terça-feira, 31 de maio de 2011

Projeto Qualipso traz contribuições para a pesquisa em Software Livre

O projeto internacional, desenvolvido através de parceria entre indústria, academia e governo, desenvolve, testa e avalia Softwares Livres.
  
Por Davi Marques Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC

  
O projeto Qualipso (Quality Plataform for Open Source) surgiu a partir de um consórcio de indústrias, universidades e governo, com a pretensão de potencializar e ampliar as práticas de desenvolvimento de Software Livre (SL), tornando-as confiáveis e reconhecidas na indústria. A iniciativa conta com a participação de colaboradores de diversos países, como França, Itália, Brasil, Espanha, China, Alemanha e Escócia. Financiado pela comunidade européia e com duração de quatro anos, o Qualipso tem uma preocupação muito forte com o segmento industrial, que custeou boa parte do projeto. Uma das propostas apresentadas foi a definição de métodos e processos para desenvolvimento e implantação de SL, garantindo que estejam nos padrões exigidos pelo mercado de softwares.

Rafael Messias: "A comunidade
de desenvolvimento de SL no
Brasil é muito forte"
O doutorando Rafael Messias, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP, participou do projeto e afirma que a principal característica do Qualipso foi estudar a qualidade de softwares livres, além de licenças, aspectos legais e quantidade. Outro ponto da pesquisa foi a interação entre as comunidades que os desenvolvem. “A comunidade de desenvolvimento de SL no Brasil é muito forte, em minha opinião devido a muitos fatores como o apelo social, pois muitas pessoas podem aprender não somente a usar - o usuário pode tornar-se um programador. Isso está relacionado à liberdade de informação. O interessante de se abrir um código é que qualquer pessoa pode modificá-lo, mas o objetivo disso é que esse código modificado seja devolvido à comunidade”, completa. De acordo com o pesquisador, outro fator que pesa no Brasil são os preços dos softwares fechados, que por muitas ocasiões os torna proibitivos. “Atualmente os SL possuem uma qualidade muito boa e, quando são criados por grandes comunidades, possuem muitas funcionalidades que às vezes os tornam melhores do que um software fechado. Em minha opinião, no futuro o SL no Brasil tende a crescer cada vez mais, pois muitas pessoas não querem ser apenas usuários, querem poder também adaptá-los a suas necessidades.”

O Qualipso procurou entender e melhorar o SL para que ele seja mais bem aceito pela indústria, mas isso esbarra em alguns tabus, como a questão da licença. Nem todo SL é de domínio público - umas são mais permissíveis e outras não. Um bom exemplo é a GPL (General Public License). Esse tipo de licença permite modificá-lo e usá-lo, contudo, se algum software for derivado dele, necessariamente terá que ser GPL. Esse fator chama-se de Copyleft.
  
Maldonado: "Temos um bom contexto
para o futuro do SL no Brasil"
Para o coordenador do projeto, Prof. Dr. José Carlos Maldonado, do ICMC-USP, o Qualipso criou um ambiente livre que dá suporte à pesquisas, processos e ao desenvolvimento de SL, mas outro ponto interessante é fornecer material didático para treinamento livre, associado a metodologias e tecnologias. “Temos um bom contexto para o futuro do SL no Brasil, tanto em nível de uso e disseminação de SL. A ação governamental favorece essa iniciativa, e tem a preocupação de trabalhar na questão do software público, que é livre mas agregado da responsabilidade da evolução e manutenção”, explica. “Quando desenvolvemos um software, queremos que ele tenha manutenção e evolução. Existe a preocupação com o uso, garantia e continuidade dele, principalmente os de interesse público, usados em gestão como saúde, transportes, administração. As ações de treinamento, formação de RH devem ser sempre intensificadas, inclusive no trato da questão de responsabilidades e direitos. Muitas pessoas se esquecem desse ponto”, completa Maldonado.


Resultados do projeto:

Um dos resultados atingidos foi a criação de uma rede de Centros de Competência Internacional. No Brasil, foram dois CCSL (Centro de Competência em Software Livre), ambos na USP: um no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (CCSL-ICMC), em São Carlos, e outro no Instituto de Matemática e Estatística (CCSL-IME), em São Paulo. O objetivo desses centros é divulgar e facilitar o uso do SL através de assessorias, visando disponibilizar uma plataforma para que se crie websites para divulgação de trabalhos ou para que a comunidade trabalhe em conjunto.

“A ideia é que cada centro tenha um modelo de sustentabilidade financeira e econômica e que a rede seja mantida e ampliada, e isso vem ocorrendo. A atual rede de colaboradores já transcende os limites do centro Qualipso”, afirma o professor Maldonado.


Informações:

segunda-feira, 30 de maio de 2011

SBC-Horizontes: difusão científica com a contribuição de docentes do ICMC

Professores do ICMC tem participação ativa no corpo editorial do veículo de divulgação científica da Sociedade Brasileira de Computação

Por: Davi Marques Pastrelo

           
A revista SBC-Horizontes é uma publicação editada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), voltada para estudantes de graduação e pós-graduação que buscam uma carreira de sucesso na área de computação. Diferentemente da maioria das publicações da área, que utilizam linguagem técnico-científica, a Horizontes possui um tom informativo e descontraído.

São publicadas três edições ao ano, em abril, agosto e dezembro. O acesso à revista é gratuito, e o conteúdo é dividido em colunas e artigos de duas a cinco páginas, como a Etc e tal, que discute assuntos diversos relacionados à computação, a Lá de fora, que fala de estudantes e profissionais da área que atuam no exterior, e a Bits, Bytes e Batom, voltada para o público feminino. Qualquer pessoa pode submeter artigos para publicação.

A SBC é presidida por José Carlos Maldonado, também diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC), da USP de São Carlos. A revista possui em seu corpo editorial outros docentes do Instituto, como Agma Traina, editora-chefe, e os editores associados Caetano Traina, Ellen Barbosa, Paulo Masiero e Regina Santana. 

