quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Encontro de cibernética avançada reúne especialistas de diversas áreas

Por: Fernanda Vilela

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, sediou no último dia 10 de agosto o Workshop de Cibernética Avançada (Workshop on Advanced Cybernetics), evento que reuniu especialistas e empresas para discutir e integrar pesquisas e projetos na área.

O evento teve como público-alvo pesquisadores, estudantes de pós-graduação, graduação e membros da comunidade em geral. Segundo o Prof. Dr. Mario Gazziro, um dos organizadores, o workshop contou com a participação de 60 pessoas, sendo 30 especialistas e 30 alunos, que debateram temas como exo-esqueletos, nanomedicina, interfaces neuronais, microfabricação a laser, mapeamento 3D do corpo humano e chips biocompatíveis.


O workshop também contou com a participação de pesquisadores do ramo de engenharia de materiais, engenharia biomédica, robótica, nanotecnologia e neurocientistas. Com isso, agregou um núcleo de pesquisa envolvendo pesquisadores brasileiros e americanos, além de discutir novos métodos, produtos e suas respectivas patentes, buscando licenciá-los para indústrias brasileiras e empresas multinacionais com atividades no país.

O Prof. Dr. Cleber Renato Mendonça, do Instituto de Física de São Carlos (IFSC), um dos palestrantes do evento, afirmou que é importante olhar para a área de cibernética avançada como algo multidisciplinar, sendo necessário unir várias pesquisas que parecem inicialmente isoladas em busca de um bem maior. “É fundamental que as pessoas estejam juntas e possam trocar ideias, pois muitas vezes cada um trabalha em sua área específica. Essa é a oportunidade de observar o que cada um faz para traçarmos um objetivo comum e ligar as pesquisas”.


Prof. Stephen Saddow
O workshop também encerrou a primeira visita de trabalho ao ICMC do pesquisador americano Stephen Saddow, da Universidade do Sul da Flórida (USF), nos Estados Unidos. Saddow, que é uma das referências mundiais na área da biocibernética, visitará o Instituto por outras duas ocasiões, ao longo dos três anos em que o Projeto e fabricação de chips implantáveis utilizando materiais biocompatíveis para interfaces cibernéticas avançadas for desenvolvido. Nesta primeira vinda, o pesquisador ministrou também palestras para pós-graduandos do ICMC e do campus. 

O representante no Brasil da empresa americana Symetrix, fabricante de memórias de baixo consumo, Nelson Guimarães Filho, que também participou do workshop, disse que a participação da empresa é importante para deixar o projeto forte sob o ponto de vista de investimento. “Estamos batendo na tangência da inovação e da família de circuitos integrados que deverão chegar. O debate é necessário para que a pesquisa não fique só na bancada ao lado do professor”, afirmou.

De acordo com Gazziro, os resultados do encontro foram positivos. “O consenso geral entre todos os participantes foi o de que é possível atingir as metas estabelecidas para os próximos três anos de projeto”.

Mais informações
Assessoria de Comunicação ICMC-USP
Tel. (16) 3373-9666