segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

USP abre concursos para professores nas áreas de computação e matemática

Aprovados terão salário inicial de R$ 11.069,17 e vão atuar no ICMC, que se localiza no campus da Universidade em São Carlos

O ICMC tem hoje cerca de dois mil alunos divididos em oito cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação, e conta com 126 docentes e 103 funcionários técnico-administrativos.

Estão abertas as inscrições em dois concursos públicos para o cargo de professor doutor no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Os docentes aprovados deverão manter vínculo empregatício exclusivo com a USP (Regime de Dedicação Integral à Docência e à Pesquisa) e terão salário inicial de R$ 11.069,17. 

Uma das vagas é para atuar junto ao Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto, na especialidade inteligência artificial. Para obter mais detalhes sobre as etapas do concurso bem como sobre os prazos, as provas e demais informações, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/9c815

Já a outra vaga é vinculada ao Departamento de Matemática (SMA) do ICMC, na área de conhecimento álgebra. Para obter mais detalhes sobre as etapas do concurso bem como sobre os prazos, as provas e demais informações, acesse o edital completo disponível neste link: icmc.usp.br/e/c0a52

As inscrições para os dois concursos devem ser realizadas exclusivamente via internet até 17 horas do dia 3 de fevereiro de 2020 (horário oficial de Brasília/DF) por meio do sistema de admissão docente: https://uspdigital.usp.br/gr/admissao

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Computação - Edital ATAc/ICMC/USP nº 99/2019: icmc.usp.br/e/9c815
Matemática - Edital ATAc/ICMC/USP nº 100/2019: icmc.usp.br/e/c0a52
Assistência Acadêmica do ICMC: (16) 3373-8163 ou (16) 3373.8109
E-mail: sacadem@icmc.usp.br

sexta-feira, 13 de dezembro de 2019

Oportunidade: alunos da USP podem pedir transferência para cursos do ICMC

Confira como funcionará o processo de transferência interna em 2020



O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, divulgou as normas para o processo de transferência interna. Em 2020, serão disponibilizadas 58 vagas em sete cursos de graduação do Instituto.

Para solicitar a transferência interna, é preciso que o interessado seja aluno da USP com programa ativo no momento da solicitação, não tenha ultrapassado o tempo ideal de duração do curso de origem e tenha sido aprovado em mais de 50% dos créditos em que se matriculou no curso de origem.

Os interessados em participar do processo seletivo deverão fazer a inscrição on-line a partir das 9 horas do dia 14 de janeiro por meio do formulário eletrônico disponível neste link www.icmc.usp.br/graduacao/ingresso. As inscrições terminam às 16 horas do dia 15 de janeiro. Será necessário anexar os seguintes documentos ao formulário eletrônico:
  • Atestado de que é aluno da USP (obtido pelo Sistema Júpiter Web).
  • Histórico escolar completo do curso atual.
A lista com os aprovados será divulgada no dia 29 de janeiro, no site do ICMC. As matrículas deverão ser realizadas nos dias 6 e 7 de fevereiro, das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas, no Serviço de Graduação do ICMC, pessoalmente ou por meio de um representante que tenha cópia simples do documento de identidade do aluno.

O edital completo, que apresenta também os critérios de avaliação, está disponível no link icmc.usp.br/e/7dc23. Veja, a seguir, os cursos que possuem vagas para ingresso no primeiro semestre de 2020:
  • Bacharelado em Ciências de Computação (integral): 16 vagas.
  • Bacharelado em Sistemas de Informação (noturno): 9 vagas.
  • Bacharelado e Licenciatura em Matemática – núcleo geral (integral): 7 vagas.
  • Bacharelado em Matemática (integral): 2 vagas.
  • Licenciatura em Matemática (integral): 2 vaga.
  • Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica (diurno): 11 vagas.
  • Bacharelado em Estatística (noturno): 11 vagas.
Texto: Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Foto: Reinaldo Mizutani

Mais informações
Edital de transferência interna: icmc.usp.br/e/7dc23
Serviço de Graduação do ICMC: (16) 3373.9639 ou grad@icmc.usp.br

quinta-feira, 12 de dezembro de 2019

Pioneirismo de professora do ICMC é reconhecido em evento sobre sistemas multimídia e web

Homenagem aconteceu durante o jantar oficial do Webmedia 2019, principal evento brasileiro da área


Quando a professora Maria da Graça Campos Pimentel se uniu a mais dois pesquisadores para construir a primeira edição do Workshop Sistemas Hipermídia Distribuídos, não imaginava que estava lançando ali, simbolicamente, a pedra fundamental de uma nova área de pesquisa em computação no Brasil. Depois de 25 anos, a pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP foi reconhecida por seu pioneirismo. 

