quinta-feira, 10 de março de 2011

Pós-doutorados intensificam cooperações com instituições internacionais

Atualmente, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC) conta com seis pesquisadores que estão cursando seu pós-doutorado no exterior.

São os professores: Elisa Yumi Nakagawa, Simone do Rocio Senger de Souza e Paulo Sérgio Lopes de Souza, os três do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP em São Carlos; Glauco Caurin,  da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC), Raimundo da Silva Barreto, da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); Itana Maria de Souza Guimarães, da Universidade Estadual de Maringá (UEM); e Hélio Crestana Guardia, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), que retornou recentemente.

O Reino Unido concentra o maior número de pesquisadores: na University of Southampton, estão os professores Simone, Paulo e Raimundo; a Profa. Itana iniciou seus estudos em fevereiro, na Open University, e o Prof. Hélio esteve até o início deste ano na University of Cambridge. A Profa. Elisa cursa seu pós-doutorado no Fraunhofer Institute for Experimental Software Engineering, na Alemanha, e o Prof. Glauco está no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos.

Áreas
Arquitetura de software aplicada à linha de produtos, ensino à distância, métodos e técnicas de computação e comunicação em rede usando dispositivos móveis são algumas das diferentes áreas que serão investigadas durante a condução dos pós-doutoramentos.

De acordo com o Prof. José Carlos Maldonado, coordenador do INCT-SEC e diretor do ICMC, “as atividades de pós-doutorados e as visitas técnicas de professores e alunos são elementos essenciais para fortalecer a cooperação com entidades e órgãos internacionais, uma vez que é o elemento humano que  de fato concretiza as colaborações mais efetivas. Devemos procurar também atrair pós-doutorandos e professores do exterior para as entidades participantes do INCT-SEC”.

A troca de conhecimento com pesquisadores de universidades internacionais proporcionadas pelos pós-doutoramentos poderá resultar em importantes contribuições para o INCT-SEC, bem como para o desenvolvimento científico e tecnológico como um todo.

INCT-SEC
O INCT-SEC conta com apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) e CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e é sediado no ICMC.

O objetivo do INCT-SEC é agregar habilidades, competências e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com o intuito de capacitar a academia e a indústria brasileira no desenvolvimento científico-tecnológico de aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do país, como agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente.
 
Mais informações:Site: www.inct-sec.org
E-mail: imprensa@inct-sec.org