quarta-feira, 31 de agosto de 2011

ICMC Junior participa do ENEJ

Empresa Junior do ICMC participa do ENEJ, maior encontro de empresários juniores do país

Por: Luiz Gustavo de Sousa Bravo 
Diretor de Marketing ICMC Junior


A ICMC Junior esteve presente no maior evento do Movimento Empresa Junior Brasileiro, a quarta empresa com maior delegação da FEJESP – Federação das Empresas Juniores do estado de São Paulo – sendo esta a segunda maior delegação entre as federações, ficando atrás apenas da FEJEPAR – Federação das Empresas Juniores do Paraná. 

O evento que ocorreu entre os dias 10 e 14 de agosto, em Foz do Iguaçu – PR, teve como temática “ENEJ Sigma – Convergindo transformações” com o objetivo reforçar o papel do empresário júnior como agente de transformação da sociedade. 

Dessa maneira, constituir-se num evento que, além de propiciar discussões e reflexões a respeito do tema supracitado, transmita a missão do Movimento Empresa Júnior de “Formar, por meio da vivência empresarial, empreendedores comprometidos e capazes de transformar o Brasil.”. 

No dia 10 foi realizada a abertura do evento, que contou com as palavras do presidente da Brasil Junior, Carlos Nepomuceno, a Palestra Magna contou com Yoshio Kawakami – Presidente da Volvo Construction Equipment Latin America – que bateu um papo com os empresários juniores sobre questões de gestão, impactos na economia e empreendedorismo. 

No segundo dia o tema abordado foi “Identidade Júnior – Qual é a transformação que o movimento causa nos seus integrantes? Qual a transformação que essas pessoas podem causar na sociedade, como jovens empresários comprometidos com o desenvolvimento do país?”, para trabalhar com estas questões foram convidados Jussier Ramalho – “jornaleiro do Brasil”, Cadu Lemos – com experiência na área de marketing, com atuação em agências de propaganda e marketing direto – e muitos outros. Também foram apresentados casos de sucesso em boas práticas de gestão, um deles foi da Goóc, Thái Quãng Nighiã, o Vietnãmita, que após uma interessantíssima história de superação, encontrou exílio no Brasil, e tornou-se um empresário de sucesso, é o fundador da Eco Sandals Goóc. Além disso, casos de sucesso de empresas que impactaram o seu setor de atuação, o que chamou mais atenção foi a ENOX – surgiu em 2004 pelo iniciativa de pós juniores e se tornou a maior empresa de marketing indoor do Brasil. 

No terceiro dia, não foi diferente, o conteúdo excelente manteve-se, e o tema abordado foi “Estratégia Junior – o foco passará a ser sobre estratégias que as empresas juniores vêm adotando assim como as tendências para que se fortaleçam como ambiente promotor de desenvolvimento de pessoas e que, assim, possam causar as transformações discutidas no dia anterior”. Além de workshops e cases de empresas juniores, ocorreu a Palestra da Google – empresa eleita como a melhor para se trabalhar em 2010, mas o destaque foi à palestra da Lúcia Helena Pedroso, fundadora da Cia do Sono que abordou o tema “Contagiar ou contaminar”, abordando tópicos de gestão de pessoas, afinal, um time engajado é essencial para que as Empresas Juniores alcancem resultados expressivos. 

No quarto dia, o tema abordado foi “O Próximo Passo – Momento de encontro com ex-empresários juniores, os chamados de pós-juniores, para relatarem experiências, os caminhos que seguiram, sobre o que sua participação no movimento agregou e, principalmente, as transformações que causaram”, damos destaque ao case da Movile, há mais de 10 anos no mercado, a qual é a mais completa empresa de serviços para celular da América Latina. O foco principal da Movile agora é a inclusão digital através de serviços móveis em países emergentes. Foi fundada pelos ex-empresários juniores Rafael e Eduardo, que já mostravam seu espírito empreendedor precoce, ao fundarem a primeira empresa júnior multidisciplinar da PUC-RJ. 

O ENEJ, foi realizado e idealizado pela Brasil Júnior – Confederação Brasileira de Empresas Juniores – que é hoje a maior organização estudantil de fomento ao empreendedorismo nas Universidades. Presente em 14 Estados e no Distrito Federal, seus programas atingem mais de 140 empresas confederadas, além de influenciar todo o restante da rede. 

Mais informações: 


Site da Brasil Junior: http://www.brasiljunior.org.br/

Docente do ICMC integra Comitê de Assessoramento do CNPq

Por: Rodrigo Peronti

Prof. José Alberto Cuminato
O Prof. Dr. José Alberto Cuminato, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, foi escolhido pelo Conselho Deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para compor, como membro titular, o Comitê de Assessoramento de Matemática e Estatística (CA-MA). O mandato é de três anos e tem início em 1º de setembro de 2011.

Os Comitês de Assessoramento destinam-se a prestar assessoria ao CNPq na formulação de políticas e na avaliação de projetos e programas relativos à sua área de competência, bem como na apreciação das solicitações de bolsas e auxílios. Os membros que atuam nesse Comitês devem ter uma visão estratégica da área em questão, incentivando as pesquisas que representem novos avanços da ciência, bem como as subáreas ou linhas de pesquisa que não estão bem desenvolvidas no país, mas são relevantes para o desenvolvimento científico.

Para Cuminato, instituições de incentivo a pesquisa como o CNPq desenvolvem um bom trabalho no Brasil e são fundamentais para as universidades. Ele ressalta ainda que a importância em participar do CA-MA está ligada a área de Matemática Aplicada. “Já é a segunda vez que sou chamado para participar do Comitê, e da mesma forma que fazem os representantes das áreas de Matemática Pura e de Estatística, eu também estarei lá para defender a importância da Matemática Aplicada”, salienta o docente.

José Alberto Cuminato possui Licenciatura em Matemática pela UNESP (1977), mestrado em Matemática pela USP (1981), M.Sc. in Numerical Analysis (1983) e Ph D In Numerical Analysis (1987) pela Oxford University Computing Laboratory. É professor titular do ICMC-USP, onde foi diretor no período 2006-2010. Foi também presidente da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional (SBMAC) por dois mandatos, 2005-2007 e 2007-2009, e atualmente é membro correspondente estrangeiro da Royal Society of Edinburgh. 


Informações:
Assessoria de Comunicação
(16) 3373-9666

Pesquisador francês ministra minicurso no ICMC

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos, promoverá o minicurso A (Micro)Geometria da Quantização, a ser ministrado pelo pesquisador francês Benoit Richard Umbert Dherin.

O programa será dividido em dois módulos e as aulas serão ministradas sempre às segundas-feira, das 16h às 18h, na sala 3-010.