Profa. Mirella Moro: "A linguagem acessível
é uma das prioridades da revista"
A pesquisadora e editora-chefe da revista SBC-Horizontes, Mirella Moro, visitou o ICMC na sexta-feira (20/5), onde falou sobre a proposta da revista: “A linguagem acessível é uma das prioridades da SBC Horizontes, pois muitos dos alunos são recém chegados no curso e não estão acostumados com a linguagem acadêmica ou técnico-científica. Portanto pedimos aos autores que escrevam usando uma linguagem mais acessível. O objetivo da publicação não é melhorar o curriculum vitae de ninguém, mas simplesmente divulgação e busca em melhorar a percepção da área. O objetivo é discutir a carreira e não discutir a ciência”, afirma Mirella, que também é Diretora de Educação da SBC e pesquisadora da UFMG.

Presidente da SBC em seu segundo mandato (2007-2009 e 2009-2011), Maldonado afirma que “uma das propostas da revista é atrair novos profissionais, pesquisadores e estudantes. A temática da revista é diversificada e abrangente, e tivemos uma resposta bastante positiva da comunidade com relação aos conteúdos”.
           

Acesse a revista: www.sbc.org.br/horizontes


Palestras de terça e quarta

Terça-feira, 31 de maio, às 17h no Auditório do ICMC

Colóquios de Matemática para Graduação: "Derivada à direita e o Teorema Fundamental do Cálculo"
Palestrante: Prof. Dr. Gustavo Ferron Madeira (UFSCar)
----------

Quarta-feira, 1º de junho, às 13h na sala 3-012

Seminário de Pós Graduação em Matemática: "Um novo arco completo em PG(2,q^6)"
Palestrante: Beatriz Motta (IMECC-Unicamp)
---------- 

Quarta-feira, 1º de junho, às 14h na sala 5-001

Seminários de Engenharia de Software: "Um Modelo de Processo para a Engenharia de SoES (System of Embedded Systems)"
Palestrante: Marcelo A. Ramos (ICMC-USP)
----------

Quarta-feira, 1º de junho, às 14h na sala 4-001

Seminários de Singularidades "Enumeração Simplética"
Palestrante: Daniel Levcovitz (ICMC-USP)
----------

Quarta-feira, 1º de junho, às 14h no Auditório do ICMC

Seminários de Computação (Pós-Graduação): "Desafios no desenvolvimento de aplicativos para problemas reais utilizando aprendizado de máquina"
Palestrante: Profa. Dra. Flavia Bernardini (UFF - RJ)
----------

Quarta-feira, 1º de junho, às 17h no Auditório do ICMC

Colóquios de Matemática para Graduação: "Derivada à direita e o Teorema Fundamental do Cálculo"
Palestrante: Prof. Dr. Gustavo Ferron Madeira (UFSCar)
----------


Seção de Eventos
Tel. (16) 3373-9146 

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Ênfase em Computação: inscrições até 31 de maio

Os Departamentos de Ciências de Computação (SCC) e Sistemas de Computação (SSC) do ICMC-USP, oferecem aos estudantes de graduação do Campus a oportunidade de complementarem sua formação básica, especializando-se em Computação. 

Será conferido o “Certificado de Ênfase em Computação” ao aluno que, além das disciplinas obrigatórias do curso em que esteja matriculado, for aprovado no mínimo 24 créditos/aula em um elenco de disciplinas de graduação, escolhidas de comum acordo entre o aconselhador e o aconselhado.

As inscrições terminam em 31 de maio e devem ser feitas na Secretaria do SCC. 

Departamento de Ciências de Computação do ICMC abre processo seletivo para professor temporário

O Departamento de Ciências de Computação (SCC) do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), na USP São Carlos, promove processo seletivo Professor Contratado (mestre ou superior), por tempo determinado, com vigência até 30/12/2011. A jornada será de 12 horas semanais e o salário de R$ 938,73.

As inscrições estão abertas no período de 30 de maio a 3 de junho de 2011, e devem ser feitas pessoalmente ou por procuração na Assistência Acadêmica do ICMC. As datas, critérios de seleção e documentação necessária podem ser consultadas no edital, disponível na íntegra em:




Mais informações:
Assistência Acadêmica do ICMC
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Caixa Postal 668 - CEP 13560-970
São Carlos-SP
E-mail: sacadem@icmc.usp.br
Tel (16) 3373-8109

Trainee-me 2011: evento da ICMC Junior aborda inovação

O Trainee-me 2011 acontecerá nos dias 28 e 29 de maio na cidade de São Carlos, no Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP. A comissão organizadora é formada por membros da ICMC Junior e da FEJESP - Federação das Empresas Juniores do Estado de São Paulo. O evento tem como finalidade, introduzir, engajar e motivar os novos empresários juniores no MEJ - Movimento Empresa Júnior. 

O tema desta edição é “Inovar: uma oportunidade do MEJ”, e contará com duas categorias: agir de forma inovadora, para os trainees; e gerar estratégias inovadoras para os experientes. Palestras, treinamentos, dinâmicas, jogo S/A, mesa redonda e integração farão parte da programação. Presença confirmada da Caos Focado, principal equipe participante do Battle of Concepts. Além disso, conta com a parceria do Banco Itaú Unibanco, Clear Sale, apoio da Prefeitura Municipal de São Carlos, entre outros. 

A ICMC Jr., empresa júnior do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, desde 1992 ajuda pessoas e empresas a alcançarem seu potencial por meio da realização de serviços na área de computação, com a missão de ajudar pessoas e empresas a alcançarem seu potencial, a fim de expandir sua imagem e atuação perante o Instituto, a sociedade e o mercado, tornando-se referência em São Carlos. E a FEJESP, que há 20 anos representa as Empresas Juniores perante a sociedade e governo, fomenta a troca de conhecimento e desenvolve as Empresas Juniores e seus associados, universitários, no estado. Com isso, a Fejesp acredita em um ambiente propício para a formação de jovens talentos, futuros líderes do país. 

