Por Assessoria de Imprensa do INCT-SEC
Em cooperação com o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), a AGX Tecnologia realizou a doação de um veículo aéreo não tripulado (VANT) para o Exército.
Na ocasião, participaram Adriano Kancelkis, Diretor da AGX Tecnologia; Giovani Amianti, Diretor Xmobots; Alexandre Di Giovani, piloto da AGX; Jen Jhon Lee, da área de Marketing da AGX; o Prof. Dr. José Carlos Maldonado, coordenador do INCT-SEC e Diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC); os professores doutores Onofre Trindade Júnior e Kalinka L. R. J. Castelo Branco, do ICMC e diretores do INCT-SEC; o Prof. James Waterhouse, da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e da Aeroalcool; e diversos outros Tenentes Coronéis como Ademir e Moraes, e Majores, como Cerdeiras. A EESC, ICMC, AGX, Aeroalcool são instituições integrantes e organizações parceiras do INCT-SEC.
O VANT doado é do modelo Tiriba, que é uma aeronave elétrica operada por um sistema autônomo de navegação e controle - com piloto automático totalmente brasileiro - que pode contar com câmeras fotográficas de alta definição, sensores, câmeras termais e de vídeo convencionais. Suas principais aplicações são na área de defesa civil, monitoramento ambiental e agrícola.
Em relação à operação do VANT, o General de Brigada Claudio Duarte de Moraes, Chefe do CTEX, afirmou que se "impressionou positivamente pelo desempenho apresentado, pela qualidade das imagens transmitidas e pela simplicidade de operação, evidenciando de forma objetiva o alto padrão técnico dos integrantes que compõem a rede do INCT-SEC”.
A aeronave doada deve permitir que imagens e informações necessárias para o Exército possam ser obtidas de modo mais eficiente e eficaz.
Agradecimento
Em carta de agradecimento enviada ao INCT-SEC, o General Moraes demonstrou "imensa satisfação de ter tido a oportunidade de travar conhecimento com o excelente trabalho realizado pelo INCT-SEC em uma das áreas consideradas essenciais para as operações militares atuais e futuras: os sistemas autônomos". Para acessar o agradecimento na íntegra, clique aqui.
A doação é um dos primeiro passos para que uma possível parceria entre o CTEX e INCT-SEC possa ser estabelecida, o que favorece a formação de recursos humanos e a produção de equipamentos integralmente nacionais, beneficiando o desenvolvimento socioeconômico, científico e tecnológico do país.
O objetivo do INCT-SEC é agregar habilidades, competências e infraestrutura necessárias para o desenvolvimento de sistemas embarcados críticos, com o intuito de capacitar a academia e a indústria brasileira no desenvolvimento científico-tecnológico de aplicações de relevância e de alto impacto econômico-social em áreas estratégicas do país, como agricultura, segurança e defesa nacional, aviação e meio ambiente.