Módulo I: 12/09 a 10/10/11
Módulo II: 7 a 28/11/11

1. Formalismos da mecânica quântica e clássica 
2. Noções básicas de geometrias simplética e de Poisson 
3. Categorias de relações canônicas 
4. Microvariedades simpléctica e micromorfismos 
5. Funções geradoras e famílias geradoras 
6. Quantização via operadores de Fourier Integral 
7. Mecânica categórica e sua quantificação 

As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de setembro, através do envio da ficha de inscrição preenchida para o e-mail eventos@icmc.usp.br.


Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel (16) 3373-9146

Referências: 
- S. Bates, A. Weinstein, "The geometry of quantization", Berkeley Mathematics Lecture Notes series, AMS (1999). (available at http://www.math.berkeley.edu/%7Ealanw/GofQ.pdf). 
- A. S. Cattaneo, B. Dherin, and A. Weinstein, Symplectic microgeometry I: micromorphisms, J. Symplectic Geom. 8 (2010), 205–223. Eprint arXiv:0905.3574 
- A. S. Cattaneo, B. Dherin, and A. Weinstein, Symplectic microgeometry II: Generating functions, Eprint arXiv:1103.0672.

Palestra recorda a história do ICMC

Prof. Dr. Luiz Augusto C. Ladeira
Foi realizada no último dia 25 de agosto a palestra A Matemática e a Matemática Aplicada nos 40 Anos do ICMC, com o Prof. Dr. Luiz Augusto da Costa Ladeira. A palestra aconteceu no novo auditório do Bloco ICMC-6 e fez parte das comemorações dos 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos.

Ladeira, que aposentou-se pelo Departamento de Matemática Aplicada e Estatística em 2010, contou um pouco da história do ICMC, relatando acontecimentos e conquistas marcantes e expondo diversas fotos no Instituto, desde quando era apenas o Departamento de Matemática da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) em 1953, até os dias atuais, se transformando em um centro de estudos e desenvolvimento tecnológico que abriga oito cursos e milhares de alunos, tanto na graduação como na pós-graduação.

Construção do prédio do CDCC, em 1922
Durante a palestra, Ladeira relembrou a época quando as aulas eram ministradas no prédio que hoje abriga o Centro de Divulgação Científica e Cultural da USP (CDCC), na rua Nove de Julho. Recordou também os responsáveis pela existência do ICMC, como o Prof. Achille Bassi, que tem seu nome na Biblioteca do Instituto, e quem também foi o responsável pelo famoso Teorema da Gaveta, representado em uma pintura na parede do Bloco ICMC-1, isso tudo dentre várias outras lembranças.

Para os estudantes que assistiram a palestra bem-humorada, foi um momento de aprender e de fazer parte da história do ICMC, conhecendo detalhes curiosos dos seus 40 anos de existência. Para os professores e funcionários, foi uma oportunidade de relembrar um pouco do passado e de ter orgulho em fazer parte do processo de evolução do Instituto.

Para saber mais sobre as comemorações dos 40 anos do ICMC, acesse: www.icmc.usp.br/40anos


Encerramento do 14º SiM para a graduação

Também na quinta-feira (25), aconteceu o encerramento das atividades do 14º Simpósio de Matemática (SiM) do ICMC, após a palestra proferida pelo Prof. Ladeira. Para marcar o encerramento do SiM 2011, foram premiados os alunos que se destacaram nos cursos de Bacharelado em Matemática, Licenciatura em Matemática, Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica e Bacharelado em Estatística. Os alunos premiados foram:

- Alexandre Henrique Soares
- Clodoaldo Tsuyoshi Pereira de Araujo
- Erik Fernando Amorim
- Hugo Rafael de Oliveira Ribeiro
- Joao Guilherme Vicente de Araujo
- Livia Chierice Correa de Moraes
- Luciano Santos Toniolo
- Luiz Otavio Toratti
- Pedro Henrique Gaspar Marques da Silva
- Thaís Cosmo de Souza Santos
- Tiago Jardim da Fonseca
- Xiao Ye

Mais informações: www.jr.icmc.usp.br/sim

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Docente do ICMC publica livro sobre Inteligência Artificial

Foi lançado no último dia 25 de agosto o livro Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina. A obra é de autoria de quatro pesquisadores: Prof. Dr. Andre Carlos Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP em São Carlos; Profa. Dra. Katti Faceli (UFSCar); Profa. Dra. Ana Carolina Lorena (UFABC); e Prof. Dr. João Gama (Universidade do Porto - Portugal).

A publicação oferece conteúdo de base e apoio a estudantes de graduação e pós-graduação em temas relacionados, introduzindo ao leitor os principais conceitos e algoritmos de aprendizado de máquina, e apontando caminhos para transformar esse conhecimento em aplicações práticas, como: auxílio ao diagnóstico de doenças; monitoramento da qualidade da água e na prevenção de incêndios florestais;  detecção e localização de falhas em linhas de transmissão de energia, etc.

Com abordagem equilibrada de tópicos básicos e avançados desenvolvidos por renomados pesquisadores da área, Inteligência Artificial: Uma Abordagem de Aprendizado de Máquina preenche uma lacuna de obras abrangentes e atualizadas voltadas ao público nacional.

Mais informações:
ISBN: 9788521618805
Editora: LTC
Número de páginas: 394

Clique aqui para adquirir o livro.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Eventos desta quarta-feira (31 de agosto)

O ICMC promoverá nesta quarta-feira (31 de agosto) os seguintes eventos:
--------------------

Investigação de ciclos limites em sistemas polinomiais planares

Palestrante: Alex Carlucci Rezende (ICMC-USP)

Horário: 13h
Local: Sala 3-010

Resumo: Neste seminário faremos uma breve introdução ao "XVI problema de Hilbert". Apresentaremos uma versão desse problema conhecida como "a versão fraca do XVI problema de Hilbert", que, em suma, consiste em investigar o número máximo de ciclos limites que bifurcam de centros em sistemas polinomiais planares. Além disso, exporemos duas das técnicas mais utilizadas nessa investigação: o método das integrais abelianas e o método do *averaging*.
---------------------

Dinâmica não-linear e física-estatística do DNA

Palestrante: Cynthia Ferreira (ICMC-USP)

