Atividades são gratuitas e fazem parte da Virada Científica da USP, evento que começa dia 17 de outubro
Quem curte games vai poder aprender na prática como um jogo é desenvolvido |
Sábado, 17 de outubro, é dia de se divertir programando games, assistindo filmes e participando de um Seminário de Coisas Legais no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos. Todas as atividades são gratuitas, não demandam inscrição prévia e fazem parte da Virada Científica da USP, um grande evento que vai mobilizar unidades de ensino e pesquisa da Universidade durante 24 horas.
Os que curtem games terão a oportunidade de experimentar como é desenvolver jogos durante a atividade coordenada pelo grupo Fellowship of the Game e pelo professor Fernando Osório. A ideia é que os participantes permaneçam no laboratório 1-004 do ICMC, no bloco 1, durante cerca de uma hora dedicando-se a resolver alguns desafios propostos pela Hora do Código. Para participar, não é necessário ter qualquer conhecimento prévio sobre programação, mas é preciso ter mais de 16 anos. O público poderá, ainda, escolher a hora mais adequada para realizar essa atividade, que começará a partir das 9 horas do dia 17 e vai acontecer ininterruptamente até as 9 horas do dia 18.
Agora responda: você já viu uma moeda que não seja redonda? Aliás, existe um motivo para que elas sejam redondas? Já viu uma bicicleta com rodas quadradas ou uma broca que faça um furo quadrado? E a lei do impedimento, você sabe o que é? Essas são algumas perguntas que o professor Leandro Aurichi pretende responder no Seminário de Coisas Legais, edição especial Figuras Estranhas, que acontecerá às 13h13 no auditório Fernão Stella Rodrigues, no bloco 6 do ICMC, dia 17.
Haverá, ainda, uma programação especial para os amantes da sétima arte. Serão duas sessões de cinema no dia 17: uma com o filme Ex-machina, às 14h30, e outra com o filme Dimensions, às 17 horas. Depois da exibição de cada filme, haverá um debate coordenador por professores do ICMC. Após Ex-machina, o bate-papo coordenado pelo professor Francisco Rodrigues abordará a questão dos robôs, da inteligência artificial e do Teste de Turing. Já depois de Dimensions, o foco da conversa coordenada pela professora Márcia Federson será a matemática. As seções de cinema também são gratuitas e abertas a todos os interessados, mas o filme Ex-machina não é recomendado para menores de 14 anos.
“É papel da Universidade pública levar aquilo que ela produz e pesquisa para todos, e um evento como esse permite que isso seja feito de maneira informal, divertida e interativa, o que só ajuda a aumentar o interesse e o entendimento das pessoas sobre o tema”, diz a Pró-Reitora de Cultura e Extensão Universitária da USP, Maria Arminda do Nascimento Arruda.
A Vira Científica da USP contará com mais de 150 atividades e marca também a participação da Universidade na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e que agrega programações especiais de popularização da ciência em todo o Brasil. A programação completa pode ser consultada no site http://www.viradacientifica.prceu.usp.br/ e também na página do evento no Facebook.
Texto e foto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Mais informações
Confira a programação do ICMC: www.icmc.usp.br/e/ade26
Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC: (16) 3373.9146
E-mail: comunica@icmc.usp.br