A homenagem aconteceu durante o jantar oficial do principal evento brasileiro da área: o Webmedia 2019 - XXV Simpósio Brasileiro de Sistemas Multimídia e Web, promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). O evento ganhou esse novo nome e cresceu em relevância e tamanho, mas sua semente foi lançada no ICMC em 1995 pelas mãos da professora Graça e dos professores Cesar Teixeira, do departamento de Computação da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Luiz Fernando Gomes Soares, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). 

A XXV edição do evento aconteceu no Rio de Janeiro, de 29 de novembro a 1º de dezembro. Já falecido, Soares foi homenageado in memoriam durante o Webmedia 2019

A professora Maria da Graça é professora do ICMC desde 1987

Contexto – É preciso voltar a 1995 para compreender o contexto em que surge a proposta do Workshop Sistemas Hipermídia Distribuídos no ICMC. Naquele tempo, o mundo ainda não contava com redes sociais, TV Digital e computação móvel, tópicos que foram debatidos no Webmedia 2019

Foi naquele ano que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) aprovou dois projetos sobre sistemas multimídia em uma chamada do Programa Temático Multi-institucional em Ciência da Computação. Um deles foi coordenado por Teixeira e outro por Soares, sendo que ambos contavam com a colaboração da professora Graça. 

Segundo Teixeira, esse Programa do CNPq marca o início da concessão de financiamento de grande porte e estável à área da computação. Juntos, os projetos reuniam pesquisadores de seis instituições: UFSCar, USP, PUC-Rio, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e IBM. Nesse cenário, surge a ideia do Workshop, com a finalidade de unir as equipes das duas iniciativas. 


Sobre a professora – Após concluir o Bacharelado em Ciências de Computação pela UFSCar em 1986, a professora Graça finalizou o mestrado em Ciências de Computação e Matemática Computacional no ICMC em 1989 e o doutorado em Ciências da Computação na University of Kent at Canterbury em 1994. Pesquisadora do ICMC desde 1987, a professora faz parte da equipe do Laboratório de Intermídia e realiza estudos aplicados nas áreas de tecnologia assistiva, saúde e educação.
Texto: Denise Casatti - Com informações da Assessoria de Comunicação da UFSCar

Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Workshop internacional em engenharia de software para a saúde: prazo para submissão de trabalhos termina em janeiro

O evento acontece de 16 a 20 de março de 2020 em Salvador, na Bahia



Termina no dia 13 de janeiro de 2020 o prazo para submeter trabalhos à segunda edição do International Workshop on Software Engineering for Healthcare (SEH), que acontece de 16 a 20 de março, em Salvador, na Bahia. A iniciativa é parte da programação de uma das maiores conferências internacionais da área: IEEE International Conference on Software Engineering (ICSE)

A ideia do Workshop é exatamente estimular a interação entre estudantes, pesquisadores e profissionais de engenharia de software, informática em saúde e domínios médicos. Entre os tópicos que serão discutidos no evento estão padrões, métodos, modelos e técnicas que moldarão a próxima geração dos sistemas de software na área da saúde, especialmente em relação à qualidade, segurança, proteção, governança de dados e sustentabilidade. 

O workshop também pretende abordar o papel que a engenharia e a arquitetura de software desempenham na criação de novas soluções de assistência médica e tendências emergentes na prática atual, inclusive nos países em desenvolvimento. Por meio da troca de experiências bem-sucedidas, os participantes poderão analisar o impacto de soluções alternativas, incentivando a inovação. 

“O principal objetivo do Workshop é estabelecer uma agenda de pesquisa no campo da engenharia de software para dar suporte ao projeto e desenvolvimento de sistemas para a área de saúde”, explica a professora Elisa Yumi Nakagawa, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) USP, em São Carlos, que é uma das coordenadoras do evento. 