Horário: 13h30
Local: Sala 4-003

Resumo: Devido ao desenvolvimento de técnicas de manipulação em escalas de comprimento bem pequenas, tornou-se possível o estudo do comportamento de sistemas tais como as moléculas do DNA quando são submetidas à uma força externa. Tais experimentos de não-equilíbrio podem fornecer informações do sistema em equilíbrio, como por exemplo, a energia livre. Esta informação pode ser obtida através da Igualdade de Jarzynski (equação em mecânica estatística de não-equilíbrio) que relaciona as diferenças de energia livre entre dois estados de equilíbrio à processos de não-equilíbrio. Neste contexto, apresentaremos, também, o modelo de Peyrard-Bishop que descreve a dinâmica dos pares de bases do DNA e que possui soluções periódicas no tempo e localizadas no espaço, chamadas breathers, as quais correspondem qualitativamente ao DNA breathing.
--------------------

Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos 

Palestrante: Valter Vieira de Camargo (UFSCar) 

Horário: 14h 
Local: Sala 4-005

Resumo: O Desenvolvimento de Software Orientado a Aspectos (DSOA) é um paradigma de desenvolvimento baseado nos conceitos da Programação Orientada a Aspectos (POA). A POA propõe um novo tipo de abstração - denominado aspecto - e novos mecanismos de composição que permitem a descrição modular e a composição de interesses que geralmente se encontram espalhados e misturados em vários pontos de um sistema de software orientado a objetos. A importância de DSOA no contexto da Engenharia de Software tem se mostrado evidente tanto no âmbito nacional quanto internacional. Nos últimos anos pode-se observar que: (i) o tema tem sido cada vez mais abordado em conferências nacionais e internacionais; (ii) uma conferência internacional dedicada ao tema foi proposta; (iii) a bibliografia disponível na área vem crescendo; e (iv) existe um interesse crescente tanto de pesquisadores quanto da indústria de software em tópicos relacionados ao DSOA.
---------------------

Usando Veículos Aéreos não Tripulados e Redes de Sensores sem Fio para Aplicações de Agricultura

Palestrante: Fausto Guzzo (ICMC-USP)

Horário: 18h
Local: Sala 4-003

Resumo: A aplicação de defensivos químicos em áreas agrícolas é de primordial importância no rendimento de lavouras. O uso de aeronaves é cada vez mais comum em tal tarefa principalmente pelo fato de aumentar a agilidade na operação. Entretanto, alguns fatores podem acarretar perdas no rendimento da produção (e.g áreas não cobertas pela aplicação dos defensivos) ou mesmo prejuízo aos produtores (e.g aplicação sobreposta dos defensivos, multas por aplicação de defensivos na borda exterior da lavoura). Ca- racterísticas climáticas, como intensidade e orientação do vento durante a aplicação adi- cionam ainda mais dificuldade neste controle. Esta palestra falará de uma arquitetura baseada em veículos aéreos não tripulados (VANT) com o objetivo de implementar um laço de controle para aplicações agrícolas onde VANTs são responsáveis pela aplicação de defensivos químicos em lavouras. O processo da aplicação dos defensivos é contro- lado com base no feedback de uma rede de sensores sem fio posicionados no terreno da lavoura. Um aspecto importante considerado é de que o controle deva ser robusto para suportar espaços de tempo extremamente curtos no laço de controle. A informação re- cuperada dos sensores permite que os VANTs apliquem os defensivos apenas nas áreas delimitadas, considerando mudanças na orientação e intensidade do vento. Este projeto corresponde a continuação do projeto do professor da Universidade de São Paulo Jó Ueyama (FAPESP 2008/05346-4) e em consórcio com o projeto do professor e diretor do Instituto de Ciências Computacionais na Faculdade de Berna - Suíça, Torsten Braun (FAPESP 2010/11252-2).
-------------------

Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

Redes de relacionamentos contribuem com a pesquisa acadêmica

Aplicativo desenvolvido em conjunto pelo ICMC-USP e universidade americana representa graficamente a interação entre pesquisadores e instituições

Por: Davi Marques Pastrelo

As redes de relacionamentos desempenham um papel cada vez mais importante na vida das pessoas e das empresas. Esse fenômeno, característico de nossa época, causa mudanças sociais, econômicas e políticas no mundo contemporâneo. Atualmente, trocamos informações, opiniões e ideologias em tempo real e sem limite de fronteiras.

Uma rede de relacionamentos é uma estrutura composta por pessoas, empresas ou organizações conectadas por um ou mais tipos de relacionamento: profissional, afetivo, ou familiar, e em diferentes níveis hierárquicos. Trata-se de uma estrutura complexa, onde é possível haver “relações em comum” mesmo entre pessoas que não se conhecem. 

Um dos docentes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP de São Carlos, que estudam o fenômeno das redes de relacionamento é o Prof. Dr. José Fernando Rodrigues Júnior. Mais especificamente, seu trabalho foca no meio acadêmico, onde são estudadas publicações acadêmicas e a interação entre seus autores.

Para o Prof. José Fernando, o advento das redes de relacionamentos, assim como das redes sociais, é um fenômeno da informação, pois passou a vincular as pessoas não mais a websites. “Agora, os usuários são vinculados entre si. Dessa maneira não é mais necessário colocar uma informação em um local público para alguém ler, agora temos um fluxo livre e direcionado de informações sociais, políticas, ou ideológicas, o que irá mudar a maneira como nos comunicamos com impactos significativos na sociedade. Por meio das redes, as informações fluem com maior dinâmica, dificultando o controle e a censura um dia impostos pelo Estado, como o que ocorreu no mundo árabe, por exemplo”.

O pesquisador explica que o Facebook não foi a primeira rede social. Antes dele tivemos o Friendster e o MySpace, além do Orkut. Ele esclarece que o motivo pelo qual o Facebook se tornou mais atrativo é difícil de ser explicado, pois há muitas variáveis envolvidas. Um dos fatores é a interface gráfica, que é cativante e interativa. Outro motivo foi que seus concorrentes não acompanharam a demanda por oferta de serviço que o mercado exigia. “Uma rede social cresce muito rapidamente em seu início, quando os usuários convidam uns aos outros para conhecer a novidade. As primeiras redes não estavam preparadas para isso, o que as tornava lentas para responder às requisições dos usuários. Foi o caso do Friendster e principalmente do Orkut; um dos problemas que a Google declara como fator de sua maior popularização na América Latina e não nos Estados Unidos é que os servidores ficavam sobrecarregados nos horários de pico do hemisfério norte”. Segundo o professor, futuramente as redes sociais podem convergir para se tornar uma única rede,o que pode significar o surgimento de um novo monopólio semelhante ao da Microsoft, que por décadas foi o sistema operacional mais usado em 90% dos computadores.

Ele explica que outra aplicabilidade das redes sociais, é a prospecção de fenômenos de interesse científico. Como exemplo cita o professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Wagner Meira que, para monitorar o avanço da epidemia de dengue no país, usou dados postados na rede social Twitter ao invés de enviar pessoas para averiguar quantas pessoas estavam contaminadas em cada região. Os dados do Twitter foram assim “garimpados” por meio da análise computacional das strings que constituem o conteúdo das postagens.

