segunda-feira, 21 de março de 2011

Pesquisador da Unicamp apresenta palestra sobre evidências digitais em cenários forenses

Anderson Rocha
Foto: site IC-UNICAMP
Anderson de Rezende Rocha, docente do Instituto de Computação da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), ministrará a palestra Coleta, organização, classificação e análise de evidências digitais para o cenário forense. O evento é promovido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, e ocorrerá nesta quarta-feira (23), às 14 horas, no Auditório do ICMC.

O pesquisador apresentará temas relacionados à Computação Forense e Criminalística de Documentos, como coleta de evidências e técnicas de aprendizado que possam auxiliar em sua  classificação e análise. Será apresentado o emergente campo de pesquisas denominado análise forense de documentos digitais para verificação de sua autenticidade e integridade. A ênfase se dará ênfase em três sub-áreas de pesquisa: a identificação da câmera que originou uma determinada imagem ou vídeo, a distinção entre imagens naturais e imagens geradas em computador e a identificação de adulterações em documentos digitais.

Anderson de Rezende Rocha é graduado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Lavras (2003). Concluiu o mestrado (2006), doutorado (2009) e Pós-Doutorado (2009) em Ciência da Computação pela Unicamp. Atua na área de Ciência da Computação e tem interesse em problemas relacionados à Análise Forense de Documentos, Técnicas de Identificação Humana, Categorização e Recuperação de Imagens Baseado em Conteúdo, Análise de Padrões e Aprendizado de Máquina para Dados Complexos, Mineração de Dados e Multi-classificação em geral.

Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel (16) 3373-9146