Sendo uma instituição sem fins lucrativos, com fins educacionais e suprapartidária, confederada a Brasil Júnior, órgão nacional do Movimento Empresa Júnior no país, e possui recursos diferenciados para auxiliar universitários com potencial a se desenvolver profissionalmente através de uma Empresa Júnior. As duas instituições aguardam todos em São Carlos para mais uma realização de sucesso. 

Visite o site do Trainee-Me - http://fejesp.org.br/trainee-me
Visite o site da ICMC Junior - http://icmcjunior.com.br

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Tutorial SIMPLES facilita o processo de importação para pesquisas no Brasil

Após o lançamento do selo CNPq_EXPRESSO, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico solicita sistema Tutorial para Centro de Competência de Software Livre do ICMC

Por Sarah Mascarenhas - Assessoria de Comunicação ICMC

O CNPq_EXPRESSO é um selo que foi criado para facilitar a importação de material de pesquisa (insumos, equipamentos, DNA, etc), em parceria entre o Ministério da Ciência e Tecnologia e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Como parte da estratégia de apoio à importação para pesquisa, o CNPq solicitou ao Centro de Competência de Software Livre do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (CCSL-ICMC), da USP de São Carlos, a elaboração de um sistema tutorial online. Trata-se do Tutorial SIMPLES-CNPq.

Uma equipe de pesquisadores do ICMC, em parceria com o ICMC Júnior (empresa dos alunos do ICMC), está se dedicando ao desenvolvimento do tutorial, que será lançado para teste em breve e estará hospedado no site do CCSL-ICMC. A assessoria de comunicação do ICMC conversou com representantes do CCSL e da empresa júnior para colher mais informações sobre o Tutorial SIMPLES - Sistema de IMportações para Pesquisa com LibEração Simplificada

A pesquisadora Ellen Francine Barbosa disse que o tutorial é que um sistema criado para simulação de importação de material de pesquisa. Barbosa ainda explica que "mesmo na simulação, o ideal é que as informações estejam armazenadas para que sirvam de modelo para futuras importações, se tornando um repositório de informações sobre importação de material para pesquisa". 

Para Solange Rezende, coordenadora do Projeto, a questão central desse trabalho esta na aquisição e estruturação do conhecimento sobre importação de materiais para pesquisa. A professora conta que para constituir a equipe deste projeto foram convidados especialistas na área de aquisição do conhecimento, inteligência artificial, acessibilidade, banco de dados e ensino à distancia, para especificar um sistema voltado para treinamento que inclui simulações online, acesso aos dados de importação que será utilizado por pesquisadores de todas as áreas do conhecimento. Solange ainda diz que o projeto foi estruturado em etapas: um sistema online estático, como um guia de como realizar importações, oferecendo dicas sobre os procedimentos; na fase dois poderão ocorrer simulações com acesso a base de dados da Plataforma Lattes, que agrega os currículos dos pesquisadores; a terceira etapa é focada no processo de validação do sistema, para que finalmente possa ser disponibilizado o sistema Tutorial SIMPLES-CNPq. Rezende ainda disse que o sistema completo servirá como repositório de dados, informação e conhecimento relacionados com importação para pesquisa. 

Para execução do trabalho entra em cena a empresa ICMC Júnior que é responsável, juntamente com a equipe de pesquisadores do ICMC, pela programação do sistema, feita pelos alunos envolvidos na empresa júnior. Marcelo Augusto membro da diretoria do projeto pelo ICMC Júnior conta que "a primeira versão do sistema deve ir ao ar no final de junho, e seu término de execução esta previsto para final de 2011."

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Bolsas para Licenciandos em Matemática

O ICMC abre até o dia 26 de maio inscrições para o PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência. Serão oferecidas 23 bolsas no valor de R$ 400,00, voltadas para estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática (ICMC) e Licenciatura em Ciências Exatas (interunidades ICMC, IFSC e IQSC - Núcleo Geral ou habilitação em Matemática).

Para mais esclarecimentos acontecerá nesta terça-feira, dia 24, às 13 horas, na sala 3-009 do ICMC, uma palestra para apresentação das atividades do Projeto PIBID CAPES 2011. Outras dúvidas podem ser esclarecidas no edital.
  
Inscrições pelo e-mail: mutsumi@icmc.usp.br

Eventos da semana 23-27 de maio

Quarta-feira, 25 de maio, às 14h na sala 5-003

Seminários de Engenharia de Software: "Um Modelo de Processo para a Engenharia de SoES (System of Embedded Systems)"
Palestrante: Marcelo Ramos (ICMC)

Resumo: Um SoS (System of Systems) é um conjunto de sistemas úteis e independentes, que formam um sistema mais complexo, capaz de prover uma funcionalidade particular, mais ampla que a soma das funcionalidades individuais de cada um dos sistemas constituintes. Seu projeto ainda é um desafio por envolver problemas particulares e incomuns para várias áreas da engenharia de software.Os autores limitam o contexto de SoS ao domínio de sistemas embarcados e propõem um modelo de processo para apoiar a engenharia desses sistemas. A base do processo envolve o trabalho independente de equipes interdisciplinares de especialistas para a criação de famílias de produtos úteis e reusáveis aptas a integrar um SoS.
----------

Quarta-feira, 25 de maio, às 14h no Auditório do ICMC

Seminários de Computação: "Ranking Lexicográfico"
Palestrante: Dr. Edson Takashi Matsubara (LIA/FACOM/UFMS)

Resumo: Dado um problema de classificação binária, um "rankeador" ordena exemplos do mais positivo para o mais negativo. Nesta palestra será apresentado o algoritmo LexRank que é um ordenador lexicográfico na qual os rankings são obtidos sem a necessidade de scores. LexRank ordena os atributos e depois ordena os exemplos produzindo um ranking. O algoritmo naturalmente faz seleção de atributos e quando utilizado adequadamente pode-se obter uma de suas variações conhecida como Fast Lexicographical Ranker (FlexRank).  Apesar de sua simplicidade, quando aplicado ao problema de classificação de textos, LexRank tem desempenho comparável a SVM em termos de AUC e é pelo menos 3 vezes mais rápido que o SVM Perf.
----------

