Um ano depois do falecimento do pesquisador, Instituto inaugura espaço em sua homenagem
Gilberto Francisco Loibel foi um dos principais impulsionadores do ambiente de estudos e pesquisa em matemática no interior do Estado de São Paulo. Um ano após sua morte, o pesquisador será homenageado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, na quinta-feira, 20 de novembro.
Loibel foi responsável pela implantação da pesquisa em Topologia no interior do Estado, durante a segunda metade do século passado. Ele também escreveu o primeiro livro sobre Teoria de Singularidades no Brasil, publicado em 1967, quando ministrou o primeiro curso sobre o assunto no 6º Colóquio Brasileiro de Matemática.
Segundo a professora Maria Aparecida Soares Ruas, do ICMC, que foi orientada por Loibel durante o mestrado, além de ser o introdutor da Teoria de Singularidades no Brasil, Loibel foi o fundador do Grupo de Singularidades de São Carlos. “Ele orientou os primeiros alunos de mestrado e doutorado nessa área, principalmente no período de 1970 a 1985. Muitas das dissertações e teses orientadas por Loibel foram pioneiras nos temas abordados, graças ao brilhantismo do orientador”, disse.
A cerimônia acontecerá às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano. Ao final do evento, o público se dirigirá ao hall da Biblioteca Achille Bassi, que receberá um novo nome: hiperespaço Professor Loibel. É necessário confirmar presença no evento entrando em contato com a Seção de Eventos por e-mail ou telefone (veja abaixo).
Mais informações
Seção de Eventos do ICMC: (16) 3373.9622
E-mail: eventos@icmc.usp.br