A comissão organizadora do Workshop conta ainda com a participação de Lina Garcés e Milena Guessi, pós-doutorandas que fazem parte do Laboratório de Engenharia de Software (LabES) do ICMC. Para se inscrever e submeter trabalhos no evento, basta acessar o site do Workshop.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

International Workshop on Software Engineering for Healthcare 
E-mail: seh2020@googlegroups.com

quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Modelando a atividade neuronal: evento da USP e da UFSCar acontece dia 13


Dia Temático do Programa Interinstitucional de Pós-Graduação em Estatística terá como foco um campo particular da neurociência

Gratuito e aberto a todos os interessados, evento acontecerá das 9h45 às 17h15 no auditório 3 da UFSCar

Um dos grandes desafios da humanidade é entender como o sistema nervoso funciona e como interage com o corpo. Já a atividade dos neurônios é um campo particular de estudo em neurociência, que demanda a colaboração entre pesquisadores das mais variadas áreas do conhecimento. Possibilitar a interação entre estatísticos, matemáticos, físicos e demais cientistas que atuam no campo da neurociência é um dos objetivos do evento Modelando a atividade neuronal, que acontecerá na sexta-feira, 13 de dezembro, em São Carlos.

A iniciativa será realizada no auditório 3 da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), ao lado da Biblioteca Comunitária da Universidade, das 9h45 às 17h15. A palestra de abertura abordará a forma da comunicação vocal e será ministrada pelo professor Daniel Takahashi, do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Takahashi é membro do Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (CEPID NeuroMat), uma das instituições que estão promovendo o evento em parceria com o ProgramaInterinstitucional de Pós-Graduação em Estatística (PIPGEs) – oferecido em conjunto pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP e pela UFSCar.

Mais dois pesquisadores do CEPID NeuroMat farão palestras no evento: o professor Guilherme Ost, do departamento de Matemática e Estatística da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falará sobre o estudo da atividade neuronal através de processos pontuais, abordando os Teoremas Limites; já a palestra O Cérebro Estatístico será ministrada pela professora Aline Duarte de Oliveira, do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Encerrando as atividades, o professor Luciano Costa, do Instituto de Física de São Paulo, discorrerá sobre a neurociência de redes.

Gratuito e aberto a todos os interessados, o evento conta, ainda, com o apoio das principais agências de fomento à pesquisa do País: FAPESP, Capes e CNPq. Para participar, basta enviar um e-mail solicitando sua inscrição para o endereço sandro.gallo@ufscar.br.

Texto: Denise Casatti - Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

6º Dia Temático PIPGEs: modelando a atividade neuronal
Quando: sexta-feira, 13 de dezembro, das 9h45 às 17h15
Onde: auditório 3 da UFSCar ao lado da Biblioteca Comunitária da Universidade
Site do evento: icmc.usp.br/e/1d012
Solicitação de inscrições: sandro.gallo@ufscar.br


Mais informações
Seção de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br

quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

Oportunidade: projeto de robótica do ICMC seleciona bolsistas

Estudantes de graduação da USP podem atuar em projeto voltado para educação e competições de robôs; interessados podem se inscrever até a próximo terça, 10 de dezembro

Bolsistas poderão contribuir para que mais crianças e adolescentes tenham contato com a robótica e participem de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica
(crédito da imagem: Denise Casatti)


Se você é estudante da USP, em São Carlos, e está cursando Ciências de Computação, Engenharia de Computação ou Engenharia Elétrica pode se candidatar a uma das quatro bolsas de iniciação científica oferecidas pelo projeto de pesquisa Robótica Social para educação e competições. 

O estudante selecionado receberá uma bolsa no valor mensal de R$ 400,00 durante um ano. Como pré-requisito, é preciso ter conhecimento e experiência em impressão 3D e também na área de robótica, mais especificamente em montar e programar kits robóticos tais como Lego Mindstorm, Kit PeTE e/ou Arduino

Coordenado pela professora Roseli Romero, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, o projeto foi selecionado pela Pró-Reitoria de Graduação da USP por meio do programa Aprender na Comunidade. A iniciativa visa apoiar projetos já existentes ou novas propostas que tenham como objetivo promover o desenvolvimento de competências do aluno de graduação e o desenvolvimento de sua prática profissional em conexão direta com a sociedade. Das 146 propostas submetidas ao edital do programa, 104 foram aprovadas e apenas 17 pertencem à categoria de projetos consolidados e interdisciplinares, na qual se enquadra a iniciativa da professora Roseli. 

Os interessados em participar da seleção devem preencher, até a próxima terça, 10 de dezembro, o formulário disponível neste link: icmc.usp.br/e/03028. Haverá uma pré-seleção, com base nas informações fornecidas pelos estudantes e os selecionados receberão um comunicado, via e-mail, para comparecer a uma entrevista com a professora. Todas as entrevistas estão previstas para serem realizadas no dia 12 de dezembro. 

