Lago da UFSCar (foto: Marinho Andrade) |
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, recebe até o final de agosto uma exposição de fotos sobre a fauna e a flora do lago da UFSCar. As imagens foram obtidas durante oficina de fotografia realizada pelo Projeto Monjolinho, que tem como objetivo estimular a preservação ambiental da área. A exposição é promovida pela Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC.
A oficina foi ministrada por Marinho Andrade, professor do Instituto, e contou com a participação de mais de 20 pessoas, que puderam aprender conceitos básicos de fotografia, como uso adequado de lentes, diferentes tipos de controle, triângulo de exposição, conceitos de composição, planos e cortes. O curso permitiu aproximar o público do lago da UFSCar e despertar o interesse por aquele ambiente e seus problemas. São 24 fotos que estão expostas no saguão da Biblioteca Achille Bassi do ICMC.
Sobre o projeto - O Projeto Monjolinho teve início em 2015, na bacia do Monjolinho, onde está inserido o lago da UFSCar. Neste ano, foram realizadas diversas atividades relacionadas à área, como observação de aves, oficinas de diversos temas, avaliação microbiológica, ecologia de paisagem, além de mutirões de limpeza pelo local. O projeto é coordenado por Leonardo Seneme Ruy.
Mais informações
Secretaria da Comissão de Cultura e Extensão Universitária do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
ccex@icmc.usp.br