Quinta-feira, 26 de maio, às 13h13 na sala 4-003

Seminário de Coisas Legais “Paradoxos legais"
Palestrante: Lucas Mochi Pinto (ICMC)

Resumo: Apresentaremos alguns paradoxos e suas respectivas soluções. Dentre estes, está o de Monty Hall, que promete gerar uma certa "polêmica" devido ao seu resultado contra-intuitivo. Além disso, iremos calcular a probabilidade de que em um grupo de N pessoas, pelo menos duas tenham a mesma data de aniversário. Qual o valor mínimo de N para que este valor ultrapasse os 50% ? Este é outro resultado estranho, porém, verídico. Lembramos que a página do seminário de coisas legais é www.icmc.usp.br/~legal
----------

Quinta-feira, 26 de maio, às 18h30 no Auditório do ICMC

Colóquios da Licenciatura: "De aluna a professora: um breve olhar sobre o caminho"
Palestrante: Edenilda Aparecida da Silva (SEE-SP)


sexta-feira, 20 de maio de 2011

Matemática e Estatística são temas de palestras no início da semana

Segunda-feira, 23 de maio, às 14 horas no Auditório do ICMC

Ensino de Matemática por Múltiplas Mídias: "A Avaliação da Aprendizagem"
Palestrante: Sonia Maria Duarte Grego (UNESP)
----------

Terça-feira, 24 de maio, às 18 horas no Auditório do ICMC

Seminários de Estatística: "A Estatística Nossa de Cada Dia"
Palestrante: Francisco Louzada Neto (ICMC)
----------

Informações: 
Seção de Eventos do ICMC
Tel.: (16) 3373-9146

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Diretor do ICMC participa de reunião com Cônsul do Japão

Por ocasião de sua visita a São Carlos, o Cônsul se reuniu com autoridades municipais para discutir aproximação cultural, científica e tecnológica entre Brasil e Japão


No último dia 7 de maio a cidade de São Carlos recebeu o Cônsul do Japão, Kazuaki Obe. Ele se reuniu com autoridades do município e dirigentes de universidades e órgãos de pesquisa, dentre eles o Prof. Dr. José Carlos Maldonado, diretor do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP de São Carlos. Participaram também da reunião o prefeito de São Carlos, Oswaldo Barba, diretores de outras Unidades da USP, da Embrapa e da UFSCar, além do Prof. Yashiro Yamamoto, Vice-Diretor da Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de São Carlos, dentre outros.

Foto: São Carlos Agora














O encontro foi motivado pela reorganização da comunidade nipônica de São Carlos, e tratou da aproximação cultural, científica e tecnológica entre Brasil e Japão. Segundo Maldonado, o Japão é um parceiro estratégico do Brasil, tanto pela sua história, pela sua competência técnico-científica e pela relação de amizade entre os dois países.

Na ocasião, o governo japonês reforçou a divulgação das Bolsas MEXT – bolsas de pesquisa oferecidas pelo governo japonês para brasileiros interessados em desenvolver sua pesquisa em universidades japonesas. O auxílio inclui bolsa mensal, passagens aéreas, taxas escolares e curso de língua japonesa. Além da graduação, há também bolsas para cursos técnico-superior e profissionalizantes, de menor duração.


Informações:
Consulado Geral do Japão em São Paulo
www.sp.br.emb-japan.go.jp

quarta-feira, 18 de maio de 2011

ICMC participará de Ação Comunitária em parceria com Poupatempo

A 13ª edição da Ação Comunitária será no dia 29 de maio no bairro Cidade Aracy  e  terá parceria entre ICMC e o Poupatempo. O projeto visa inclusão social e melhoria na qualidade de vida dos cidadãos de bairros carentes de São Carlos.

                                       
Foto: site da ONG Espaço Cidadão
A Ação Comunitária é um projeto social promovido anualmente pela ONG Espaço Cidadão, com objetivo de oferecer diversos serviços gratuitos à população carente, como atendimento médico e odontológico, apoio na expedição de documentos, corte de cabelo, atividades recreativas e culturais, dentre outros. Neste ano em sua 13ª edição, a Ação Comunitária tem como tema Cidadania, Direitos e Deveres, e será realizada no dia 29 de maio, no CAIC (EMEB Afonso Fioca Vitalli), no bairro Cidade Aracy, em São Carlos.

O Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, participará da ação em parceria com o Poupatempo, cuja unidade foi recém inaugurada na cidade. Os serviços disponibilizados serão expedição de documentos, confecção de currículos, cartões de visita e cartazes além de apoio aos serviços do e-poupatempo.

Desde 2004, alunos, professores e funcionários do ICMC participam do projeto. A coordenação das atividades fica a cargo das professoras Sarita Bruschi e Solange Rezende. O ICMC convida toda a comunidade a participar desse projeto indispensável para formação da cidadania e de uma sociedade mais justa.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Biblioteca do ICMC recebe Circuito Expressarte - Arte em Liberdade

Durante todo o mês de maio, o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, sediará a exposição Arte em Liberdade, do Circuito Expressarte. A mostra é uma iniciativa da Comissão de Cultura e Extensão do ICMC, e ficará exposta na Biblioteca Prof. Achile Bassi.

O projeto Expressarte é realizado no Programa de Medidas Socioeducativas em Meio Aberto desde 2006, como uma das atividades do Salesianos São Carlos. Participam do grupo, adolescentes em acompanhamento socioeducativo, egressos do Programa e alguns jovens da comunidade.

A mostra é composta por obras dos projetos Benedicto Calixto e Pintando a História – ambos retratam pontos históricos de São Carlos e outras cidades do Estado de São Paulo.

Foto: Neylor Fabiano - ICMC

Venha conhecer um pouco dos trabalhos expostos no Circuito. São produções artísticas dos adolescentes que permitem ao público diversas leituras, segundo o olhar de cada um deles.