Quem for selecionado contribuirá para que os objetivos educacionais do projeto sejam alcançados, tais como: permitir que crianças tenham um primeiro contato com a robótica, auxiliando na obtenção de novos conceitos; possibilitar que crianças e adolescentes em situação socioeconômica mais desfavorável possam ter contato com a robótica, aprender e participar de competições como a Olimpíada Brasileira de Robótica; ensinar professores da rede pública a montar e programar robôs, de forma a aplicar essa tecnologia em sala de aula. 

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 

Mais informações 
Link para inscrições: icmc.usp.br/e/03028 
Departamento de Ciências de Computação: (16) 3373.9671 ou scc@icmc.usp.br

terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Ferramenta para análise de big data auxilia tomada de decisão na área médica

Professora do ICMC coordena projeto que reúne cientistas da computação, médicos, matemáticos e outros pesquisadores

Rangaraj Rangayyan (à esquerda), Agma Traina e Marco Gutierrez: três dos 25 pesquisadores que fazem parte do projeto temático Mineração, indexação e visualização de Big Data no contexto de sistemas de apoio à decisão clínica (MIVisBD)
(crédito da imagem: Denise Casatti)

Sistemas computacionais sofisticados, capazes de armazenar, indexar, analisar e dar sentido a grandes conjuntos de dados não processáveis por softwares tradicionais, poderão se tornar ferramentas essenciais para apoiar a tomada de decisão na área médica.

Pesquisas direcionadas a esse objetivo têm sido conduzidas pelo Grupo de Bases de Dados e de Imagens (GBdI) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP) em São Carlos. O tema foi abordado pela professora Agma Traina, em palestra apresentada na FAPESP Week France.

“Um dos maiores desafios no campo da Ciência da Computação é integrar, organizar e aproveitar grandes volumes de dados multimodais de plataformas diversificadas para impulsionar processos de tomada de decisão. Ou seja, tornar possível usar dados de fontes variadas, como exames, monitoramento e tratamento de pacientes, para coletar informações de casos semelhantes e construir uma melhor compreensão sobre um determinado caso”, disse Traina.

As pesquisas feitas no laboratório do GBdI lidam com grandes quantidades de dados complexos, oriundos de hospitais públicos do Estado de São Paulo. O grupo trabalha principalmente com imagens e vídeos capazes de fornecer aos médicos informações sobre casos similares tratados no passado.

“Quando um especialista analisa, por exemplo, a radiografia do tórax de um paciente, ele pode até se lembrar de ter visto um resultado semelhante no passado, mas dificilmente saberá quando ou onde foi e com qual paciente. Mas, se puder buscar instantaneamente em uma base de dados por casos similares, exames, resultados e tratamentos indicados no passado, poderá tomar decisões com menos esforço e mais confiança”, disse Traina à Agência FAPESP.

Parte da pesquisa tem apoio da FAPESP por meio de um Projeto Temático coordenado por Traina. Ela conta que o projeto envolve organização de bases de dados, métodos de acessos métricos (empregados para acelerar a avaliação de consultas semelhantes), processamento e visualização de imagens que permitem oferecer a médicos especialistas ferramentas, algoritmos e métodos para reunir e acessar informações muito valiosas de casos antigos e atuais.

“Precisamos para isso reunir profissionais em aprendizado de máquina, base de dados, linhagem de dados [sobre a origem dos dados], visualização e processamento de imagens. Em nosso grupo, temos cientistas da computação, médicos, matemáticos e outros pesquisadores que trabalham integrados, de modo a resolver os problemas propostos”, disse a pesquisadora, que também é membro da Coordenação de Área de Ciência e Engenharia da Computação da FAPESP.

Traina destaca que o tamanho e a complexidade das bases de dados de registros eletrônicos de pacientes oferecem grandes desafios de processamento, tanto em termos de desenvolvimento e de aplicação de técnicas de análise e de extração de conhecimento, como no apoio ao desenvolvimento de ferramentas práticas para uso clínico.

“No entanto, também incorporam uma infinidade de oportunidades para criar algoritmos e métodos capazes de exibir informações relevantes relacionadas com um paciente particular ou grupos de pacientes, que estariam usualmente ocultas pelo grande volume de dados”, disse.

