Com o objetivo de atender à solicitação de setores da Prefeitura do Campus USP de São Carlos (PUSP-SC) para oferecer treinamento com noções básicas de informática para servidores da área operacional que não têm contato com o computador no seu dia-a-dia de trabalho, a PUSP-SC e o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) promoveram, no período de março a maio de 2018, um Curso de Informática Básica para 20 servidores, com carga horária de 20 horas distribuídas em 10 encontros semanais de duas horas.
O curso foi organizado pela Comissão Interna da Qualidade de Produtividade da PUSP-SC e pela Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC, com dois módulos:
1) Módulo de Informática Básica: ministrado por monitores da empresa Júnior do ICMC (ICMC Júnior), os quais são estudantes de graduação dos cursos de Matemática, Computação e Estatística;
2) Módulo Sistemas Corporativos da USP: ministrado por servidor do ICMC e por servidores do Centro de Serviços Compartilhados em Recursos Humanos.
Além destes instrutores, houve também a colaboração de servidores da PUSP-SC que atuaram como monitores apoiando os participantes e favorecendo a dinâmica do curso, o que permitiu que a programação fosse totalmente cumprida.
Newton Santinoni, presidente da Comissão Interna da Qualidade de Produtividade da PUSP-SC, destaca também que "o projeto de montagem deste curso foi baseado em uma pesquisa de interesse respondida pelos setores operacionais da PUSP-SC, considerando inclusive a disponibilidade de todos os segmentos envolvidos". Dado o interesse despertado, houve a necessidade de organizar duas turmas com 20 alunos, uma no primeiro semestre e uma no segundo semestre de 2018. Assim, oportunamente será divulgado período do segundo semestre de 2018 em que será ministrado o Curso de Informática Básica.
De acordo com Paulo Celestini, da Comissão de Qualidade e Produtividade do ICMC, "a experiência de organização deste curso trouxe elementos importantes para a realização de treinamentos para o corpo técnico-administrativo: promoveu a inclusão digital e a orientação em rotinas dos sistemas da USP, contou com a participação de alunos de graduação e funcionários compartilhando conhecimentos com outros funcionários, e mostrou que um plano de capacitação pode se manter ativo, ainda que tenhamos restrições financeiras".
Por: Assessoria de Comunicação da PUSP/SC