terça-feira, 12 de junho de 2012

Projeto do ICMC é aprovado pelo programa Ciência sem Fronteiras

O Projeto e fabricação de chips implantáveis utilizando materiais biocompatíveis para interfaces cibernéticas avançadas, desenvolvido por pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, foi aprovado pelo programa Ciência sem Fronteiras, na categoria Visitante Especial (chamada 61/2011). O projeto contempla uma parceria do ICMC com a Universidade do Sul da Flórida, nos Estados Unidos, visando o intercâmbio de cientistas e alunos.

O principal pesquisador que visitará o ICMC será o americano Stephen E. Saddow, uma das maiores autoridades mundiais em na área de biocibernética. Estão previstas três visitas para os próximos três anos, com duração aproximada de dois meses cada. Saddow é pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica e do Departamento de Farmacologia Molecular e Fisiologia da Universidade do Sul da Flórida.

O projeto é coordenado pela Comissão de Pós-Graduação do ICMC, com participação do Prof. Dr. Dilvan de Abreu Moreira e do Prof. Dr. Mário Alexandre Gazziro.

Ciência sem Fronteiras

O programa Ciência sem Fronteiras é uma iniciativa do Governo Federal, por meio das instituições de fomento CNPq e Capes, que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. 


Informações: http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/resultados