terça-feira, 2 de setembro de 2014

Simpósio mostra a abrangência das áreas de pesquisa em matemática

Durante três dias de atividades, alunos do ICMC puderam trocar experiências com estudantes de outras instituições de ensino da região e descobrir novos nichos de pesquisa

Medalha Garfields: criada para premiar estudantes
que se destacaram durante apresentações orais e painéis
Despertar o interesse pela pesquisa na área de matemática, apresentando aos alunos de graduação a abrangência das áreas nas quais podem atuar. Esse foi um dos principais objetivos da 17ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM), que aconteceu no Instituto de Ciências Matemáticas e Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, de 26 a 28 de agosto, reunindo 170 participantes. “Esse evento já está incorporado à agenda acadêmica do ICMC, é uma tradição e uma grande oportunidade para que vocês vejam o que está acontecendo na área”, afirmou a vice-diretora do Instituto, Maria Cristina de Oliveira, na abertura do Simpósio. 

Profissionais que estão atuando no mercado, pesquisadores do ICMC e de outras instituições convidadas apresentaram um amplo panorama das atividades que realizam, abrangendo temas ligados à matemática pura, educação matemática, matemática aplicada e estatística. Marcaram presença no evento pesquisadores e alunos da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp), campi de Rio Claro e de Presidente Pudente. “Estimulamos também os estudantes que estão fazendo iniciação científica a apresentarem seus trabalhos, contribuindo para que percam o medo de falar em público e aprimorem suas habilidades”, contou um dos coordenadores do evento, professor Everaldo Bonotto. Ao todo, 25 estudantes apresentaram os projetos de iniciação científica que estão desenvolvendo. 

Vice-diretora do ICMC durante a abertura do evento
“A primeira palestra que fiz aqui no ICMC foi durante um Simpósio como esse. É uma grande oportunidade de aprendizado porque você precisa extrair as informações essenciais do que está pesquisando na iniciação científica, criar uma sequência lógica para apresentar o conteúdo ao público e captar a atenção da plateia, tomando cuidando para não ultrapassar o tempo”, explicou Oriana Ortiz, aluna do Bacharelado em Matemática no ICMC que fez parte da comissão organizadora do evento. “É um momento em que saímos da nossa rotina de estudos e somos levados a respirar outros ares e a lembrar dos motivos que nos fazem gostar de matemática”, completou a estudante.

“Como temos um panorama muito diversificado sendo apresentado aos estudantes, eles passam a enxergar as oportunidades que existem além da docência na área”, adicionou o outro coordenador do evento, o professor do ICMC Éder Ritis.

“O SiM é também uma oportunidade para que se diminua a distância entre alunos e professores, algo muito importante conforme o professor José Carlos Cintra ressaltou em sua palestra ‘A arte de ensinar’”, ressaltou a professora Thaís Jordão, que também fez parte da comissão organizadora do Simpósio.

Professor Everaldo, um dos organizadores do 7º SiM
Medalha Garfields – Inspirados pela recente conquista do matemático carioca Artur Avila, o primeiro brasileiro a ganhar uma Medalha Fields, os organizadores do SiM criaram a Medalha Garfields, inspirados pelo professor do ICMC Eduardo Tengan. O objetivo da Garfields foi premiar os estudantes que se destacaram durante as apresentações orais e de painéis, valorizando o trabalho realizado.

Na categoria apresentação oral, o primeiro ligar ficou com o aluno do ICMC João Carlos Caldato Correia. A segunda colocação foi obtida por Bruna Favoretto e o terceiro lugar ficou com Mailde Ozório, ambas do ICMC. Já na categoria painel, a Medalha Fields foi para José Carlos Rubianes Silva, da Unicamp. 

Prêmio Destaque Acadêmico – O final da 17º SiM também foi marcado por uma homenagem aos alunos que obtiveram as maiores médias nos cursos da área de matemática. Confira, a seguir, o nome de todos os homenageados.

Bacharelado em Matemática: José Carlos Fontanesi Kling; Lucas Chiozini de Souza; Hugo Cattarucci Botos; Hugo Rafael de Oliveira Ribeiro.
Licenciatura em Matemática: João Carlos Caldato Correia; Milenna Midori Miashita.
Licenciatura em Ciências Exatas: Gevair Norberto de Souza; Rita de Cássia Idem.
Bacharelado em Estatística: Rodrigo Didier Anderson; Rafael de Carvalho Ceregatti de Console; Brenno Gustavo Barbosa; Livia Chierice Correa de Moraes.
Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica: Allan Vinicius da Silva; Gilmar Correia Caldas; Luiz Otavio Toratti.

Veja mais fotos no álbum do evento no Facebook: icmc.usp.br/e/f3241

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação ICMC/USP
Fotos: Reinaldo Mizutani – Assessoria de Comunicação ICMC/USP

Mais informações
Site do evento: http://sim.icmc.usp.br/
Assessoria de Comunicação do ICMC: comunica@icmc.usp.br
Telefone: (16) 3373.9666