Sobre o filme A Rede Social, que conta a história de Mark Zuckerberg (criador do Facebook), ele diz que a obra foi interessante do ponto de vista histórico e comercial da computação, pois é bastante elucidativo nestes aspectos. Ele explica que o filme demonstra que as redes demoram para começar a lucrar, pois usam o mesmo modelo comercial de grandes corporações de comunicação como a Google e a Rede Globo, isto é, primeiro a audiência, depois a propaganda. “Inicialmente o Facebook não tinha publicidade, somente após ter em torno de um milhão de usuários é que os espaços de publicidade começaram a ser comercializados. Por mais interessante que seja seu produto, só se pode começar a colocar publicidade após um determinado tempo, do contrário isso afastaria os usuários”, conclui.


O software GMine


O trabalho de José Fernando consiste no estudo de redes de relacionamentos no meio acadêmico. O software desenvolvido por ele, o GMine, é desenvolvido em C++ e serve para analisar métricas de interação entre professores e pesquisadores. Seu trabalho é baseado na publicação de artigos e usa como base o repositório D.B.L.P. (Digital Bibliograph Library Project). O aplicativo representa graficamente a interação entre os pesquisadores em diversos graus: entre universidades, institutos, laboratórios e até de docente para docente. “O entrelace dessas redes é a autoria dos artigos científicos. O professor esclarece que cada nó representa um autor e que cada aresta representa uma relação de co-autoria. 

O software também permite vários leiautes de apresentação. Um deles coloca no centro da apresentação os autores mais ativos e, ao redor deles, autores menos ativos em raios cada vez maiores. Com isso podemos saber por que esse usuário interage mais, quais são as técnicas usadas, quais são as potenciais colaborações, ou mesmo o que pode aumentar a colaboração do grupo.”

José Fernando Rodrigues Jr.
O projeto é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e desenvolvido em parceria com a Carnegie Mellon University, dos Estados Unidos. O software é gratuito e pode ser baixado neste site, onde também há um tutorial em vídeo explicando o uso.

O Prof. José Fernando Rodrigues Jr. é especialista em Análise Visual de Dados e Professor Doutor do ICMC-USP, em São Carlos. Atua no Departamento de Ciências de Computação, junto ao Grupo de Base de Dados e Imagens (GBDI).


Mais informações:

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Diretor científico da FAPESP participa de comemorações pelos 40 anos do ICMC

Além de ministrar Aula Magna, o Prof. Carlos Henrique de Brito Cruz participou da cerimônia de premiação dos melhores alunos formados no ICMC em 2010


Por: Suzana Xavier / Rodrigo Peronti


Prof. Brito Cruz (foto: Paulo Cesar Oliveira)

Como parte do início das comemorações dos 40 anos do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC,) da USP em São Carlos, aconteceu nesta quarta-feira, dia 24 de agosto, a Aula Magna Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento. O evento aconteceu no novo auditório do Bloco ICMC-6 e contou com a presença de alunos, professores e funcionários do Instituto, além dos demais interessados que lotaram os 200 lugares disponíveis. 

A aula foi ministrada pelo Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP). O professor deu uma visão da evolução do conhecimento, abordando a questão de ideias e inovação e o decorrente impacto social, organizacional e econômico nas relações humanas e das sociedades, ilustrando com três descobertas básicas: energia nuclear, transistor e o DNA. 

Fonte: Apresentação "Ciência, Tecnologia e Desenolvimento"

Mostrou ainda o impacto do conhecimento como variável nos modelos de sistemas econômicos, inclusive o do economista Robert Merton Solow, que recebeu o Prêmio Nobel. “É comum basear a economia em algo que terá um fim, como petróleo e o ouro, por exemplo. É diferente no caso das ideias. Investir em ideias é investir em algo que não irá acabar, é investir no conhecimento” ressaltou Brito Cruz. 

Discutiu com muita propriedade como o conhecimento e as metodologias subjacentes impactaram a qualidade de vida e o acúmulo de riquezas per capita a partir do século XIX. Foram abordados aspectos relevantes da pesquisa no Brasil, como produção científica em comparação com o panorama internacional, resultados conquistados até o momento e desafios a serem superados. 

Brito Cruz citou a situação de destaque do Estado de São Paulo, que tem a segunda maior produção científica da América Latina, ficando atrás apenas do próprio Brasil. Para ele, um país que baseia sua economia na pesquisa só tende a crescer. “São Paulo ainda tem muito a oferecer, e a FAPESP vem trabalhando para melhorar as condições de pesquisa no Estado, contribuindo com apoio aos pesquisadores e às Instituições que se destacam nesse quesito, como é o caso do ICMC, que há 40 anos forma profissionais competentes, aptos a contribuírem com a produção científica do país”, afirmou o professor. 

Entre os programas de incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico nacionais, o diretor destacou os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), iniciativa do Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), Fundações e Entidades de Amparo à Pesquisa (FAPs) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A FAPESP é hoje o segundo maior financiador dos INCTs no país. De acordo com Brito Cruz, a FAPESP gostou da oportunidade de participar do programa e acredita ser importante que FAPs de outros estados tenham uma ação mais efetiva em ações conjuntas. 

O ICMC sedia e coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Sistemas Embarcados Críticos (INCT-SEC), que tem o Prof. Dr. José Carlos Maldonado como responsável. Para o diretor científico da FAPESP, o INCT-SEC, iniciado em 2009, foi “bem avaliado e tem grande expectativa de bons resultados”. 

Em relação aos programas de inovação no Brasil, o diretor enfatiza que é “preciso ter em mente que, em qualquer lugar do mundo, a inovação é algo feito pelas empresas e não pelas universidades; algumas vezes universidades fazem inovação, mas é pouco. Então, as empresas tendo pesquisadores em seus quadros serão capazes de criar inovação”. Neste sentido, os INCTs têm um papel importante, pois o estreitamento do relacionamento academia e indústria e a transferência tecnológica são algumas de suas prioridades. 

Entre os desafios da ciência e inovação no cenário nacional, Brito Cruz destacou questões como a quantidade de pesquisadores nos ambientes acadêmicos e empresariais, a ousadia do esforço empresarial, a necessidade de maior apoio institucional e de investimentos federais. 