Informações:
Seção de Eventos do ICMC
Tel. (16) 3373-9146

17º Seminário de Pedagogia Universitária

Nesta quarta e quinta-feira: Seminários no ICMC

Quarta-feira, 18 de maio, às 13 horas na sala 3-012

Seminário de Pós Graduação em Matemática: "O anel de cohomologia do espaço de órbitas de Zp-ações livres sobre produtos de esferas"
Palestrante: Henry José Gullo (ICMC)

Resumo: O estudo do espaço de órbitas de um espaço topológico X tornou-se ativo depois da prova da conjetura de Conner (Robert Oliver em 1971),  que sob certas condições estabelece uma relação entre a homologia e cohomologia do espaço das órbitas X/G com a homologia e a cohomologia do espaço X.  Outro resultado importante que relaciona X e X/G foi o dado por D. Quillen, que provou que a dimensão cohomológica do espaço X/G não pode exceder a dimensão cohomológica de X. Neste seminário mostraremos o resultado obtido por Ronald M. Dotzel, Tej B. Singh e Satya P. Tripathi em 2000, onde calculam o anel de cohomologia do espaço das órbitas X/G de G=Zp-ações livres sobre espaços topológicos X com anel de cohomologia módulo p isomorfo ao anel de cohomologia do produto de duas esferas s^mXs^n, m<=n, isto é, H*(X;Zp)~=H*(s^mXs^n ;Zp).
----------

Quarta-feira, 18 de maio, às 15 horas na sala 5-001

Seminários de Engenharia de Software: "ProgTest: An Environment for the Submission and Evaluation of Programming Assignments based on Testing Activitie"
Palestrante: Draylson Micael de Souza (ICMC)

Resumo: Programming foundations is not an easy subject to be taught many students have difficulties understanding the abstract concepts of programming and have a wrong view about the programming activity. In order to address these problems, experiences have suggested the integrated teaching of programming concepts and software testing in introductory CS courses. Shortly, the idea is that testing can contribute to enhance the students' capabilities of understanding and analysis. However, such perspective requires tools to provide an adequate feedback to evaluate the students' performance concerning programming and testing activities. In this paper we describe ProgTest a web-based tool for the submission and automatic evaluation of practical programming assignments based on testing activities. Results from a preliminary validation of ProgTest are also presented. Such results provide evidences on the practical use of ProgTest as a supporting mechanism for the integrated teaching of programming foundations and software testing
----------

Quinta-feira, 19 de maio, às 13h13min na sala 4-003

Seminário de Coisas Legais: "Um resultado folclórico de Álgebra Linear"
Palestrante: Eduardo Tengan (ICMC)

Resumo: Diz a crença popular que, dadas duas matrizes quadradas A e B, os polinômios característicos de AB e BA são iguais.  Há várias demonstrações deste fato, neste seminário apresentarei a prova mais legal, que utiliza a chamada topologia de Zariski em Geometria Algébrica! 
----------

Informações: 
Seção de Eventos do ICMC
Tel (16) 3373-9146

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Software cria listas de músicas a partir de representação visual

Já pensou em criar uma trilha sonora a partir da imagem musical? Pesquisadores do ICMC, na USP de São Carlos, desenvolvem software de criação de playlists a partir da representação visual de coleções de músicas 

Por: Sarah Mascarenhas 

Como você faz quando quer criar uma seleção de músicas para uma festa em sua casa? Colecionadores de MP3 fazem downloads de discografias completas, mas como organizar tudo isso para facilitar a escolha? O que encontramos no mercado de software para organizar músicas? Sistemas comerciais como Windows Media Player, Itunes, Winamps, Real Player, entre outras centenas, permitem a criação de sua lista de músicas preferidas por meio da seleção de arquivos ou pastas de determinado artista ou álbum, mas essa tarefa pode consumir várias horas. 

Na USP de São Carlos, os pesquisadores do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) Luis Gustavo Nonato, Fernando Vieira Paulovich e Rosane Minghim, com a participação de estudantes de mestrado e doutorado, desenvolveram um software que se diferencia dos sistemas comerciais existentes pela forma como organiza e cria playlists, a partir de uma representação visual do banco de dados de música. 

Quando se pensa na computação hoje, é preciso reconhecer uma aliada muito importante no desenvolvimento de programas e sistemas: a modelagem matemática. Foi com a ajuda de modelos matemáticos que esse programa para organização de músicas foi desenvolvido. O professor Luis Gustavo Nonato, do Departamento de Matemática Aplicada e Estatística do ICMC, conta que a idéia do sistema é primeiro transformar cada música em um dado de alta-dimensão, para então criar a representação visual da base de músicas. A representação agrupa as músicas a partir de uma medida de similaridade no espaço de alta-dimensão. "Ou seja, é a relação de similaridade entre as músicas que as caracterizam como candidatas a pertencerem a uma mesma playlist", diz Nonato. Assim, o sistema desenvolvido sugere grupos de músicas a partir de suas semelhanças medidas no espaço de alta-dimensão. 

A transformação das músicas leva em consideração o ritmo, a batida, as freqüências e a intensidade, que é o que caracteriza cada gênero ou estilo musical. Para criar uma seleção musical basta agrupar as músicas que se tornam vizinhas no espaço de alta-dimensão. A representação visual é construída com o auxílio de uma técnica conhecida como PLP - Piecewise Laplacian Projection, que, ao contrário da maioria dos métodos existentes, permite que o usuário interaja com os dados visualizados e modifique o agrupamento à vontade. Segundo o professor Fernando Paulovich, do Departamento de Ciências de Computação, outro diferencial do método é que você pode gerar inúmeras playlists ao mesmo tempo, em questão de segundos, agrupando músicas semelhantes independente do artista, época ou grupo musical.


