segunda-feira, 27 de agosto de 2012

ICMC e LeadMedia premiam plano empreendedor de alunos da graduação

Por meio de convênio com o grupo franco-brasileiro LeadMedia, alunos do curso de Bacharelado em Ciências de Computação receberam iPads como prêmio pelo melhor plano de negócios

Texto/foto: Fernanda Vilela

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, e o grupo franco-brasileiro LeadMedia, que atua na área de sistemas e serviços de marketing na internet, premiaram na última segunda-feira (20 de agosto) cinco estudantes do curso de Bacharelado em Ciências de Computação, pelo melhor plano de negócios apresentando como trabalho final da disciplina Empreendedores de Informática.

O Prêmio LeadMedia de Empreendedorismo foi entregue ao projeto Multiplus, de autoria dos alunos Bruno Azenha Gonçalves, Fabio Henrique Gomes Sikansi, Lucas Lobosque, Vanessa Queiroz Marinho e Yule Vaz. Cada integrante do grupo recebeu um tablet iPad e um certificado. “Nos dedicamos muito em nosso trabalho. Tínhamos uma boa ideia, agarramos e fomos até o fim”, explicou Bruno, um dos vencedores.

O trabalho vencedor foi um plano de negócios para uma empresa com atuação em softwares voltados ao mercado financeiro, com foco para o desenvolvimento de sistemas de homebroker - sistemas online para compra e venda de ações na bolsa de valores. O objetivo do projeto foi a identificação de oportunidades e ameaças para uma empresa.

Segundo os integrantes do grupo, o desenvolvimento do plano envolveu muita pesquisa sobre os sistemas utilizados no Brasil, visitas a empresas de software para o mercado financeiro e a clientes em potencial, além de pesquisa sobre as necessidades e o comportamento dos usuários desses sistemas.

A disciplina Empreendedores de Informática faz parte da grade curricular do curso de Bacharelado em Ciências de Computação. “Essa disciplina viabiliza um olhar diferenciado para o mercado despertando a capacidade empreendedora. É uma disciplina que complementa a formação dos alunos buscando despertar a importância de habilidades como proatividade e liderança com olhar diferenciado para a inovação tecnológica” ressaltou a Profa. Dra. Solange Oliveira Rezende, que ministra a disciplina para os alunos do curso no Instituto.

A LeadMedia começou a operar no Brasil em 2010, a partir da aquisição do Busca Descontos, portal que agrega ofertas e descontos dos principais varejistas do e-commerce. Em 2012, a parceria do ICMC com a LeadMedia possibilitou resultados positivos tanto para os estudantes como para a empresa. “Em um cenário de concorrência, onde temos que renovar sempre os talentos da empresa, a melhor maneira de se obter isso é buscar diretamente na fonte, ou seja, na universidade”, disse Cédric de Lavalette, representante da LeadMedia.

Mais informações:
Assessoria de Comunicação do ICMC
Tel. (16) 3373-9666
comunica@icmc.usp.br