Premiação dos melhores alunos formados em 2010 pelo ICMC 

Além da Aula Magna, o novo auditório do Bloco ICMC-6 também foi palco da premiação dos melhores alunos de graduação formados pelo Instituto em 2010. Os homenageados receberam certificado de mérito em reconhecimento do esforço aplicado nos estudos. O curso de Bacharelado em Estatística não teve aluno premiado, pois ainda não existe turma formada. Confira a lista dos premiados: 
  • Bruno Fernandes Dourado Santos - Bacharelado em Matemática 
  • Michele Carrara de Rezende e Andréa Cristina Pedro Miranda - Licenciatura em Matemática 
  • Lucas Vendramin - Bacharelado em Ciências da Computação 
  • Bao Yqi - Bacharelado em Matemática Aplicada e Computação Científica 
  • Leonardo Bitencourt - Bacharelado em Informática 
  • Renato Dias Palombo - Licenciatura em Ciências Exatas 
  • Lucas Dalmedico Gessoni - Engenharia de Computação 
Alunos premiados (foto: Adriano Paterlini)

A Diretoria do ICMC parabeniza aos alunos pelo esforço e dedicação durante os estudos, e deseja a todos uma brilhante carreira. 

Mais informações sobre as comemorações dos 40 anos do ICMC podem ser obtidas em www.icmc.usp.br/40anos.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

ICMC abre comemorações dos 40 anos com inaugurações e atividades

Por: Davi Pastrelo / Neylor Fabiano / Flávia Cayres

Nesta terça-feira, dia 23, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP em São Carlos realizou a cerimônia de abertura das comemorações de seus 40 anos. A solenidade teve início às 11 horas, e contou com a presença do Prof. Dr. João Grandino Rodas, Reitor da USP, autoridades locais e acadêmicas, professores, alunos e funcionários do ICMC, além da imprensa e da comunidade externa.

Durante o evento, foi inaugurado o Auditório do Bloco ICMC-6 e Ala 2 do Bloco ICMC-3, e lançado hotsite comemorativo dos 40 anos, que traz atrações referentes ao aniversário do Instituto como fotos, vídeos e concursos abertos para a participação da comunidade. 

Na ocasião também foi aberta a exposição ICMC em Décadas, uma mostra fotográfica histórica. Durante o primeiro mês, estarão expostas fotos do período entre 1971 a 1980, e a cada mês será acrescentada uma nova década até o fim das comemorações, em dezembro. 

O discurso de abertura foi proferido pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado, Diretor do ICMC. Maldonado abordou as origens e a evolução do Instituto até tornar-se referência internacional. "O ICMC é uma instituição com elevado senso de responsabilidade pública, que sabiamente tem a filosofia de elaborar projetos que perpassam várias gestões, o que vem propiciando um crescimento sustentado, com resultados expressivos e avanços em todas as suas atividades", afirmou Maldonado. O Diretor aproveitou a ocasião para agradecer os colaboradores e parceiros do Instituto e abordou também a elaboração do Plano Institucional ICMC 2021, ano em que o instituto completa 50 anos.

O segundo discurso foi da Profa. Dra. Solange Rezende, Presidente da Comissão Executiva dos 40 anos do ICMC. Solange falou dos eventos comemorativos que ocorrerão no semestre e dos quatro pilares que pautam as comemorações: síntese histórica do Instituto; reconhecimento às pessoas que contribuíram com o ICMC; visibilidade da Unidade junto à comunidade científica e à sociedade; e planejamento para o futuro. 

Em seguida, o Prof. Dr. Jacob Pallis Jr., Presidente da Academia Brasileira de Ciências, falou da contribuição do ICMC nas áreas de Matemática, Computação e Estatística. Já o Prefeito de São Carlos, Prof. Oswaldo Baptista Duarte Filho, comentou sobre a importância do ICMC para o reconhecimento de São Carlos como um pólo tecnológico e comunicou a implantação da Rede Metropolitana de São Carlos, em colaboração com as universidades.

O último discurso foi proferido pelo Prof. Dr. João Grandino Rodas, Reitor da USP. "É extremamente necessário relembrar que a USP é um organismo, mas ele pode ser bastante diferente em suas Unidades. E isso eu digo para salientar que o ICMC é, certamente, dentre as Unidades da USP, uma das que realmente contribui não só com o passado da Universidade, mas com o presente e o futuro", afirmou o Reitor.


Participação na pesquisa brasileira

Durante visita ao ICMC, o Reitor concedeu entrevista e falou sobre a contribuição da universidade para o desenvolvimento da pesquisa científica no Brasil . “A USP sempre dedicou-se à pesquisa de ponta entretanto há, nos últimos anos, um grande empenho de todos os pesquisadores, administrações, unidades e reitoria para aumentar sua participação. Isso é muito importante e a USP tem capacidade para esta realização. Portanto, não basta dizer que a Universidade de São Paulo é responsável por grande parte da pesquisa brasileira. Nós precisamos aumentar em quantidade e em qualidade esse esforço e verificamos que isso vem sendo correspondido por várias unidades inclusive a de São Carlos, em especial o ICMC.

O reitor destacou também as contribuições realizadas pelo ICMC e a importância da cidade de São Carlos para o desenvolvimento acadêmico e tecnológico. “O ICMC é uma referência e nesses 40 anos posicionou-se como algo não tributário daquilo que existe em São Paulo e em outros lugares, partiu para uma pesquisa própria, com relações dentro e fora do Brasil. São Carlos é beneficiada pelo número de institutos de ensino superior e também pela qualidade desses institutos, tendo uma importância regional em São Paulo que é muito maior se comparada às cidades do mesmo porte.”

Para o encerramento, a cerimônia contou com a apresentação musical da cantora soprano Giselle Reis, acompanhada do pianista Lucas Gonçalves.

As comemorações dos 40 anos do ICMC vão até dezembro, e a programação completa pode ser consultada no hotsite comemorativo dos 40 anos do ICMC

Clique aqui para ver mais fotos do evento.

Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9666

Próximos eventos no ICMC

Some problems in division rings

Palestrante: Jairo Gonçalves (IME-USP)

Quando: quinta-feira, 25 de agosto, às 14h
Onde: Sala 3-104

Resumo:  Let $D$ be a division ring with center $k$, and with multiplicative group $D^{\dagger}$. Let $^{*}$ be a $k$-involution of $D$. We discuss the existence of free groups, free symmetric and unitary pairs in $D^{\dagger}$, and $k$-free group algebras in $D$.
--------------------


A Matemática e a Matemática Aplicada nos 40 anos do ICMC

Palestrante: Luiz Augusto da Costa Ladeira (ICMC)

Quando: quinta-feira, 25 de agosto, às 16h
Onde: Auditório Bloco ICMC-6
--------------------

Reliability Analysis in Series Systems: an Empirical Comparison Between Bayesian and Classical  Estimators

Palestrante: Adriano Polpo (DEs/UFSCar)

Quando: sexta-feira, 26 de agosto, às 14h
Onde: Sala de seminários DEs/UFSCar

Resumo: Atenção: esse seminário irá ocorrer na UFSCar In Reliability Analysis, coherent systems represent a most important struture. In many situations it is found that these systems are arranged in a series configuration, meaning that the system’s failure is determined by the first component’s failure. A problem of fundamental importance is to estimate the survival function parameters for each component, since this allow to establish policies and specifications that ensure adequate balances among system’s reliability and costs. However, reliability data for series systems are usually censored, in the sense that one knowns the system failure time and the responsible component, but it is not known the survival time of the remaining (good) components. In this work, we focus on two components series systems. We discuss and compare, via numerical experiments on simulated datasets, the performances of three estimation methods: Kaplan-Meier, Classical maximum likelihood and Bayesian estimators. The results of simulation study suggest the maximum likelihood and Bayesian estimators as equivalent, and the Kaplan-Meier performing worse in most cases. Joint work with Agatha S. Rodrigues (UFSCar), Teresa Cristina M. Dias (UFSCar) and Marcelo S. Lauretto(EACH-USP). Keywords: Reliability analysis, series systems, competitive risks, censored reliability data.
--------------------

Coertion of Poisson tensors and dual realizations

Palestrante: Pedro Walmsley Frejlich (IST, Portugal e Utrecht University, Holanda)

Quando: sexta-feira, 26 de agosto, às 15h
Onde: Sala 4-001

Resumo: We briefly discuss the PDE governing Poisson structures, partial symmetries of which we exploit to devise a new method "coertion" to construct Poisson tensors on normally parallelizable submanifolds of Poisson manifolds. Time permitting, we conclude by explaining how these ideas can be coupled with extra dynamical and topological conditions to yield both rigity and flexibility results in Poisson geometry via Gromov's h-principle and an unexpected duality between twisted monotone germs of bivectors and asymptotically Poisson maps.
--------------------

Computação Forense e a Perícia Criminal de Informática

Palestrante:  Pedro Monteiro da Silva Eleutério (Polícia Federal)

Quando: segunda-feira, 29 de agosto, às 10h30
Onde: Sala 3-009

Resumo: A palestra tem como objetivo apresentar os principais conceitos e técnicas da Computação Forense, que é a área da Computação responsável em buscar pelas evidências digitais de crimes cometidos com o uso do computador. Além disso, mostrar e divulgar o trabalho do Perito Criminal da área de Informática, incluindo a carreira, os desafios e métodos utilizados por esse profissional. Durante a palestra, diversos exemplos de casos reais e softwares utilizados e desenvolvidos na área serão apresentados, incluindo a ferramenta NuDetective, desenvolvida pelo palestrante, que é utilizada para identificar arquivos de pornografia infanto-juvenil ainda nos locais de crime. Mini-Currículo: Pedro Monteiro da Silva Eleutério é graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Computação, área de Hipermídia, pela Universidade de São Paulo (USP). Desde 2006, é Perito Criminal Federal da área de Informática, do Departamento de Polícia Federal, onde trabalha diariamente solucionando os mais variados crimes cometidos com o uso do computador. No início de 2011, lançou o livro "Desvendando a Computação Forense", pela Novatec Editora, uma das primeiras obras nacionais na área de Computação Forense.
--------------------

Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

Evento aproxima arte e ciência na USP de São Carlos


Arena de Debates em Ficção Científica é o nome do evento que visa aproximar a arte e a ciência através da exibição de filmes. O evento é coordenado pelo Prof. Dr. Mario Alexandre Gazziro, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos.

As sessões são realizadas às quintas-feiras, das 19h às 22h até dia 13 de outubro, no auditório Sérgio Mascarenhas, localizado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), dentro do Campus 1 da USP.

O evento é gratuito e os filmes serão apresentados com qualidade digital.
Toda a comunidade está convidada a participar das exibições, e a idade recomendada ao público é acima de 13 anos.

Confira a programação completa:

Agosto
25/08 – Gattaca

Setembro
01/09 - Blade Runner
15/09 - Minority Report
22/09 - Ghost in the shell
29/09 - Sneakers

Outubro
06/10 - Wargames
13/10 - 2001


Informações: mariogazziro@usp.br

Docente do ICMC tem artigo premiado no ENIA 2011

O artigo Um algoritmo de indução de árvore de decisão baseado em agrupamento, de autoria do Prof. André Ponce de Leon Ferreira de Carvalho, docente do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP São Carlos, ficou classificado entre 3 melhores trabalhos do Encontro Nacional de Inteligência Artificial de 2011 (ENIA) da Sociedade Brasileira de Computação.

O trabalho tem também como autores Rodrigo Barros (USP), Márcio Basgalupp (Unifesp) e Marcos Quiles (Unifesp).
Prof. André Carvalho

Carvalho atualmente é professor titular do Departamento de Ciências de Computação do ICMC-USP. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Aprendizado de Máquina, atuando principalmente com redes neurais, aprendizado de máquina, bioinformática, algoritmos genéticos, mineração de dados e sistemas híbridos. Possui graduação em Ciência da Computação (1987) e mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1990), doutorado em Electronic Engineering - University of Kent at Canterbury (1994) e pós-doutorado pela Universidade do Porto (2006).

A Diretoria do ICMC parabeniza os pesquisadores pela premiação e pela relevante contribuição com o campo de conhecimento.

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

ICMC inicia comemorações de seus 40 anos


Em 2011, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da Universidade de São Paulo, campus de São Carlos, completa 40 anos de existência. Para iniciar as comemorações em grande estilo, diversas atividades estão programadas para os dias 23, 24 e 25 de agosto.

A abertura oficial das festividades será nesta terça-feira, dia 23, e contará com a presença do Prof. Dr. João Grandino Rodas, Reitor da USP. Em sessão solene, ele inaugurará o novo Auditório e Ala 2 do Bloco ICMC-3. A solenidade acontecerá no próprio Auditório a partir das 11 horas. Após a cerimônia, haverá uma apresentação musical com a cantora soprano Giselle Reis, acompanhada do pianista Lucas Gonçalves.

Durante o evento, será lançado o hotsite temático dos 40 anos do ICMC, que hospedará várias atrações referentes ao aniversário do Instituto, como exposições, fotos, vídeos e concursos abertos para a participação da comunidade.

Também no dia 23 será aberta a exposição ICMC em Décadas, uma mostra fotográfica histórica do ICMC, com fotos do período entre 1971 a 1980. Outra exposição também acontecerá simultaneamente às comemorações, com trabalhos artísticos produzidos pelos jovens do Circuito Expressarte do Salesianos de São Carlos. As exposições estarão no novo Auditório e na Biblioteca do ICMC, respectivamente.