Informações:

Nesta quarta-feira: Seminários de Otimização no ICMC

O ICMC promove nesta quarta-feira (18), a partir das 14 horas, um ciclo de palestras em Otimização. As apresentações, abaixo relacionadas, acontecerão na sala 5-004:

  • An Infeasible-Point Subgradient Method Using Approximate Projections Tillman, Lorenz e Pfetsch

Lucas Simões

Apresentação de artigo recentemente publicado no arXiv por Tillman, Lorenz e Pfetsch propondo um algoritmo para a solução de programas convexos por pontos exteriores através do uso de projeções aproximadas. Comparação com os métodos propostos por Helou e De Pierro em 2010 e com direções futuras de pesquisa planejadas.


  • Majorizing functions and Geometry of Information Divergences

Álvaro Rodolfo De Pierro

Descrevemos a relacão entre o conhecido método da majoracão de funcões e a geometria correspondente num espaco apropriado.


  • A New Parameter Choice Method for Optimization Problems when the Data are Noisy

Elias Helou

Um novo método é proposto para a escolha do parâmetro de regularização na solução de problemas inversos através de modelos de otimização. O procedimento procura minimizar uma aproximação para a média da discrepância entrópica entre um deslocamento apropriado do gradiente da solução regularizada e o correspondente da solução ideal.



Informações: 
Seção de Eventos do ICMC
Tel (16) 3373-9146

sexta-feira, 13 de maio de 2011

Colóquios da Licenciatura no ICMC

Título: "Seqüência de Ensino para ensinar conteúdos do Bloco Tratamento da Informação em ambiente Lápis e Papel e em ambiente virtual: Perfil da Turma"

Palestrantes: Dra. Irene Cazorla (UESC-BA) e Dra. Verônica Kataoka (UNIBAN-SP)

- Segunda-feira (16 de maio), das 14h às 18h
- Terça-feira (17 de maio), das 18h30min às 22h

Local: Sala de Aprendizado Eletrônico, CISC e Laboratório Didático, CISC.

Inscrições pelo site: http://www.icmc.usp.br/eventos/gerenciador/inscrever.php?evid=79

Palestra gratuita sobre linguagem Java tem inscrições abertas

Evento acontece no dia 18 de maio no ICMC-USP, em São Carlos

Uma das linguagens de programação mais valorizadas no mercado de trabalho atual, a plataforma Java é tema de palestra no próximo dia 18 (quarta-feira), no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos, para duas turmas: uma das 14h às 16h e outra das 18h às 19h. A atividade é gratuita e tem vagas limitadas.

Promovida pela Adekz, representante Globalcode na região de São Carlos e de Ribeirão Preto (SP), a palestra apresentará os principais benefícios da utilização da plataforma Java, o histórico de criação da linguagem e as instruções de como instalar o Java, desenvolver e executar um aplicativo simples. Outro objetivo é mostrar formas de inserção do programador Java no mercado de trabalho.

O instrutor, Reinaldo de Oliveira Castro, doutorando em Ciência da Computação pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos) e professor convidado em cursos de pós-graduação lato sensu da mesma universidade, tem duas certificações Java: SCJP e SCWCD.

Os interessados em participar devem enviar e-mail para treinamentos@adekz.com ou entrar em contato pelo telefone (16) 3617 7647, da Adekz de Ribeirão Preto-SP.

Serviço:
Palestra sobre a plataforma Java
Dia 18 de maio, das 14h às 16h (turma I) e das 18h às 19h (turma II)
Local: Auditório Prof. Luiz Antonio Fávaro – Bloco ICMC-4
Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação/USP - Av. Trabalhar São-Carlense, 400
Inscrições: treinamentos@adekz.com ou (16) 3617-7647 (Ribeirão Preto-SP)
Entrada franca

quarta-feira, 11 de maio de 2011

Sexta-feira 13, no ICMC: "Um dos piores pesadelos matemáticos"

O ICMC promove nesta sexta-feira (13 de maio), mais uma edição do Seminário de Coisas Legais: "Um dos piores pesadelos matemáticos"

A palestra será ministrada pelo professor Leandro Aurichi, do ICMC, e terá início às 13h13min na sala 4-003. A apresentação abordará  informalmente os teoremas da incompletude de Gödel e algumas das suas consequências.

Informações: Seção de Eventos do ICMC
Tel.: (16) 3373-9146
eventos@icmc.usp.br

terça-feira, 10 de maio de 2011

ICMC abre inscrições para Ênfase em Computação

Os Departamentos de Ciências de Computação (SCC) e de Sistemas de Computação (SSC) do ICMC oferecem aos estudantes do campus USP de São Carlos a oportunidade de complementarem sua formação básica, especializando-se em Computação. Estão abertas as inscrições para Ênfase em Computação no período de 11 a 31 de maio de 2011.

As inscrições serão feitas presencialmente na Secretaria do SCC, mediante preenchimento da ficha de inscrição e entrega de uma cópia do histórico escolar.

Mais eventos nesta quarta-feira no ICMC

Quarta-feira (11), às 13 horas na sala 5-004

"Web Semântica: Princípios, Polêmicas e Desafios"
Palestrante: Ig I. Bittencourt (Instituto de Computação da Universidade Federal do Alagoas)

Resumo: Em 2001, a Web Semântica (com suas camadas) foi proposta por Tim Berners-Lee com o objetivo de haver uma Web onde os computadores pudessem analisar os dados disponíveis nas páginas e com isso simplificar tarefas complexas, reduzir o tempo de execução de atividades, entre outros. Esta palestra tem por objetivo abordar os princpípios propostos por Tim-Berners Lee e discutir quais são os pontos desafiadores e polêmicos na Web Semântica.
----------

Quarta-feira (11), às 14 horas na sala 3-010

"A fronteira da fibra de Milnor de singularidades não isoladas"
Palestrante: Aurélio Menegon Neto (Instituição: Instituto de Matemática - Cuernavaca, México)

Resumo: Sabemos que a fronteira da fibra de Milnor  $L_t = f^{-1}(t) \cap B_\e^{2n}$ de uma singularidade isolada é difeomorfa ao link  $L_0$. Entretanto, no caso de uma singularidade não isolada, surge o problema de descrever a topologia de $L_t$ e entender como essa variedade suave degenera na variedade singular $L_0$. Nessa conversa, definiremos o conceito de "vanishing zone" de uma singularidade não isolada e mostraremos que, no caso de um germe de hiper-superfície complexa em $\C^3$ com singularidade não-isolada, bem como no caso de uma singularidade real analítica do tipo $f \bar{g}: \C^3 \to \C$ com valor crítico isolado, $L_t$ é uma variedade de Waldhausen.

