ueyama, do Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente (LaSDPC), do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos, são pesquisadas abordagens de comunicação entre Veículos Aéreos não Tripulados (VANTS) e redes de sensores sem fio objetivando realizar pulverização autonômica e de precisão de defensivos agrícolas.

Além disso, está em desenvolvimento um projeto de detecção de incêndios em florestas por meio do uso de robôs móveis terrestres de baixo custo. Com a colaboração da Profa. Dra. Kalinka Castelo Branco, do Laboratório de Sistemas Embarcados Críticos (LSEC), também do ICMC, o intuito principal desta pesquisa é o monitoramento de áreas de grande extensão como reservas florestais.

Outra linha de pesquisa que está sendo estudada no âmbito do INCT-SEC é o desenvolvimento de técnicas e algoritmos autonômicos baseados em computação evolutiva para redes de sensores sem fio (RSSF) de larga escala. O gerenciamento de RSSF implantadas em áreas de difícil acesso colabora para aumentar o tempo de vida dessas redes.


O LACE está ligado aos grupos de trabalhos de veículos terrestres (GT2), veículos aéreos (GT3) e aplicações integradoras (GT4) do INCT-SEC. Além do coordenador, fazem parte do LACE os professores doutores Adriano Cansian e José Márcio Machado e os graduandos bolsistas de iniciação científica André Cintra, André Ribeiro, Guilherme Freire e Leandro Gonçalves.

Colaboração

De acordo com o professor Alex, “a forte interação com os participantes do INCT-SEC permitiu que várias pesquisas fossem desenvolvidas em parceria, especialmente com o ICMC-USP; bem como, a realização de visitas técnicas entre as instituições, que permite o envolvimento dos integrantes de forma mais ativa. Assim, considera-se que esta iniciativa é de grande valia para o desenvolvimento científico e tecnológico do laboratório da UNESP de São José do Rio Preto”.

O LACE também é parceiro das instituições nacionais e internacionais: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMS), Universidade do Porto - Portugal e Otto-von-Guericke-Universität Magdeburg - Alemanha.

Mais informações:

Por Suzana Xavier - Assessoria de Comunicação