Já no dia 24 (quarta-feira), às 14 horas, no novo Auditório do Bloco ICMC-6 haverá a Aula Magna intitulada Ciência e Tecnologia no Brasil, a ser proferida pelo Prof. Dr. Carlos Henrique de Brito Cruz, Diretor Científico da Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo (FAPESP).

Na quinta-feira, dia 25, o Prof. Dr. Luíz Augusto da Costa Ladeira, do Departamento de Matemática do ICMC, ministrará uma palestra sobre os 40 anos de história do ICMC. A palestra será às 16 horas, também no novo Auditório do Bloco ICMC-6.

Vale lembrar que entre os dias 23 e 25 também acontece a 14ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM 2011), cuja programação completa do simpósio pode ser obtida na página do evento www.icmc.usp.br/~sim.


Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

ICMC realiza 14ª edição do Simpósio de Matemática para a Graduação

No período de 23 a 25 de agosto de 2011, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, irá realizar o XIV Simpósio de Matemática para a Graduação (SiM 2011).

O evento é voltado para os alunos dos cursos de Matemática, Matemática Aplicada, Estatítica e Licenciatura em Ciências Exatas e aberto a demais interessados.

As inscrições devem ser feitas pelo site www.icmc.usp.br/~sim até dia 18/08 e a taxa de inscrição é de R$ 25,00. Outras informações e a programação completa podem ser obtidas na página do evento.

Informações:
Seção de Eventos
Tel (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br


terça-feira, 16 de agosto de 2011

Seminário Universidade e Sustentabilidade USP São Carlos: qual a nossa sustentabilidade?


A USP de São Carlos, por meio da Escola de Engenharia e do Instituto de Arquitetura e Urbanismo, realizará o Seminário Universidade e Sustentabilidade com o tema USP São Carlos: qual a nossa sustentabilidade?. O evento será realizado dia 18 de agosto de 2011 (quinta-feira), no Anfiteatro de Convenções “Jorge Caron”, na área 1 do Campus da USP de São Carlos.

O objetivo do evento é deflagrar no campus da USP de São Carlos o debate sobre o tema da universidade sustentável, com a finalidade última de formular um plano de ações para incorporar a dimensão ambiental em todas as funções e operações da Instituição (ensino, pesquisa, extensão, planejamento e gestão) de maneira integrada.

Durante o evento serão abordados os fundamentos da sustentabilidade e a contribuição que a universidade pode oferecer para a construção de uma sociedade sócioambientalmente responsável.

No evento também serão apresentadas algumas experiências que indicam o modo pelo qual a comunidade da USP São Carlos e outras universidades vêm acolhendo o tema da sustentabilidade em suas atividades. Na oportunidade será lançado o “Programa EESC Sustentável” e a apresentação da “Plataforma de Sustentabilidade Socioambiental nas Universidades”, criada no âmbito do convênio USP-UAM (Universidade Autônoma de Madrid – Espanha).

Espera-se estimular a participação da comunidade na elaboração das ações que serão desenvolvidas para ambientalizar o campus da USP de São Carlos, através da criação de grupos de trabalho. Neste sentido os promotores do evento convidam todos os alunos, docentes, funcionários e demais interessados a participarem desta oportunidade de reflexão e debate rumo à sustentabilidade.

As inscrições são gratuitas e serão realizadas no dia do evento.


PROGRAMAÇÃO

8:30 h – Inscrições (gratuitas)

9:30 h – Abertura do Seminário
            - Prof. Geraldo Roberto Martins da Costa – Diretor da EESC-USP
            - Prof. Carlos Alberto Ferreira Martins – Diretor Pro-Tempore IAU-USP
            - Prof. Welington Braz Carvalho Delitti – Coord. Gestão Ambiental da USP

10:00 h – Palestra: “A institucionalização da Sustentabilidade na Universidade”
            - Prof. Marcel Burzstyn (UnB)

12:00 h – Intervalo para Almoço

13:30 h – Mesa-redonda 1: Práticas sustentáveis em campus universitário
- Participantes: Prof. Miguel Cooper (ESALQ/USP) e Alessandra Pavesi (IAU/USP)

15:30 h – Pausa para Café

16:00 h – Mesa-redonda 2: Experiências de práticas sustentáveis da USP – São Carlos
- Participantes: Prof. Dennis Brandão (USP e Recicl@tesc);
Lucas Augusto dos Reis Beco (USP e GEISA);
Rosane Aranda (Lançamento do Programa EESC Sustentável).
Patrícia Silva Leme (USP e Plataforma de Sustentabilidade Socioambiental em Universidades).

17:30 h – USP São Carlos: que Sustentabilidade queremos?


Comissão Organizadora:


Alessandra Pavesi (IAU)
Carlos Roberto Monteiro de Andrade (IAU)
Luciana Bongiovanni Martins Schenk (IAU)
Patrícia Silva Leme (USP)
Rosane Aranda (EESC)

Contato: (16) 3373-9206 sabrinad@sc.usp.br

15 de agosto: Dia da Informática


ENIAC (foto: Wikipedia)
Na última segunda-feira, dia 15 de agosto, foi comemorado o Dia da Informática. A data escolhida faz referência à criação do primeiro computador digital eletrônico, o ENIAC. Criado em 1946 nos EUA, ele pesava 30 toneladas e media 5,50 m de altura e 25 m de comprimento, a geringonça ocupava 180 m² de área construída. Dizem que quando foi acionado pela primeira vez, o ENIAC consumiu tanta energia que as luzes da Filadélfia piscaram.

Mas se não fosse por esta invenção mirabolante capaz de fazer tarefas simples, comparadas às de uma calculadora, não seria possível a criação dos microcomputadores, notebooks, tablets e tantos outros aparelhos que hoje chegam a caber na palma da mão e são capazes de executar dezenas de tarefas complexas ao mesmo tempo, além de serem os canais mais usados para a comunicação na atualidade.

Segundo dados fornecidos pela ONU, cerca de 2 bilhões de pessoas têm acesso a internet hoje no mundo e este número só tende a crescer devido a popularização de produtos de informática e às políticas de inclusão digital.

Hoje devemos refletir sobre os benefícios que a Informática trouxe para o ser humano, seja no trabalho, no lazer ou em qualquer dos afazeres do dia a dia ela está presente e não há como fugir dessa realidade. A Informática foi uma vitória da humanidade e merece ser comemorada.