----------
Quarta-feira (11), às 18 horas na sala 4-001

"Desenvolvimento de Jogos"
Palestrante: Maximiliano Selmi Marques (iMAX Games)

Tópicos da Palestra: Produção de Games: Linha de produção; Escolha da engine e ferramentas; Desenvolvimento Mercado de Games, Como está no Brasil e no resto do mundo? O que preciso fazer para entrar? Oportunidade; O que é importante saber? Linguagens de programação? Estudar é necessário!

----------
Informações:
Seção de Eventos do ICMC
eventos@icmc.usp.br
Tel.: (16) 3373-9146

USP aprova três novos Núcleos de Apoio à Pesquisa para o ICMC

O Instituto receberá quase R$ 4 milhões em verbas para investimentos nos novos NAPs (Núcleos de Apoio à Pesquisa), que tem como principal marca a relação entre universidade, governo e indústria

 Por: Davi Pastrelo - Assessoria de Comunicação do ICMC

A Pró-Reitoria de Pesquisa da USP aprovou no último mês de abril uma verba de quase R$ 4 milhões para investimentos nos novos NAPs (Núcleos de Apoio à Pesquisa), que integrarão o CIAP (Centro Integrado de Apoio à Pesquisa), cujo edifício será construído no Campus II da USP de São Carlos.

O programa será interinstitucional e contará com a participação de outras Unidades da USP, como o Instituto de Matemática e Estatística (IME) e a Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). O foco dos novos NAPs será a relação entre universidade, governo e indústria. Os NAPs aprovados foram:

- Centro de Robótica de São Carlos - CROB/SC - (ICMC e EESC), com verba aprovada em R$ 900.000,00, coordenado pelo Prof. Dr. Marco Henrique Terra.

- Centro de Matemática e Estatística Aplicadas à Indústria - CeMEAI, com verba aprovada - de R$ 900.000,00, coordenado pelo Prof. Dr. José Alberto Cuminato.

- Software Livre (ICMC e IME), com verba aprovada de R$ 2.000.000,00, coordenado pelo Prof. Dr. José Carlos Maldonado.

Os NAPs são órgãos de integração da Universidade de São Paulo, instituídos com o objetivo de reunir especialistas de uma ou mais Unidades e Órgãos em torno de programas de pesquisa de caráter interdisciplinar e/ou de apoio instrumental à pesquisa. Eles tem sua existência limitada ao cumprimento dos programas de atividades propostas. Neste ano, a USP aprovou 43 NAPs, totalizando quase R$ 70 milhões em investimentos.


Projeto do prédio do CIAP - fachada

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Sistema Integrado de Bibliotecas da USP promove treinamento de bases de dados no ICMC

O Sistema Integrado de Bibliotecas da USP promoverá treinamento de bases de dados do portal Web of Knowledge, no próximo dia 27 de maio. O curso ocorrerá das 9h30min às 17h, no Auditório do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), da USP São Carlos.

O treinamento será ministrado por Mirta Guglielmoni, da empresa Thomson Reuters, responsável pelo portal. As inscrições devem ser feitas até 20 de maio através do endereço capacitacao@sibi.usp.br. São 90 vagas no total.

Eventos da semana no ICMC

Terça-feira (10), às 15 horas na sala 4-005

On Renormalisation of Henon-like Maps
Palestrante: Peter Hazard (IME-USP)

Resumo: We will discuss recent work on the Henon renormalization operator, properties of infinitely renormalisable Henon-like maps and compare some topological models of such maps.

----------
Quarta-feira (11), às 10h30min, na sala 5-003

A cota de Hasse-Weil via teoria de Stöhr-Voloch
Palestrante: Nazar Arakelian (ICMC-USP)

Resumo: Introduziremos a teoria de Stöhr-Voloch, cujo objetivo é obter cotas maximais para o número de pontos racionais de uma curva algébrica irredutível não singular definida sobre um corpo finito. Essas cotas são obtidas mergunlhando-se a curva em algum espaço projetivo através de morfismos, definindo assim funções que se anulam nos pontos P cuja a imagem sob a ação de Frobenius está no hiperplano osculante a curva em P. Como uma aplicação, obtemos a cota de Hasse-Weil com a ajuda da teoria de Stöhr-Voloch aplicada a um morfismo específico.

----------
Quarta-feira (11), às 14 horas, na sala 4-001

Umamao.com: Ensino e Construção Colaborativa de Conhecimento
Palestrante: Helder Ribeiro (Unicamp)

Resumo: O Umamão é uma plataforma inovadora de construção colaborativa de conhecimento criada a partir da frustração de alunos da Unicamp em relação aos meios até então disponíveis para se tirar dúvidas sobre disciplinas da universidade. O conteúdo gerado tem um efeito cumulativo e multiplicador, pois a resposta à dúvida de um único aluno ajuda a todos que têm a mesma dúvida naquele semestre, em semestres seguintes e em universidades pelo Brasil inteiro, evitando trabalho repetido e promovendo disseminação de conhecimento a regiões menos favorecidas do país. Nesta palestra, o criador do Umamão mostrará como professores e monitores podem usar o Umamão para facilitar o atendimento aos alunos, descobrir os pontos onde há maior dificuldade de compreensão e incentivá-los a se ajudarem mutuamente nos estudos.