“Além disso, a manipulação eficiente desses dados ajuda a tornar os registros eletrônicos de pacientes em uma plataforma mais úteis para apoiar os profissionais de saúde, lidando com aplicações médicas de rápida demanda, bem como decisões governamentais estratégicas em saúde”, disse.

O simpósio FAPESP Week France foi realizado entre os dias 21 e 27 de novembro, graças a uma parceria entre a FAPESP e as universidades de Lyon e de Paris, ambas da França. Leia outras notícias sobre o evento em www.fapesp.br/week2019/france.



Texto: Heitor Shimizu, de Lyon – Agência FAPESP

Acesse aqui a reportagem original da Agência FAPESP. A Agência FAPESP licencia notícias via Creative Commons (CC-BY-NC-ND) para que possam ser republicadas gratuitamente e de forma simples por outros veículos digitais ou impressos. A Agência FAPESP deve ser creditada como a fonte do conteúdo que está sendo republicado e o nome do repórter deve ser atribuído.

Leia mais: 


Mais informações
Assessoria de Comunicação do ICMC: (16) 3373.9666
E-mail: comunica@icmc.usp.br

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

Inscrições abertas para bolsas de monitoria no ICMC

As monitorias começarão em março e terão duração de quatro meses; valor da bolsa é de R$ 300 mensais



Estão abertas, até 7 de dezembro, as inscrições para bolsas de monitoria no Departamento de Matemática (SMA) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Podem participar alunos de graduação e de pós-graduação de todo o campus. 

As monitorias começarão em março de 2020 e terão duração de quatro meses. O aluno receberá uma bolsa de R$ 300 mensais. Para ser selecionado, é preciso ter cursado a disciplina que pretende dar monitoria ou equivalente, além de não possuir outra bolsa. As inscrições devem ser realizadas por meio do formulário online disponível em icmc.usp.br/e/d421f. Além disso, é necessário enviar o histórico escolar atualizado (em PDF) e uma foto 3×4 digitalizada para o e-mail sma@icmc.usp.br. As disciplinas que possuem vaga de monitoria são: 
  • SMA 0300 - Geometria Analítica
  • SMA 0800 - Geometria Analítica 
  • SMA 0301 - Cálculo I 
  • SMA 0353 - Cálculo I 
  • SMA 0801 - Cálculo I 
  • SMA 0354 - Cálculo II 
  • SMA 0333 - Cálculo III 
  • SMA 0355 - Cálculo III 
  • SMA 0803 - Cálculo III 
  • SMA 0356 - Cálculo IV 
  • SMA 0334 - Fundamentos para a Matemática do Ensino Superior 
  • SMA 0374 - Álgebra Linear e Geometria Analítica 
  • SMA 0505 - Matrizes, Vetores e Geometria Analítica 
  • SMA 0805 - Tópicos de Matemática 
  • SLC 0601 - Matemática I 
  • SLC 0607 - Cálculo I 
  • Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) 
Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 
Imagem: Freepik

Mais informações 
Formulário para inscrições: icmc.usp.br/e/d421f 
Departamento de Matemática (SMA): (16) 3373.9711 
E-mail: sma@icmc.usp.br

Internet das coisas: projetos serão atração da próxima quarta no ICMC

Público poderá conferir iniciativas desenvolvidas por alunos da USP para rastrear objetos e automatizar umidificador de ar, ar-condicionado, sistema de iluminação e telescópio


Soluções desenvolvidas pelos estudantes serão apresentadas na próxima quarta, 4 de dezembro, no hall da Biblioteca Achille Bassi, das 11 às 12 horas; evento é gratuito, aberto a todos os interessados e não demanda inscrições prévias

A tecnologia já possibilita que você, de qualquer lugar do mundo, possa interagir com dispositivos que estão em sua casa por meio da internet. Possibilitar essa ligação entre o mundo físico e o digital é o objetivo de uma área chamada Internet das Coisas, que foi foco de uma disciplina optativa ministrada este semestre a 25 estudantes da USP, em São Carlos. Na aula, os alunos tiveram a oportunidade de desenvolver projetos em grupo para resolver cinco diferentes problemas: rastrear objetos e automatizar umidificador de ar, ar-condicionado, sistema de iluminação e telescópio. 

As soluções encontradas pelos estudantes serão apresentadas na próxima quarta-feira, 4 de dezembro, no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. A primeira mostra de projetos da disciplina Internet das Coisas é gratuita, aberta a todos os interessados, e acontecerá no Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca Achille Bassi, das 11 às 12 horas. 