Por: Rodrigo Peronti - Assessoria de Comunicação do ICMC

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

ICMC promove minicursos

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, promoverá os seguintes minicursos:

Attractors and Their Fractal Dimension

Ministrante: Matheus Cheque Bortolan

Data: 16, 18 e 19 de agosto de 2011
Local: sala 5-003

Aula 1 (terça-feira, 16/8, das 16 às 18h): Fractal dimension of Invariant Sets
Aula 2 (quinta-feira, 18/8, das 16 às 18h):: Entropy and Exponential Attractors
Aula 3 (sexta-feira, 20/8, das 16 às 18h): Estimates on the fractal dimension of attractors for dynamically gradient dynamical systems


Parabolic Problems on Interpolation Scales

Ministrante: Eder Ritis Aragão Costa

Data: 23, 25 e 26 de agosto de 2011
Local: sala 5-003

Aula 1 (terça-feira, 23/8, das 16 às 18h): The K-Method
Aula 2 (quinta-feira, 25/8, das 16 às 18h): Fractional order spaces and their embedding
Aula 3 (sexta-feira, 26/8, das 16 às 18h): Applications to parabolic problems in interpolation scales


Os cursos são gratuitos e não é necessário fazer inscrição.

Informações:
Seção de Eventos
Tel (16) 3373-9146

POSCOMP abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Exame Nacional para Ingresso na Pós-Graduação em Computação (POSCOMP). Promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), é o processo seletivo utilizado para seleção de candidatos por muitos programas, dentre eles, o Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional, oferecido pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos. 

Este ano, a Coordenadoria de Processos Seletivos da Universidade Estadual de Londrina (UEL) será responsável pela elaboração, envio e correção da prova. São 20 questões de Matemática, 30 de Fundamentos de Computação e 20 de Tecnologia de Computação. 

As inscrições podem ser realizadas até o  dia 8 de setembro pela internet. O valor da taxa é de R$ 55,00 para sócios da SBC e de R$ 70,00 para não sócios. As provas serão aplicadas no dia 9 de outubro, no período vespertino, e o resultado final será divulgado até o dia 1 de novembro.

O POSCOMP corresponde, para a grande maioria dos Programas participantes, a um dos critérios para seleção de candidatos, não sendo, portanto, a única forma de ingresso. Seu grande objetivo é permitir que os candidatos possam participar dos processos seletivos em vários Programas de Pós-Graduação, sem a necessidade de deslocamento para a sede de cada um. O exame também é realizado no Peru e na Colômbia, graças a parcerias com entidades de computação desses países. O candidato realiza a prova no local mais próximo de sua cidade e o seu desempenho é enviado para todos os Programas participantes do POSCOMP. É válido ressaltar as informações sobre o processo seletivo de cada Programa são disponibilizadas nas respectivas Instituições, pois estas possuem autonomia para utilizar os resultados dos exames de acordo com seus próprios critérios, sem qualquer interferência da SBC. Por esse motivo, a SBC não publica a colocação geral dos candidatos, somente a pontuação individual. 

Mais informações:

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Mobilidade Sustentável no campus USP de São Carlos

A Coordenadoria do Campus de São Carlos (CCSC), através do Programa USP Recicla e em parceria com o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP, está desenvolvendo o projeto Mobilidade Sustentável no campus USP de São Carlos que visa proporcionar espaços de reflexão, busca de alternativas e a promoção de ações na área de transporte sustentável no campus.

Assim, a comunidade universitária do campus está convidada a dar sua opinião sobre o tema, respondendo o questionário sobre mobilidade cujo link encontra-se a seguir, fornecendo dados que subsidiarão o projeto e sem dúvida ajudarão em futuras ações.

O questionário tem duração de cerca de 5 minutos e para acessá-lo clique aqui


Informações sobre o projeto:

O projeto tem como objetivo proporcionar espaços de reflexão, busca de alternativas e a promoção de ações na área de transporte sustentável no Campus da USP-São Carlos. Para tanto, foram promovidas atividades educativas como a “I Oficina de Condução Segura no Trânsito e Mecânica Básica para Bicicletas” realizada pelo Jesus Aragón (estudante de intercâmbio da Universidade Autônoma de Madri) e o “I Pedala USP: passeio ciclístico da comunidade USP e de São Carlos”.

Adicionalmente, promoveu-se a formação dos bolsistas envolvidos, coleta de dados a respeito da mobilidade nos campi da USP-São Carlos e confecção de materiais para divulgação da causa (cartazes, panfleto em PDF, camisetas, adesivos, entre outros). Em conjunto com essas atividades, foi feita uma aproximação com diversos grupos de ciclistas e pessoas que trabalham no ramo da Mobilidade Sustentável para que seja possível realizar um intercâmbio de experiências e informações de qualidade para a comunidade da USP através de palestras, oficinas, discussões, passeios ciclísticos, entre outros.

A infraestrutura básica para ciclistas também é outro foco importante desse projeto. Foi feita a análise da estrutura e da localização de todos os para-ciclos do Campus 1 da USP e a identificação dos locais que possuem maior demanda de ciclistas para que a Coordenadoria do Campus possa ordenar a instalação dos novos para-ciclos do tipo Sheffield em locais corretos.

Projeto: Promoção de cultura da mobilidade sustentável no campus de São Carlos
Responsáveis: Prof. Tit. Artur de Jesus Motheo/ CCSC e IQSC

Dra. Patrícia Cristina Silva Leme - USP Recicla
Apoio: Programa Aprender com Cultura e Extensão / PRECEU - Instituto de Química de São Carlos


Mais informações:
Tel.: (16) 3373-9147

Pós-doutorando do ICMC tem trabalho premiado

Roberto Federico Ausas, bolsista de pós-doutorado do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos, recebeu o Prêmio Estímulo 2010 da Academia Nacional de Ciências de Buenos Aires, na Argentina.

O tema do concurso foi Métodos Avançados para simulação em Mecânica de Fluídos. A láurea foi concedida para o trabalho Simulação numérica em escoamentos bifásicos imiscíveis com aplicações em lubrificação hidrodinâmica, apresentado pelo pesquisador em 2010. 

Ausas desenvolve seu projeto de pós-doutorado no ICMC sob supervisão do Prof. Dr. Gustavo Carlos Buscaglia, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística (SME).

A Diretoria da ICMC parabeniza o pesquisador pela premiação e pela relevante contribuição com o campo de conhecimento.

Aquisições da Biblioteca Prof. Achille Bassi - julho de 2011

Conheça as publicações adquiridas pela Biblioteca Prof. Achille Bassi, do ICMC, no mês de julho de 2011:



Informações:
Seção de Atendimento ao Usuário - Biblioteca Prof. Achille Bassi
ICMC - USP
Fone: (16) 3373-9634