----------
Quinta-feira (12), às 13h13min, na sala 4-003

Seminário de Coisas Legais: P versus NP
Palestrante: Murilo Soares Pinheiro (ICMC-USP)

Resumo: Mostraremos de forma simples e intuitiva os conceitos básicos relativos à pergunta "P = NP?", uma das maiores questões da teoria da computação ainda em aberto.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Pesquisadora do ICMC estuda melhoramento genético de gado

A professora Solange Rezende realizou uma pesquisa de mineração de dados na base do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), que visa o melhoramento genético do rebanho e representa ganhos para pecuaristas e consumidores. 

Por: Davi Pastrelo – Assessoria de Comunicação do ICMC 


A pesquisadora do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), Profa. Dra. Solange Oliveira Rezende, realizou uma pesquisa de mineração de dados junto à base do Programa de Melhoramento Genético da Raça Nelore (PMGRN), mantida pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP). A pesquisa lhe rendeu o Prêmio Dr. Hélio Coelho de Mérito em Pesquisa, entregue no último dia 15 de abril. 

O programa de melhoramento genético da raça Nelore existe desde 1988, e é coordenado pelo Prof. Dr. Raysildo Barbosa Lôbo, do departamento de Genética da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. Em 1996, Solange começou a trabalhar com a mineração dos dados que estão na base do programa, o que consiste no processo de explorar grandes quantidades de dados à procura de padrões consistentes. Seu trabalho foi importante devido ao fato de que conhecimentos descobertos a partir desses dados permitem aos técnicos, pesquisadores e criadores do programa apoiar decisões relacionadas com perfil de animais mais aptos, visando o melhoramento genético do rebanho, o que representa ganhos para pecuaristas e consumidores. 

O melhoramento genético é uma importante ferramenta para aumentar ganhos de pecuaristas e consumidores. A tecnologia permite o aumento da eficiência na identificação e rastreamento de animais com características genéticas interessantes aos criadores, como habilidade materna, maior crescimento, maior volume de massa muscular, período de crescimento mais curto, fertilidade e precocidade sexual. O que difere a pesquisa de Solange das demais realizadas anteriormente é que essa se trata também de um evento de extensão, pois a pesquisadora não fica somente atrelada ao meio acadêmico – passa disponibilizar seus resultados para o agronegócio, que é um dos principais pilares da economia brasileira. 

Outra etapa da pesquisa foi a avaliação das forças de mercado que regem a comercialização de touros, que podem auxiliar o programa Nelore Brasil na gestão de relação com o cliente (CRM - Customer Relationship Management). Dentro desse contexto pesam alguns fatores como: ponto de venda (fazenda de origem), produto (touro), tipos do produto (categoria, variedade, idade) e qualidade do produto (perfil genético). 

“A qualidade da base de dados tem sido confirmada pela certificação Global G. As fazendas certificadas que possuem gestão da qualidade dos dados aplicam de forma mais eficiente as técnicas de melhoramento animal e contribuem com o meio-ambiente. O Global G1 trata a qualidade da informação e isso, entre outros como a dedicação e aplicação dos criadores, agregam confiança à avaliação genética. Essa qualidade dos dados é fundamental para a mineração de dados. Todo animal é cadastrado no programa e pesado quatro vezes ao ano. Para se ter uma ideia, em 2008 eram mais de um milhão de animais cadastrados nesse banco de dados, de um total de 413 fazendas”, esclarece Solange. 

A descoberta de conhecimento é realizada no LABIC-ICMC (Laboratório de Inteligência Computacional) na USP de São Carlos. Os dados são analisados e processados por algoritmos automáticos para extrair conhecimentos. Um dos objetivos é identificar as forças de mercado para a comercialização de touros, de acordo com seus padrões genéticos que interessariam mais aos criadores e ao consumidor final. Esses padrões ajudariam o programa na gestão com o client

A ANCP calcula e publica as DEPs (Diferença Esperada na Progênie), as Acurácias e o Índice MGT (Mérito Genético Total) dos touros geneticamente superiores das raças Nelore, Guzerá, Brahama e Tabapuã. Os dados coletados, calculados pelo programa juntamente com o conhecimento descoberto nessa pesquisa, auxiliam na escolha dos progenitores desta e a próxima geração. Para conhecer melhor os animais e descobrir conhecimento, foram utilizados dois padrões da base de dados do PMGRN: o perfil genético do animal e as DEPs. Esses dados foram enriquecidos com informações de mercado. Para isso, a pesquisa trabalhou com regras de associação para identificar nichos específicos para animais com características específicas. Por exemplo: para analisar evolução do mercado, foram usadas regras com dois itens, ano (antecedente) e DEP ou MGT (consequente), que são úteis para analisar mudanças de exigências dos clientes pelo Perfil Genético dos Touros. 

Profa. Solange Rezende
As análises temporais nesta pesquisa visam, apenas, verificar perfis genéticos comercializados em determinados anos e meses com maiores movimentações comerciais das fazendas, não caracterizando tendências temporais. “Os top 0,1%”, estão 99,9% acima de todo o rebanho do programa. Esses dados podem ser usados para identificar uma característica de destaque no rebanho da fazenda, com isso criadores podem comprar sêmen de um touro com a característica diferenciada para a próxima geração. Por exemplo, um criador que possui um rebanho com fertilidade abaixo do esperado pode comprar sémen de um animal que possua diferencial para este perfil, e assim melhorar essa deficiência de seu rebanho nas próximas gerações”, completa Solange. “Em minha opinião, o grande desafio desses criadores é ter em seu rebanho animais de alto padrão, que sirva como matriz para os demais criadores.” 

Nesse programa foram avaliadas tanto características boas como deficientes nos rebanhos dos pecuaristas. No segundo caso, sempre é omitido os nomes das fazendas. O programa de melhoramento genético deve sempre alertar o criador quando a “fazenda A”, tem mais da metade de seus animais comercializados com um baixo rendimento da terminação da carcaça, por exemplo. 

O programa na verdade não é de manipulação genética, mas sim de coleta e análise visando melhoramento genético, pois não há somente a avaliação do perfil genético, como também o ambiente onde esse animal vive. O MGT (Mérito Genético Total) é um dos índices que fornece ao criador a oportunidade de escolher animais geneticamente superiores.