Professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro foi o vencedor do Prêmio e outros três professores receberam menções honrosas por suas teses
Leonardo Tadeu Silvares Martins foi o vencedor do Prêmio |
O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, anuncia o resultado do Prêmio Carlos Gutierrez de Teses de Doutorado 2014. A cerimônia de premiação acontecerá no dia 1 de setembro, às 14 horas, no auditório Fernão Stella de Rodrigues Germano, no ICMC.
O vencedor de 2014 é Leonardo Tadeu Silvares Martins, por sua tese de doutorado On the essential espectrum of the Laplacian and the drifted Laplacian. Nascido em Niterói, Rio de Janeiro, Martins concluiu o Bacharelado em Matemática na Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2002, onde finalizou o mestrado em 2004. Defendeu sua tese na UFF em 2013 sob a orientação do professor Detang Zhou. Desde 2010, é professor da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).
Menções honrosas
Houve reconhecimento também a três outras teses, que receberam menções honrosas. Entre elas está o trabalho Minimal and constant mean curvature surfaces in homogeneous 3-manifolds, de Ana Maria Menezes de Jesus. Nascida em Itabaiana, interior de Sergipe, Menezes concluiu sua Licenciatura em Matemática na Universidade Federal de Sergipe em 2008 e, em 2009, finalizou o mestrado na Universidade Federal de Alagoas. Doutorou-se pelo IMPA em 2013 sob a orientação do professor Harold Rosenberg. Atualmente, ela faz o pós-doutorado na Université Paris-Est Marne-la-Vallée, na França.
A outra menção honrosa foi para José Francisco Alves Oliveira, por sua tese de doutorado Desigualdades do Tipo Trudinger-Moser para uma classe de espaços de Sobolev. Nascido em Altos, no Piauí, Oliveira concluiu o Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Piauí em 2007 e o mestrado em Matemática pela Universidade Federal da Paraíba em 2009. Doutorou-se em Matemática em 2013 pela Universidade Federal de Pernambuco sob a orientação do professor João Marcos Bezerra de Ó. Atualmente, é professor da Universidade Federal do Piauí.
A última menção ficou com Marianna Ravara Vago, por sua tese de doutorado Brunella’s local Alternative. Em 2006, ela graduou-se em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde concluiu seu mestrado em 2009. Já o doutorado é resultado de uma cotutela entre a UFMG e a Universidad de Valladolid, na Espanha. A orientação ficou a cargo dos professores Márcio Gomes Soares (UFMG) e Felipe Cano Torres (Espanha). Atualmente, Vago realiza pós-doutorado na Université de Rennes 1, na França.
Sobre o Prêmio Gutierrez
O Prêmio Professor Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon é uma iniciativa do ICMC apoiada pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) que visa premiar a cada ano a melhor tese de doutorado em Matemática defendida no Brasil.
Realizado desde 2009, o prêmio homenageia o renomado pesquisador peruano Carlos Teobaldo Gutierrez Vidalon (1944-2008). Gutierrez veio ao Brasil em 1969, quando conseguiu uma bolsa de estudos para estudar no IMPA, onde se titulou mestre e doutor em Matemática. Nessa instituição, na qual trabalhou até 1999, começou como professor assistente e chegou à posição de titular. Durante o período, visitou vários importantes centros em matemática como a Universidade da Califórnia, em Berkeley, e o Instituto de Tecnologia da Califórnia.
Após deixar o IMPA, Gutierrez atuou como professor titular no ICMC, contribuindo com a fundação e organização de um novo grupo de pesquisa. Em sua carreira, publicou mais de setenta artigos, orientou sete alunos de doutorado e vinte de mestrado.
Mais informações
Site do Prêmio: http://premiogutierrez.icmc.usp.br/Sobre_Premio.html
Serviço de Pós-Graduação do ICMC
Telefone: (16) 3373.9638
E-mail: posgrad@icmc.usp.br