Sob orientação do professor Júlio Estrela, os alunos desenvolveram os projetos do zero, a partir de um kit educacional básico contendo diversos equipamentos como sensores, fios, multímetro, placa Raspberry Pi, microcontrolador, roteador sem fio, ferro e pasta de soldagem. Durante todo o semestre, os estudantes contaram com o apoio do professor Eduardo Simões, e trabalharam em equipe no Laboratório de Sistemas Distribuídos e Programação Concorrente, no bloco 1 do ICMC. 

O resultado dessa primeira vez que a disciplina foi oferecida no ICMC impressionou: “Fiquei surpreendido com a capacidade que nossos alunos têm para criar soluções quando os problemas são bem apresentados e materiais adequados são oferecidos”, conta Júlio. Ele acredita que as soluções desenvolvidas na disciplina podem impactar diretamente o próprio ICMC e outras instituições públicas, como escolas, por exemplo, a partir da automatização de sistemas de iluminação e ar-condicionado. 

“Essa pequena experiência me permite dizer que é preciso investir mais em materiais didáticos para que os alunos possam colocar a mão na massa. É preciso que nós, educadores, busquemos novas formas de potencializar as oportunidades de aprendizagem. Nossos alunos precisam ser preparados para serem os protagonistas do aprendizado e criadores de soluções que vão causar impacto na sociedade”, finaliza o professor.

Estudantes colocaram a mão na massa para criar os projetos do zero, a partir de um kit educacional básico contendo diversos equipamentos

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP 


Mostra de projetos Internet das Coisas
Quando: quarta-feira, 4 de dezembro, das 11 às 12 horas 
Onde: Hiperespaço Gilberto Loibel, no hall da Biblioteca do ICMC 
Endereço: avenida Trabalhador são-carlense, 400, na área I do campus da USP, em São Carlos. 
Mais informações: (16) 3373.9622 ou eventos@icmc.usp.br

Evento internacional de equações diferenciais recebe trabalhos até 16 de dezembro


ICMC Summer Meeting on Differential Equations acontecerá de 3 a 5 de fevereiro


Na edição de 2019, 210 pesquisadores de diversos países compareceram ao encontro

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, promoverá, de 3 a 5 de fevereiro de 2020, um dos mais importantes eventos na área de equações diferenciais: o ICMC Summer Meeting on Differential Equations.

Na programação, estão previstas palestras, seções especiais temáticas e seções de pôsteres, em que pesquisadores já experientes e estudantes de pós-graduação de diversas partes do mundo apresentarão seus trabalhos. Além de debater as novas pesquisas que estão sendo desenvolvidas na área, o evento tem por objetivo promover a internacionalização dos diversos grupos que pesquisam equações diferenciais e atuam no Estado de São Paulo. Promovido anualmente pelo ICMC desde 1996, o encontro faz parte do calendário científico nacional e internacional.

Quem deseja submeter trabalhos pode enviar os resumos até 16 de dezembro por meio do site do evento. Já as inscrições para ouvintes podem ser realizadas até dia 10 de janeiro no mesmo site.

Programa de Verão – O ICMC Summer Meeting on Differential Equations integra a agenda do Programa de Verão em Matemática do ICMC, que ocorre de 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020. Realizado anualmente desde 1983, o Programa é um catalisador de interações entre os pesquisadores de diversos grupos do Brasil e do exterior. Também oferece atualização e formação por meio de reuniões científicas e cursos de nivelamento e avançados.

Além disso, o desempenho dos participantes nas disciplinas do Programa pode contar significativos pontos no processo seletivo para ingresso no Mestrado em Matemática do ICMC. As atividades são promovidas pelo Programa de Pós-Graduação em Matemática do ICMC, contando com a participação de pesquisadores visitantes, alunos de graduação e de pós-graduação.

Este ano, evento celebrará o aniversário de 60 anos do pesquisador Tomás Caraballo, da Universidade de Sevilla, na Espanha

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

ICMC Summer Meeting on Differential Equations
Data máxima para submissão de trabalhos: 16 de dezembro
Data do evento: 3 a 5 de fevereiro de 2020
E-mail: summer@icmc.usp.br

Programa de Verão em Matemática 2020
Data do evento: 6 de janeiro a 14 de fevereiro de 2020
E-mail: verao@icmc.usp.br

Mais informações
Área de eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br